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(20/Abr) Prova com questões respondidas - Professor de Filosofia - Prefeitura Municial de Tijucas - SC - Fepese - 2011
 
Conhecimentos Específicos

21. De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a classificação em qualquer série ou etapa da educação básica, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:
1. Por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.
2. Por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.
3. Independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.
4. Somente mediante a aplicação de exame nacional definido pelo Ministério da Educação.
5. Para todos aqueles com média na Provinha Brasil e Prova Brasil.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

22. De acordo com Artigo 56 da Lei nº 8.069 (Estatuto da Criança e do Adolescente), os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
1. Maus-tratos envolvendo seus alunos.
2. Falta do uniforme escolar.
3. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
4. Elevados níveis de repetência.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
d. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

23. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) prevêem a organização escolar em áreas do conhecimento e temas transversais. Entretanto, os temas transversais não se constituem como novas áreas e são definidos como:
a. ( X ) Temas que permeiam a concepção, os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas de cada área.
b. ( ) Temas que possibilitam o combate ao fracasso escolar.
c. ( ) Temas que têm como único fim viabilizar o desenvolvimento da cidadania dos estudantes.
d. ( ) Estratégia para desenvolver as relações entre metodologia e conteúdo.
e. ( ) Temas para propocionar uma aprendizagem significativa.

24. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), podemos afirmar que a avaliação:
1. Não se restringe ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.
2. É compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
3. Deve acontecer contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelos estudantes.
4. Deve ser focalizada exclusivamente no controle externo do estudante mediante notas ou conceitos.
5. Subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

25. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apontam alguns tópicos sobre a didática considerados essenciais pela maioria dos pesquisadores e profissionais da educação. São eles:
a. ( ) Autonomia; diversidade; rotina; organização dos materiais e do livro didático.
b. ( ) Heteronímia; rotina; trabalhos individuais; organização do tempo e material didático.
c. ( ) Heteronímia; rotina, organização dos materiais e livro didático.
d. ( ) Heteronímia; diversidade; interação e cooperação; organização do tempo e organização do espaço.
e. ( X ) Autonomia; diversidade; interação e cooperação; disponibilidade para aprendizagem; organização do tempo; organização do espaço e seleção de material.

26. Tales de Mileto se indaga sobre a totalidade de tudo o que existe, não para se perguntar qual foi a origem mítica do mundo, mas o que na verdade é a natureza.
Desta forma afirma que o princípio de todas as coisas é:
a. ( ) o ar.
b. ( X ) a água.
c. ( ) a terra.
d. ( ) o fogo.
e. ( ) a divindade.

27. Seguindo o exemplo dos jogos olímpicos, os pitagóricos falavam de três modos de vida: o dos que vão para comprar e vender, o dos que correm no estádio e o dos espectadores, que se limitam a ver. Assim viviam os pitagóricos, forasteiros curiosos da Magna Grécia, como espectadores. É o que se chama de vida teorética ou contemplativa.
Segundo os pitagóricos, a dificuldade para essa vida era(m):
a. ( ) a alma.
b. ( ) o mundo.
c. ( ) a inteligência.
d. ( ) os outros.
e. ( X ) o corpo.

28. Além dos pitagóricos, a Magna Grécia viu surgir outra manifestação filosófica fundamental: a escola eleática. Com eles a filosofia adquire um nível e um grau de profundidade que antes não tinha.
O principal filósofo dessa escola foi:
a. ( ) Sócrates.
b. ( ) Heráclito.
c. ( X ) Parmênides.
d. ( ) Anaxímexes.
e. ( ) Anaximandro.

29. Empédocles quer resolver o problema da articulação entre o ser imóvel com a cambiante multiplicidade das coisas. Quer resolver este problema por meio dos quatro elementos: água, fogo, terra e ar. Esta é a primeira vez que aparecem formalmente os quatro elementos tradicionais. Sobre eles Empédocles dirá que são raízes de todas as coisas.
Para explicar o movimento, ou seja, que a partir das quatro raízes se engendrem e pereçam todas as coisas, ele introduz outros dois elementos:
a. ( X ) amor e ódio.
b. ( ) teoria e prática.
c. ( ) paixão e repulsa.
d. ( ) inteligência e amor.
e. ( ) poesia e pensamento.

30. Se nos perguntarmos qual é, em suma, a contribuição de Sócrates para a filosofia, encontraremos uma passagem de Aristóteles em que ele (Aristóteles) diz categoricamente que lhe devemos duas coisas:
a. ( ) os raciocínios dedutivos e a definição particular.
b. ( ) os raciocínios categóricos e a definição tecnicista.
c. ( ) os raciocínios teológicos e a definição categórica.
d. ( X ) os raciocínios indutivos e a definição universal.
e. ( ) os raciocínios universais e a definição filosófica.

