Você está em Ajuda > Filosofia para crianças

Filosofia para crianças

Bibliografia Recomendada aos Professores de Filosofia para Crianças
Caros leitores, de acordo com muitos pedidos por sugestões de materiais didáticos, principalmente dos professores de filosofia no Brasil, é que indicamos alguns livros como base para aulas.

No Ensino Médio, tem-se usado muito o livro de:

SÁTIRO, Angélica e WUENSCH, Ana M. Pensando Melhor - Iniciação ao Filosofar. - São Paulo: Saraiva, 1997.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 6ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 1997.

Silvio Gallo - Walter Omar Kohan : Filosofia No Ensino Medio, V.6

Silvio Wonsovicz, Programa Educar para o pensar: Filosofia com crianças, adolescentes e jovens. 3º volume.

Para o Ensino Fundamental, geralmente trabalha-se:

Novelas filosóficas e manuais para o professor, elaborados por Mattew Lipman.

Existe um material sendo preparado pela editora Sophos, para 2009:

COLEÇÃO FILOSOFIA O INÍCIO DE UMA MUDANÇA,

COLEÇÃO NOVO ESPAÇO FILOSÓFICO CRIATIVO,

COLEÇÃO DE EDUCADOR PARA EDUCADOR,

COLEÇÃO FILOSOFIA FUNDAMENTAL,

COLEÇÃO PAIS & FILHOS: COMPANHEIROS REFLEXIVOS E

COLEÇÃO PARADIDÁTICOS FILOSÓFICOS.

Sabemos do esforço de alguns professores para produzir seus próprios materiais didáticos; por isso, a pesquisa sobre a cultura local tem sido fundamental no desenvolvimento de produções que atendam as necessidades específicas de cada região do Brasil, conforme as diversidades.

Vejamos outras referências bibliográficas que servem de apoio teórico-didático:

AIUB, Mônica. Filosofia Clínica e Educação. Editora Wak.

BÜTTNER, Peter. Mutação no Educar: uma questão de sobrevivência e da vida plena - o óbvio não compreendido. Cuiabá. EdUFMT, 1999.

BRUNER, Jerome S. Child?s Talk, Nova Iorque: Norton, 1983.

FELTRIN, Antônio Efro. Inclusão Social na Escola: Quando a pedagogia se encontra com a diferença. São Paulo: Paulinas, 2004.

FERNANDES, Raquel Martins. Comunidade de investigação Filosófica no Ensino Superior - teoria e prática. / Orientador Dr Peter Büttner Cuiabá: UFMT/I E, 2003.

GARDNER, Susan. Investigação não é uma mera conversa. In: A Filosofia e o Incentivo à Investigação Filosófica. Coleção Pensar - vol. IV - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1997.

GAZZARD, Ann. A Filosofia para crianças e a disciplina de filosofia. In: A Filosofia e o Incentivo à Investigação Filosófica. Coleção Pensar - vol. IV - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1997.

SÁTIRO, Angélica. Com diálogos, relatos e reflexões. - Belo Horizonte: Cultura, 1998.

MANDEL, Sylvia J. Hamburger e SANTANA, Isabel Cristina; Comunidade de Investigação e a Pré-Escola. A Comunidade de Investigação e a Educação para o Pensar. Coleção Pensar - vol. II - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1996.

LIPMAN, Mattew. O Pensar na Educação; trad.: Ann Mary Fighiera Perpétuo. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

_______________. A filosofia vai à escola; trad.: Maria
Elice de Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer. - São Paulo: Summus, 1990.

_______________. A Filosofia e o desenvolvimento do raciocínio. In: A Comunidade de Investigação e o Raciocínio Crítico. Coleção Pensar - vol.I - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1995.

_______________. Natasha, diálogos vygotskianos. Trad.: Lólio Lourenço de Oliveira - Porto Alegre: Nova Alexandria, 1997.
_______________; SHARP, Ann Margaret e OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula, trad.: Ana Luiza Fernandes Falcone - São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

LIPMAN. Alguns pressupostos filosóficos de filosofia para crianças. In: KOHAN, Walter Omar (org). Filosofia para crianças. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1999, v. IV, pp 73-76.

OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da Filosofia. Rio Grande do Sul: UNIJUÍ, 2002.

SHARP, Ann M. Algumas pressuposições da noção "Comunidade de Investigação", In: A Comunidade de Investigação e o Raciocínio Crítico. Coleção Pensar - vol.I - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1995.

KOHAN, Walter Omar (org). Filosofia para crianças. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, 6 v.

KOHAN, Walter Omar; CERLETTI, Alejandro. A Filosofia no Ensino Médio. Trad. Norma Guimarães Azeredo - Brasília: UnB, 1999.

KOHAN, Walter Omar; WAKSMAN, Vera (org). ?Qué es filosofia para niños?: Ideas y propustas para pensar la educación - Buenos Aires: UBA, 1997.

VIGOTSKY, L. - A formação social da mente. SP, Martins Fontes, 1987

VIGOTSKY, L. - Pensamento e linguagem. SP, Martins Fontes, 1988.

VIGOTSKY, Leontiev, Luria. - Psicologia e Pedagogia. Lisboa, Estampa, 1977.

VIGOTSKY, Leontiev, Luria. - Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, 1988.

Agradeço a todos aqueles que enviaram mensagens para este link e peço que continuem a instigar o nosso trabalho.
 
       

 
 
Como referenciar: "Bibliografia Recomendada aos Professores de Filosofia para Crianças" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 07:07. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_criancas.php?id=11