Você está em Pratique > Dicas

Dicas de estudo

    (25/Mai) Perguntas e respostas - dica 45
 
Um leitor deste site, Antonio de Assis, escreve: "Não chegou o tempo no qual a Filosofia agora mais responde do que pergunta? Os textos dos filósofos que vemos em jornais e revistas mostram opiniões, mostram argumentos prontos, trazem mais respostas do que perguntas. A Filosofia apresenta uma nova forma de expressão?"

A Filosofia realmente mudou em vários aspectos, desde a época quando é exercida até as novas mídias. Mas as respostas, as ideias prontas, as afirmações antes mesmo das perguntas, tudo isso é antigo, não é novidade. É parte essencial do acervo filosófico, e sabemos que há dogmas consistentes no fazer Filosofia.

No entanto, não podemos deixar de lado um fator: responder, afirmar, negar, apresentar uma ideia pronta é um modo também de expressar interrogativas. Exemplo: "o governo pensa que somos inocentes em questões políticas". E em seguida vem um sólido argumento mostrando que quem é inocente é o governo, que as massas pensam e reagem de modo diferente, e que derrubam governos quando as coisas ultrapassam certos limites.
     

 
 
Como referenciar: "Dicas de estudo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/03/2024 às 12:38. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_estudo.php?id=49