Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(11/Abr) Prova e Gabarito - Professor de Filsofia - Prefeitura de Boa Vista - Paraíba - Educa - 2012
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31. É o conhecimento confirmado pela prova dos sentidos. Vendo, ouvindo, cheirando, sentindo e provando, formamos nossa concepção do mundo que nos cerca. Portanto, o conhecimento compõe-se de idéias formadas de acordo com os fatos observados ou captados pelos sentidos. (George Kneller)
A concepção acima é do conhecimento:
A. Revelado.
B. Intuitivo.
C. Racional.
D. Empírico.
E. Autoritário.

32. "Os antigos relatos míticos da origem, inicialmente transmitidos oralmente e depois transformados em poemas por Homero e Hesíodo, são questionados pelos pré-socráticos, cujo objetivo principal é explicar a origem do mundo a partir do arché ou seja, o elemento originário e constitutivo de todas as coisas."
Relacione o filósofo a sua explicação para o "arché", ou seja, a origem e enumere os parênteses.
1. Tales
2. Anaxímenes
3. Anaximandro
4. Heráclito
5. Parmênides
( ) A origem está no movimento eterno que resulta na separação dos contrários (quente e frio, seco e úmido).
( ) Tudo muda, tudo flui. A origem reside num constante "devir".
( ) A origem está na essência: o que é, é e não pode ser ao mesmo tempo.
( )A origem é a água.
( )A origem é o ar.
A sequência CORRETA é:
A. 3, 4, 5, 1, 2.
B. 4, 3, 5, 2, 1.
C. 3, 2, 1, 5, 4.
D. 4, 1, 3, 5, 2.
E. 1, 3, 4, 5, 2.

33. São atitudes que o sujeito pode tomar ante a questão da possibilidade do conhecimento:
- Atitude filosófica defendida por Descarte segundo a qual podemos adquirir conhecimentos seguros e universais e ter absoluta certeza disso.
- Atitude filosófica oposta ao dogmatismo que seja possível um conhecimento firme e seguro.
- Atitude filosófica que nega a existência de uma verdade absoluta e defende a idéia que cada indivíduo possui sua própria verdade. Esta verdade depende do tempo e do espaço.
- Atitude filosófica que defende a existência de uma verdade absoluta, mas pensa que cada um de nós não pode chegar a ela, mas chega a uma pequena parte dela.
Assinale a opção que indica as atitudes filosóficas citadas acima, RESPECTIVAMENTE.
A. Relativismo, perspectivismo, dogmatismo e cepticismo.
B. Dogmatismo, cepticismo, perspectivismo e relativismo.
C. Cepticismo, relativismo, perspectivismo e dogmatismo.
D. Dogmatismo, relativismo, relativismo e perspectivismo.
E. Cepticismo, perspectivismo, relativismo e dogmatismo.

34. Dentre os quatro princípios propostos para uma educação para o século XXI - aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser - destaca-se o aprender a conhecer, base que qualifica o fazer, o conviver e o ser e síntese de uma educação que prepara o indivíduo e a sociedade para os desafios futuros, em um mundo em constante e acelerada transformação. A educação permanente e para todos pressupõe uma formação baseada no desenvolvimento de competências cognitivas, sócioafetivas e psicomotoras, gerais e básicas, a partir das quais se desenvolvem competências e habilidades mais específicas e igualmente básicas para cada área e especialidade de conhecimento particular. (Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio - MEC)
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC, são competências e habilidades a serem desenvolvidas em Filosofia, EXCETO:
A. Ler textos filosóficos de modo significativo.
B. Elaborar, por escrito, o que foi apropriado de modo reflexivo.
C. Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico, o entorno sócio-político, histórico e cultural, o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
D. Desvincular os conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos das artes e de diversas produções culturais.
E. Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros.

35. Leia os itens e assinale a resposta CORRETA.
I. Começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica. Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano. Ele não deixou textos ou outros documentos, desta forma, só podemos conhecer suas idéias através dos relatos deixados por seu discípulo.
II. Foi discípulo de Sócrates e defendia que as idéias formavam o foco do conhecimento intelectual. Os pensadores teriam a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências.
III. Foi quem desenvolveu a lógica dedutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento científico.
Os pensamentos contidos nos itens acima são RESPECTIVAMENTE dos filósofos:
A. Platão, Aristóteles e Sócrates.
B. Sócrates, Platão e Aristóteles.
C. Aristóteles, Platão e Sócrates.
D. Platão, Sócrates e Aristóteles.
E. Sócrates, Aristóteles e Platão.

