Você está em Pratique > Provas
Provas de concursos e vestibular
![]() |
(14/Jun) | Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Educação - AM - CESPEUnB - 2011 | ||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Com relação à filosofia de Heráclito, julgue os itens a seguir. 81 Heráclito, que foi o filósofo da fixidez do ser, é considerado o pai da ontologia. 82 Heráclito afirma que tudo na natureza está em constante mutação e exemplifica dizendo que uma pessoa não pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, porque o rio já não é mais o mesmo quando nele se entra pela segunda vez. 83 De acordo com Parmênides, a realidade é algo mutável, pois o ser está em constante vir a ser. 84 O tema ética é a principal preocupação da filosofia de Heráclito. Com o aparecimento da filosofia na Grécia Antiga, o saber humano orientou-se cada vez mais para certo tipo de reflexão, caracterizada por um conhecimento 85 empírico, popular e acrítico. 86 de busca causal de todas as coisas. 87 fundamentado progressivamente na razão e afastado aos poucos das explicações produzidas pela religião e pelos mitos. 88 místico transcendental, típico das religiões. Tendo em vista que, segundo o entendimento dos sofistas, o homem é a medida de todas as coisas, das que são o que elas são e das que não são o que elas não são, julgue os itens seguintes. 89 De acordo com Protágoras, o ser humano é, na realidade, o objetivo último de toda ação coerente. 90 Segundo a retórica sofística, toda antropologia deve-se matematizar, buscando a exatidão dos números em suas postulações. 91 A retórica sofística apresenta-se como uma técnica capaz de persuadir qualquer um de qualquer coisa, por meio do relativismo. Em Defesa de Sócrates, Platão registra que o motivo da acusação foi o fato de Sócrates ter corrompido a mocidade e não crer nos mesmos deuses que o povo, e sim em outras divindades. Com base nessa afirmação e na doutrina socrática, julgue os itens que se seguem. 92 O método socrático de pesquisa filosófica fundamenta-se no diálogo, cujo objetivo é a busca da verdade. 93 A corrupção da mocidade diz respeito à liberdade de culto defendida por Sócrates, a qual implicaria o fortalecimento dos deuses pagãos. 94 Para Sócrates, a filosofia consiste, entre outras possíveis concepções, em um método de reflexão que conduz o indivíduo a uma compreensão de si mesmo, da sua experiência e da realidade que o cerca. 95 Sócrates criou a teoria da união indissolúvel da matéria com a forma. 96 A maior preocupação de Sócrates é estabelecer o primado da razão em contraposição ao primado da crença nos deuses. Com relação às filosofias patrística e escolástica, julgue os itens subsequentes. 97 Segundo São Tomás de Aquino, o mal tem e é uma natureza, pois a natureza trata tão somente do que é ser; e o mal é um ser, não uma privação de ser. 98 Segundo Santo Agostinho, as faculdades da alma são a memória, a inteligência e a vontade, as quais correspondem, respectivamente, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Julgue os próximos itens, relativos à filosofia moderna. 99 Se um professor de geografia for explicar aos seus alunos o que é uma ilha e, em vez de ensinar exclusivamente com conceitos racionais, utilizar uma maquete como suporte didático, é correto afirmar que o professor promoverá o conhecimento de forma empírica, tal como preconizado por Bacon no início da época moderna. 100 Hegel defende a ideia de que os indivíduos devem agir de forma que o princípio de sua ação possa ser tomado como princípio universal da ação humana. 101 O materialismo dialético de inspiração marxista postula que a única realidade é a matéria e suas forças, nas quais a evolução contínua e progressiva produz as sociedades humanas e as suas civilizações. 102 Marx adota a explicação da evolução elaborada pela regra hegeliana que propõe tese, antítese e síntese, a fim de analisar a luta de classes. 103 O pensamento de Descartes expresso no aforismo "Penso, logo existo" inaugura novo momento na epistemologia filosófica: a passagem do modernismo para a contemporaneidade. Com relação à filosofia da ciência, à epistemologia contemporânea e à filosofia da moral, julgue os itens seguintes. 104 Popper reconhece um sistema como empírico ou científico quando esse sistema se apresenta como passível de comprovação pela experiência, tendo-se como critério de demarcação a falseabilidade do sistema, e não sua verificabilidade. 105 De acordo com Feyerabend, para se atingir o conhecimento, é necessário seguir com rigor científico o método escolhido, visto que apenas com o estabelecimento de regras prévias pode-se buscar o conhecimento científico. 106 A moral é a ética epistemologicamente considerada, pois a moral é ciência e a ética, costume. 107 As artes plásticas são as comumente entendidas como arquitetura, escultura e música. 108 O conhecimento científico caracteriza-se, de modo geral, por ser objetivo, na medida em que delimita o seu estudo; preciso, na medida em que pode ser expresso formalizadamente; e seguro, na medida em que procede de verdade para verdade. Acerca do pensamento político de Maquiavel, Montesquieu e Kant, julgue os itens que se seguem. 109 De acordo com Kant, o imperativo categórico é aquele que representa uma ação objetivamente necessária por si mesma, sem relação com outro fim. 110 Segundo Maquiavel, a política pode seguir diversos caminhos para a consecução do bem na sociedade; contudo, um fim bom só pode ser atingido mediante meios bons. 111 A teoria dos três poderes, formulada por Montesquieu, defende que os Poderes Legislativo, Executivo e Moderador correspondem às funções do Estado. A respeito das ideias de Wittgenstein, Foucault e Derrida, julgue os próximos itens. 112 Derrida trabalha com a concepção positiva de construção ao formular conceitos exatos que servem para interpretar a realidade. 113 Wittgenstein fundamentou o conhecimento da realidade e das teorias científicas a partir da lógica, e não da epistemologia. 114 O pensamento elaborado por Foucault, segundo o qual as estruturas epistêmicas correspondem ao paradigma geral que estrutura, em determinada época, os múltiplos saberes científicos, contribuiu para a elaboração da ideia de que o período denominado século da razão (séculos XVII/XVIII) defendeu-se da loucura simplesmente enclausurando os loucos. Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120. 115 Uma das diretrizes do currículo do ensino médio é a inclusão da disciplina de filosofia como obrigatória em todos os seus três anos. 116 A LDB trata como finalidades do ensino médio: a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual, excluindo o pensamento crítico, visto que esse tema é específico da disciplina de filosofia. 117 As propostas pedagógicas das escolas devem assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado para os conhecimentos de filosofia. 118 Uma educação de caráter humanista capaz de fazer frente aos desafios da contemporaneidade não pode dispensar a contribuição das ciências humanas e da filosofia. 119 No ensino médio, o estudo da filosofia explica como aplicar praticamente a tecnologia do método à história e à sociologia. 120 Realizar a contextualização sociocultural do conhecimento filosófico implica tanto estudar a origem específica do conhecimento filosófico quanto estudá-lo nos planos pessoal-biográfico, sociopolítico, histórico, cultural, sociocientífico e tecnológico. GABARITO: 81 - E 82 - C 83 - E 84 - E 85 - E 86 - C 87 - C 88 - E 89 - E 90 - E 91 - C 92 - C 93 - C 94 - C 95 - E 96 - E 97 - E 98 - C 99 - C 100 - E 101 - C 102 - C 103 - E 104 - C 105 - E 106 - E 107 - E 108 - C 109 - C 110 - E 111 - E 112 - E 113 - C 114 - C 115 - C 116 - E 117 - C 118 - C 119 - E 120 - C |
||||
Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Educação - AM - CESPEUnB - 2011" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 10:58. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=101