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(14/Jun) Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Educação - AM - CESPEUnB - 2011
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Com relação à filosofia de Heráclito, julgue os itens a seguir.

81 Heráclito, que foi o filósofo da fixidez do ser, é considerado o pai da ontologia.

82 Heráclito afirma que tudo na natureza está em constante mutação e exemplifica dizendo que uma pessoa não pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, porque o rio já não é mais o mesmo quando nele se entra pela segunda vez.

83 De acordo com Parmênides, a realidade é algo mutável, pois o ser está em constante vir a ser.

84 O tema ética é a principal preocupação da filosofia de Heráclito.

Com o aparecimento da filosofia na Grécia Antiga, o saber humano orientou-se cada vez mais para certo tipo de reflexão, caracterizada por um conhecimento

85 empírico, popular e acrítico.

86 de busca causal de todas as coisas.

87 fundamentado progressivamente na razão e afastado aos poucos das explicações produzidas pela religião e pelos mitos.

88 místico transcendental, típico das religiões.

Tendo em vista que, segundo o entendimento dos sofistas, o homem é a medida de todas as coisas, das que são o que elas são e das que não são o que elas não são, julgue os itens seguintes.

89 De acordo com Protágoras, o ser humano é, na realidade, o objetivo último de toda ação coerente.

90 Segundo a retórica sofística, toda antropologia deve-se matematizar, buscando a exatidão dos números em suas postulações.

91 A retórica sofística apresenta-se como uma técnica capaz de persuadir qualquer um de qualquer coisa, por meio do relativismo.

Em Defesa de Sócrates, Platão registra que o motivo da acusação foi o fato de Sócrates ter corrompido a mocidade e não crer nos mesmos deuses que o povo, e sim em outras divindades. Com base nessa afirmação e na doutrina socrática, julgue os itens que se seguem.

92 O método socrático de pesquisa filosófica fundamenta-se no diálogo, cujo objetivo é a busca da verdade.

93 A corrupção da mocidade diz respeito à liberdade de culto defendida por Sócrates, a qual implicaria o fortalecimento dos deuses pagãos.

94 Para Sócrates, a filosofia consiste, entre outras possíveis concepções, em um método de reflexão que conduz o indivíduo a uma compreensão de si mesmo, da sua experiência e da realidade que o cerca.

95 Sócrates criou a teoria da união indissolúvel da matéria com a forma.

96 A maior preocupação de Sócrates é estabelecer o primado da razão em contraposição ao primado da crença nos deuses.

Com relação às filosofias patrística e escolástica, julgue os itens subsequentes.

97 Segundo São Tomás de Aquino, o mal tem e é uma natureza, pois a natureza trata tão somente do que é ser; e o mal é um ser, não uma privação de ser.

98 Segundo Santo Agostinho, as faculdades da alma são a memória, a inteligência e a vontade, as quais correspondem, respectivamente, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Julgue os próximos itens, relativos à filosofia moderna.

99 Se um professor de geografia for explicar aos seus alunos o que é uma ilha e, em vez de ensinar exclusivamente com conceitos racionais, utilizar uma maquete como suporte didático, é correto afirmar que o professor promoverá o conhecimento de forma empírica, tal como preconizado por Bacon no início da época moderna.

100 Hegel defende a ideia de que os indivíduos devem agir de forma que o princípio de sua ação possa ser tomado como princípio universal da ação humana.

101 O materialismo dialético de inspiração marxista postula que a única realidade é a matéria e suas forças, nas quais a evolução contínua e progressiva produz as sociedades humanas e as suas civilizações.

102 Marx adota a explicação da evolução elaborada pela regra hegeliana que propõe tese, antítese e síntese, a fim de analisar a luta de classes.

103 O pensamento de Descartes expresso no aforismo "Penso, logo existo" inaugura novo momento na epistemologia filosófica: a passagem do modernismo para a contemporaneidade.

Com relação à filosofia da ciência, à epistemologia contemporânea e à filosofia da moral, julgue os itens seguintes.

104 Popper reconhece um sistema como empírico ou científico quando esse sistema se apresenta como passível de comprovação pela experiência, tendo-se como critério de demarcação a falseabilidade do sistema, e não sua verificabilidade.

105 De acordo com Feyerabend, para se atingir o conhecimento, é necessário seguir com rigor científico o método escolhido, visto que apenas com o estabelecimento de regras prévias pode-se buscar o conhecimento científico.

106 A moral é a ética epistemologicamente considerada, pois a moral é ciência e a ética, costume.

107 As artes plásticas são as comumente entendidas como arquitetura, escultura e música.

108 O conhecimento científico caracteriza-se, de modo geral, por ser objetivo, na medida em que delimita o seu estudo; preciso, na medida em que pode ser expresso formalizadamente; e seguro, na medida em que procede de verdade para verdade.

Acerca do pensamento político de Maquiavel, Montesquieu e Kant, julgue os itens que se seguem.

109 De acordo com Kant, o imperativo categórico é aquele que representa uma ação objetivamente necessária por si mesma, sem relação com outro fim.

110 Segundo Maquiavel, a política pode seguir diversos caminhos para a consecução do bem na sociedade; contudo, um fim bom só pode ser atingido mediante meios bons.

111 A teoria dos três poderes, formulada por Montesquieu, defende que os Poderes Legislativo, Executivo e Moderador correspondem às funções do Estado.

A respeito das ideias de Wittgenstein, Foucault e Derrida, julgue os próximos itens.

112 Derrida trabalha com a concepção positiva de construção ao formular conceitos exatos que servem para interpretar a realidade.

113 Wittgenstein fundamentou o conhecimento da realidade e das teorias científicas a partir da lógica, e não da epistemologia.

114 O pensamento elaborado por Foucault, segundo o qual as estruturas epistêmicas correspondem ao paradigma geral que estrutura, em determinada época, os múltiplos saberes científicos, contribuiu para a elaboração da ideia de que o período denominado século da razão (séculos XVII/XVIII) defendeu-se da loucura simplesmente enclausurando os loucos.

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

115 Uma das diretrizes do currículo do ensino médio é a inclusão da disciplina de filosofia como obrigatória em todos os seus três anos.

116 A LDB trata como finalidades do ensino médio: a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual, excluindo o pensamento crítico, visto que esse tema é específico da disciplina de filosofia.

117 As propostas pedagógicas das escolas devem assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado para os conhecimentos de filosofia.

118 Uma educação de caráter humanista capaz de fazer frente aos desafios da contemporaneidade não pode dispensar a contribuição das ciências humanas e da filosofia.

119 No ensino médio, o estudo da filosofia explica como aplicar praticamente a tecnologia do método à história e à sociologia.

120 Realizar a contextualização sociocultural do conhecimento filosófico implica tanto estudar a origem específica do conhecimento filosófico quanto estudá-lo nos planos pessoal-biográfico, sociopolítico, histórico, cultural, sociocientífico e tecnológico.

GABARITO:
81 - E
82 - C
83 - E
84 - E
85 - E
86 - C
87 - C
88 - E
89 - E
90 - E
91 - C
92 - C
93 - C
94 - C
95 - E
96 - E
97 - E
98 - C
99 - C
100 - E
101 - C
102 - C
103 - E
104 - C
105 - E
106 - E
107 - E
108 - C
109 - C
110 - E
111 - E
112 - E
113 - C
114 - C
115 - C
116 - E
117 - C
118 - C
119 - E
120 - C
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Educação - AM - CESPEUnB - 2011" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 10:58. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=101