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(17/Jan) | Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de São José - SC - FAEPESUL | ||
PROVA DE FILOSOFIA
31. Mestres ilustres da retórica, Górgias, Protágoras, Pródicos, Hípias e Arquidamos, são conhecidos na história da Filosofia como Sofistas. Aparentemente, as lições destes são consideradas um enciclopedismo vago e engenhoso, isto porque: A. contribuíram para a subversão da ordem social, econômica e religiosa da Grécia, apresentando argumentações contrárias ao governo; B. suas teorias eram insustentáveis e baseadas, fundamentalmente, na prática da dialética e no exercício da democracia plena; C. graças às técnicas da linguagem que utilizavam, eles podiam defender sua posição, independência e honra nas Cidades gregas; D. não possuíam outro programa que não fosse ensinar aos alunos a falar bem de tudo e de não importar o quê, e de defender com persuasão, não importando a causa; E. faziam valer os princípios que fundaram o regime democrático grego, estabelecendo assim a eficácia do saber das correntes sofísticas. 32. Felicidade é o tema do Livro I da "Ética a Nicômaco", de Aristóteles. Segundo o filósofo, a felicidade é um bem supremo para o qual todas as ações dos homens tendem; a felicidade é a causa final do ser humano. Porém, ela é atingida quando está de acordo com a atividade racional que o conduzirá para a prática da virtude. Para Aristóteles, a virtude consiste na: A. prática do amor. B. relação de amizade. C. vontade obsessiva. D. sensação de prazer. E. justa medida de equilíbrio. 33. Considerado o verdadeiro fundador da escolástica medieval, Santo Anselmo retoma o projeto Agostiniano de compreender com a razão as verdadeiras revelações. O seu lema e que exprime adequadamente esse enfoque é: A. "A fé na busca da compreensão" (FIDES QUAERENS INTELLECTUM). B. "Penso logo existo" (COGITO ERGO SUM). C. "A suma felicidade do homem encontra-se na contemplação da verdade" (ULTIMA HOMINIS FELICITAS EST IN CONTEMPLALIONE VENTATES). D. "O homem é o lobo do homem" (HOMO HOMINI LUPUS). E. "O amor por principio, à ordem por base, e o progresso por fim" (L’AMOUR POUR PRINCIPE, I ’ORDRE POUR BASE, LE PROGRÉS POUR BUT). 34. Pretendendo estabelecer um método universal, inspirado no rigor da matemática e no encadeamento racional, René Descartes elabora quatros regras fundamental, são elas: A. contradição, análise, evidência e desmembramento. B. evidência, análise, síntese e desmembramento. C. matemática, ordem, intuição e evidência. D. análise, dedução, intuição, e evidência. E. verificação, análise, intuição e síntese. 35. O existencialismo teve grande influência na filosofia moderna, tendo como objeto de estudo reflexões antropológicas, sobre a maneira de ser do ser humano e sua individualidade. A existência do Ser Humano é que define a sua essência, o homem é que se faz em sua existência. O filósofo mais expressivo da corrente existencialista é: A. Friedrich Nietzsche. B. Michel Foucault. C. Ludwig Wittgenstein. D. Immanuel Kant. E. Jean Paul Sartre. 36. Após o período da Revolução Industrial começou-se a detectar graves problemas ambientais, resultantes do funcionamento inapropriado das grandes indústrias, afetando sensivelmente a qualidade de vida e dos recursos naturais existentes. Uma das principais causas da deterioração do meio ambiente é o individualismo, a alienação e a falta de compromisso do homem com o meio em que ele vive. Karl Marx utiliza o termo alienação para designar: A. o processo em que os indivíduos contribuem com as suas potencialidades, com os objetos por eles criados. B. a criatividade humana em produzir cultura através da arte, materiais inéditos e conhecimento. C. as relações humanas de consumo, lazer e relações sócio-afetivas, como o amor e a felicidade. D. a venda do trabalho humano como mercadoria, tornando o homem escravo do capitalismo. E. o isolamento do individuo na sociedade, impossibilitado de interagir com o meio ambiente em que vive. 37. Durante um longo período da história medieval, Deus foi o ponto de toda a cultura e das atenções da arte. No Renascimento, o eixo se desloca para o homem: o homem como centro do universo. Nesse clima, em que impera o humanismo, surge a Renascença. Leonardo da Vinci - autêntico representante desse período - concebe a arte como uma recriação da natureza, que exige conhecimentos científicos e sistematizados, revelando conhecimentos de física e matemática aplicadas à arte. A arte renascentista é caracterizada como: A. uma visão política do mundo, criando uma ligação entre a arte e a crítica, ressaltando o ponto de vista negativo e do homem. B. a imitação da realidade, utilizando-se de conhecimentos científicos, recursos técnicos e estéticos do que se vê do mundo. C. criação e libertação das simetrias e das formas pré determinadas, além da luminosidade e do movimento. D. a contemplação da perfeição, do belo e da sabedoria divina, em que o artista valoriza a beleza, a verdade e as paixões. E. uma tensão social e intelectual do liberalismo vigente, fala-se e descreve-se sobre religião, política e burguesia. 38. Atualmente, a Grécia estampa grandes manchetes dos jornais mundiais, isto porque o país atravessa uma grave crise econômica devido ao acúmulo de dívidas internacionais. O povo grego vai às ruas protestar as medidas de austeridade, impostas pelo governo, protagonizando assim cenários de intensas manifestações políticas e sociais. Na obra "Contrato Social", de Jean Jacques Rousseau, o filósofo exprime a necessidade de harmonia entre cidadãos e governo, estabelecendo-se um pacto social. O pensamento central sobre o pacto social é: A. O oferecimento da educação sistemática, como ação do individuo, e desenvolvimento cultural e econômico da sociedade. B. a autonomia do governante sobre a sociedade, cabendo exclusivamente ao governante o poder e decisão política no Estado. C. a submissão à vontade geral, onde a vontade particular e individual é substituída pelo interesse coletivo em prol de um bem comum. D. o desenvolvimento econômico, devido às desigualdades sociais e conflitos entre exploradores e explorados do estado liberal. E. o estabelecimento da teoria do direito divino dos reis, onde cabe a manutenção de uma autoridade soberana sobre o Estado. 39. A Filosofia possui uma característica peculiar que é compreender o mundo e agir sobre ele. Forma-se um corpo de conhecimentos para dar sentido ao mundo e desvendar a realidade. Desenvolver uma consciência critica é, por excelência, uma das essências da Filosofia, que também tem uma relação direta com a: A. religião. B. reflexão. C. reminiscência. D. revelação. E. refutação. 40. Principal herdeiro do positivismo lógico e um dos mais influentes filósofos da ciência da segunda metade do século XX, ele criticou o critério de verificabilidade ou verificação cientifica e formulou uma teoria onde a única possibilidade de aquisição do saber cientifico é o critério da refutabilidade ou da falseabilidade, em que uma teoria cientifica é válida na medida em que suas proporções podem ser empiricamente falsificáveis através de experimentos, teses e observações, o que permite que se autocorrijam e se desenvolvam na direção de uma verdade objetiva, afastando-se assim das teses irrefutáveis e dogmáticas. Estamos falando do filósofo: A. Hans Hahn. B. Walter Benjamim. C. Karl Popper. D. Theodor Adorno. E. Jurgen Habermas. GABARITO: 31-D 32-E 33-A 34-A 35-E 36-D 37-B 38-C 39-B 40-C |
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Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de São José - SC - FAEPESUL" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 03:32. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=111