Você está em Pratique > Dicas

Dicas de estudo

    (27/Fev) Afinidades - dica 51
 
É interessante observar o que chama a atenção do estudioso em Filosofia. O que lhe pede pesquisa, o que lhe afasta das obras, quais os caminhos para determinado autor, para determinada teoria.

As afinidades não são sempre evidentes em Filosofia. Por isso, as propensões existenciais do estudante auxiliam a se ter uma ideia, ainda que por vezes remota, das possíveis trajetórias.

Uma ilustração encontramos em Ariano Suassuna, no trecho auto biográfico a seguir.

"Tem uma frase de Thomas Mann que me tocou profundamente. Ele disse: ninguém pode sofrer influência daquilo que lhe é estranho, que lhe é alheio. Você só vai se influenciar por uma coisa que você já tem dentro de si e que talvez você não soubesse que ia se revelar. A arte popular é profundamente dinâmica, é formidável nela a capacidade de absorver elementos estranhos. Dou sempre esse exemplo: quando o homem chegou à Lua pela primeira vez eu não vi nada que se aproveitasse. Quando menino vi um seriado chamado Flash Gordon no Planeta Mongo, que me deu muito mais sensação de conquista do espaço do que aquela porcaria. É um negócio feio, rapaz, horrível, a roupa dos astronautas era horrorosa, uns sapatos de chumbo, e eles andando tudo assim, com medo da falta de gravidade... um negócio feio, desgraçado. Flash Gordon era 10 mil vezes melhor."
     

 
 
Como referenciar: "Dicas de estudo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 13:53. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_estudo.php?id=56