31. Para expressar seu pensamento, Platão escolheu como gênero literário o diálogo, que tem uma profunda relação com sua doutrina da dialética como método filosófico.
O personagem principal dessas obras é:
a. ( ) Platão.
b. ( X ) Sócrates.
c. ( ) Aristóteles.
d. ( ) Protágoras.
e. ( ) Demócrito.

32. No livro VII da República, Platão conta um mito de extraordinária força, em que representa simbolicamente a situação do homem e sua relação com a filosofia e, ao mesmo tempo, a estrutura da realidade.
Este mito relatado por Platão ficou conhecido como Mito da:
a. ( ) república.
b. ( ) sombra.
c. ( X ) caverna.
d. ( ) realidade.
e. ( ) intelectualidade.

33. Aristóteles no início da Metafísica diz "Todos os homens tendem por natureza a saber". E Aristóteles logo acrescenta que o sinal disso é o gosto que temos pelas sensações, sobretudo pela visão; e distingue o uso que fazemos delas por sua utilidade de fazer algo, do gosto que também temos quando não vamos fazer nada. Mas estas sensações, que supõem um ínfimo saber, não são privativas do homem; também os animais as têm; e alguns deles, até memória, que pela permanência da recordação, permite aprender.
O homem, em contrapartida, tem outros modos superiores de saber, que são:
a. ( ) a ética e a economia.
b. ( ) a maiêutica e a ética.
c. ( ) a retórica e a metafísica.
d. ( ) a teoria e a especulação.
e. ( X ) a experiência e a arte ou técnica.

34. Na obra de Rousseau, o que teve conseqüências mais graves foi a sua filosofia social.
Qual a obra principal de Rousseau sobre este tema?
a. ( ) Julie.
b. ( ) Émile.
c. ( ) Confissões.
d. ( X ) Contrato Social.
e. ( ) Discurso Sobre as Ciências e as Artes.

35. Aristóteles diz concretamente que o ser se diz de quatro maneiras:
1. por essência ou por acidente
2. segundo as categorias
3. o ser verdadeiro e o ser falso
4. segundo a potência e o ato
5. o ser divino e o ser humano
Assinale a alternativa que contém as a quatro maneiras que, segundo Aristóteles o ser se diz:
a. ( X ) 1 - 2 - 3 - 4
b. ( ) 1 - 2 - 3 - 5
c. ( ) 1 - 2 - 4 - 5
d. ( ) 1 - 3 - 4 - 5
e. ( ) 2 - 3 - 4 - 5

36. Distinguem-se três épocas, chamadas de estoicismo:
antigo, médio e novo, que se estendem desde 300 a.C. , aproximadamente, até o século II d.C., ou seja, por meio milênio.
O fundador da escola estoica foi:
a. ( ) Cipião.
b. ( ) Posidônio.
c. ( X ) Zenão de Cicio.
d. ( ) Cleantes de Assos.
e. ( ) Panécio de Rodes.

37. O conteúdo da filosofia agostiniana se expressa em sua obra intitulada Solilóquios.
Qual o tema central da filosofia de Santo Agostinho?
a. ( X ) Deus e a alma
b. ( ) Deus e a razão
c. ( ) A alma e a razão
d. ( ) A razão e a salvação
e. ( ) O homem e o mundo

38. Quanto à teologia, Descartes afirma que não irá se ocupar dela, embora seja algo sumamente respeitável.
Apoia sua afirmação no fato de que, segundo ele, a teologia é assunto:
a. ( ) que carece de fundamentação lógica.
b. ( X ) de revelação, que está acima da razão.
c. ( ) destinado aos de mente mais obscuras.
d. ( ) destinado aos que não almejam explicações matemáticas.
e. ( ) que contraria seu método, pois a revelação divina não supõe a dúvida.

39. Para Hobbes, o conhecimento se funda na experiência, e seu interesse é a instrução do homem para a prática.
Assim, podemos afirmar que o pensamento de Hobbes é:
a. ( ) sofista.
b. ( ) apriorista.
c. ( ) nominalista.
d. ( ) pragmatista.
e. ( X ) empirista.

40. Espírito em Hegel é ser para mim, mesmidade. Há um momento na evolução do absoluto que é o espírito, e definimos este espírito com a entrada em si mesmo, a mesmidade, o ser para si. E Hegel elabora um novo esquema do espírito.
Quais os três estágios do espírito definidos por Hegel?
a. ( ) indutivo, dialético e absoluto
b. ( ) indutivo, dialético e filosófico
c. ( ) subjetivo, objetivo e filosófico
d. ( X ) subjetivo, objetivo e absoluto
e. ( ) subjetivo, dialético e absoluto
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Prova com questões respondidas - Professor de Filosofia - Prefeitura Municial de Tijucas - SC - Fepese - 2011 " em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 10:17. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=100