36. Com o _______________ cultural e científico, o surgimento da burguesia e o fim da Idade Média, as formas de pensar sobre o mundo e o Universo ganham novos rumos. A definição de conhecimento deixa de ser religiosa para entrar num âmbito racional e científico. O teocentrismo é deixado de lado e entre em cena o antropocentrismo.
Assinale a opção que preenche a lacuna do texto acima CORRETAMENTE.
A. Iluminismo.
B. Positivismo.
C. Determinismo.
D. Helenismo.
E. Renascimento.

37. Como, de fato, a vida de cada um se passa sempre num dado entorno sócio-histórico cultural, saber ler esse entorno com um olhar filosófico é de fundamental importância para quem quer que seja. Nesse sentido, para além de apenas fornecer referências culturais, a Filosofia serve ainda mais quando o aluno a contextualiza no seu tempo e espaço sociais. (Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio - MEC)
Quando o aluno contextualiza a Filosofia no seu tempo e espaço sociais, é FALSO afirmar que é possível para ele:
A. Lidar melhor com a complexidade e a pluralidade de discursos, valores e coisas que parecem se amontoar desordenadamente.
B. Reconhecer o trabalho social como esforço comum necessário para a construção da vida compartilhada, além de reconhecer a injustiça e a inumanidade na distribuição dos frutos desse esforço histórico coletivo.
C. Trazer à tona e apontar o arsenal da crítica filosófica contra toda contextura de interesses apoiados em normas morais injustas.
D. Mascarar comportamentos inautênticos na medida em que sejam reconhecidos.
E. Identificar distorções na dimensão política em seus vários níveis (e opor-se a elas, na medida de sua coragem), desde a sala de aula, passando pelo bairro/condomínio, cidade, estado, até a esfera nacional.

38. Durante o século XX várias correntes de pensamentos agiram ao mesmo tempo. As releituras do marxismo e novas propostas surgem a partir de Antonio Gramsci, Henri Lefebvre, Michel Foucault, Louis Althusser e Gyorgy Lukács.
Sobre a Filosofia na Época Contemporânea, julgue os itens a seguir:
I. A antropologia ganha importância e influencia o pensamento do período, graças aos estudos de Claude Lévi-Strauss.
II. A fenomenologia, descrição das coisas percebidas pela consciência humana, tem seu maior representante em Edmund Husserl.
III. A existência humana ganha importância nas reflexões de Jean-Paul Sartre, o criador do existencialismo.
Está(ão) CORRETO(s):
A. Apenas I.
B. Apenas II.
C. Apenas III.
D. Apenas I e II.
E. I, II e III.

39. Uma indicação clara do que se espera do professor de Filosofia no ensino médio pode ser encontrada nas Diretrizes Curriculares aos Cursos de Graduação em Filosofia e pela Portaria INEP nº 171, de 24 de agosto de 2005, que instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de Filosofia, que também apresenta as habilidades e as competências esperadas do profissional responsável pela implementação das diretrizes para o ensino médio. (ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO - MEC)
De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio - MEC, são competências do profissional responsável pela implementação das diretrizes para o ensino médio, EXCETO:
A. Capacitação para um modo especificamente filosófico de formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento.
B. Capacidade de desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política.
C. Capacidade para análise, interpretação e comentário de textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica.
D. Percepção da desagregação existente entre a filosofia e a produção científica, artística, bem como entre o agir pessoal e político.
E. Capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.

40. O objetivo da disciplina Filosofia não é apenas propiciar ao aluno um mero enriquecimento intelectual. Ela é parte de uma proposta de ensino que pretende desenvolver no aluno a capacidade para responder, lançando mão dos conhecimentos adquiridos, as questões advindas das mais variadas situações. (ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO - MEC)
Assinale a opção FALSA:
A. No ensino médio, universo de jovens e adolescentes, é imprescindível despertar o estudante para os temas clássicos da Filosofia e orientá-lo a buscar na disciplina um recurso para pensar sobre seus problemas.
B. Participação ativa na formação do jovem e capacidade para o diálogo com outras áreas do conhecimento pressupõem, que o professor de Filosofia não perca de vista a especificidade de sua própria área.
C. Está se abrindo para o ensino de Filosofia um novo tempo, no qual é importante reconhecer a importância da formação contínua dos docentes de Filosofia no ensino médio, bem como o esforço coletivo de reflexão e de produção de novos materiais.
D. As propostas pedagógicas das escolas deverão, obrigatoriamente, assegurar tratamento disciplinar e contextualizado para os conhecimentos de Filosofia.
E. O trabalho do professor é limita-se à interpretação e à contextualização de fragmentos de alguns filósofos ou ao debate sobre temas atuais, confrontando-os com pequenos textos filosóficos.

GABARITO:
31-D
32-A
33-C
34-D
35-B
36-E
37-D
38-E
39-D
40-E
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filsofia - Prefeitura de Boa Vista - Paraíba - Educa - 2012 " em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 04:28. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=118