Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(12/Jun) Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Nova Floresta - PB - 2012 - MettaC&C
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21) A filosofia de Locke é, indiscutivelmente, ponto importante na sistematização do empirismo, bem como do nexo estabelecido com o liberalismo, do qual é a figura mais importante no pensamento inglês.
Duas linhas de pensamento, estreitamente vinculadas, foram desenvolvidas por Locke ao longo da sua vida intelectual: a sistematização da filosofia empirista e a organização da proposta liberal, em matéria política, como um dos inspiradores (o mais importante, sem dúvida nenhuma), da _________________, que derrubou definitivamente o absolutismo na Inglaterra, dando ensejo ao modelo da Monarquia Constitucional.
A alternativa abaixo que preenche CORRETAMENTE a lacuna acima é:
A) Revolução de Avis de 1385;
B) Revolução Puritana de 1644;
C) Revolução Gloriosa de 1688;
D) Revolução Americana de 1776;
E) Revolução Francesa de 1789.

22) "Ele não era imoral (embora seu livro tenha sido proibido pela Igreja), mas colocava a ação política (construída pela soma da virtú e da fortuna) em primeiro plano, como uma área de ação autônoma levando a um rompimento com a moral social. A conduta moral e a ideia de virtude como valor para bem viver na sociedade não poderiam ser limitadores da prática política. O que se deve pensar é que o objetivo maior da política seria manter a estabilidade social e do governo a todo custo, uma vez que o contexto europeu era de guerras e disputas."
O texto acima refere-se a qual filósofo:
A) Jean Bodin;
B) René Descartes;
C) Thomas Hobbes;
D) Nicolau Maquiavel;
E) James Diderot.

23) A Escolástica representa o último período do pensamento cristão, que vai do começo do século IX até o fim do século XVI, isto é, da constituição do sacro romano império bárbaro, ao fim da Idade Média, que se assinala geralmente com a descoberta da América (1492). Este período do pensamento cristão se designa com o nome de escolástica, porquanto era a filosofia ensinada nas escolas da época, pelos mestres, chamados, por isso, escolásticos.
As matérias ensinadas nas escolas medievais desse período eram representadas pelas chamadas artes liberais, divididas em trívio e quadrívio, que eram RESPECTIVAMENTE:
A) Direito, teologia, administração / aritmética, álgebra, latim e grego;
B) Gramática, retórica e dialética / aritmética, geometria, astronomia e música;
C) Matemática, oratória e retórica / geometria, astronomia, música e latim;
D) Gramática, dialética e oratória / geometria, aritmética, álgebra e latim;
E) Numismática, retórica e dialética / matemática, astronomia, música e latim.

24) Colocando o período central da escolástica a figura soberana de Tomás de Aquino, podemos dividir a escolástica em três períodos. Teremos, assim, um período pré-tomista em que persiste a tendência teológica-agostiniana.
Este primeiro período da escolástica vai do começo do século IX (Carlos Magno) até à metade do século XIII (Tomás de Aquino), e pode ser assim dividido:
A. Séculos IX e X.
B. Séculos XI e XII.
C. Século XIII.
1. Scoto Erígena e a questão dos universais.
2. O triunfo do aristotelismo.
3. Místicos e dialéticos.
A relação entre as letras (duração do período da escolástica) e os números (denominações correspondentes) respectivamente CORRETA é:
A) 1/A - 2/B - 3/C;
B) 1/B - 2/C - 3/A;
C) 1/C - 2/A - 3/B;
D) 2/A - 3/C - 1/B;
E) 2/C - 3/B - 1/A.

25) Leia com atenção os textos abaixo:
"Dizemos que Deus não tem nome ou está acima de qualquer denominação, porque a sua essência sobrepuja o que dele inteligimos e exprimimos pela palavra."
"A verdade, considerada como virtude, não é a verdade comum, mas uma certa verdade, pela qual o homem se mostra como é, nas palavras e nas obras. A verdade da vida é aquela pela qual o homem, na sua vida, realiza o fim para o qual foi ordenado pelo intelecto divino..."
Os trechos acima são extraídos de qual obra de destaque filosófico:
A) Da Doutrina Cristã;
B) Suma Teológica;
C) Meditações Metafísicas;
D) História Natural;
E) A Sagrada Escritura Interpretada.

26) Leia com atenção as frases e pensamentos a seguir:
"Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo."
"Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza."
"Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita."
"Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio."
As frases acima são de autoria de:
A) Santo Agostinho;
B) Thomas de Aquino;
C) São Francisco;
D) Gregório XII;
E) Carlos Magno.

27) Nascido na cidade de Mileto, uma colônia grega na região da Jônia (atual Turquia), Tales foi matemático, astrônomo e negociante. Herdeiro de conhecimentos ainda mais antigos - como a matemática egípcia e a astronomia babilônica - Tales era tido em sua cidade como um sábio, mas também como um homem prático: conta-se que, utilizando suas habilidades, soube prosperar como um hábil mercador.
São atribuições de Thales de Mileto:
I. O grande mérito de Tales, na verdade, não foi a sua explicação aquática da realidade: foi o fato de que, pela primeira vez na história, o homem buscava uma explicação totalmente racional para o seu mundo, deixando de lado a interferência dos deuses.
II. Tales pode ser tido também como o pai da filosofia unitarista - que busca a explicação de todas as coisas a partir de um único princípio.
III. Ele diz que o mundo é constituído de contrários, que se auto-excluem o tempo todo.
IV. O que sabemos sobre as ideias desse filósofo resulta de comentários feitos pelos pensadores gregos que o sucederam, pois não há preservados registros escritos de sua autoria.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A) Apenas a I e a II;
B) Apenas a II e a III;
C) Apenas a III e a IV;
D) Apenas a I, a II e a IV;
E) Todas estão corretas.

28) Leia atentamente os trechos abaixo e associe aos seus autores:
1. "Distinção entre Razão (Verdade) e Observação (opinião)."
2. "O número é a essência do Universo."
3. "A realidade está em movimento, transformandose. As mudanças baseiam-se na harmonia dos contrários: guerra e paz; dia e noite; chuva e seca, etc..."
A. Pitágoras.
B. Eráclito.
C. Parmênides.
A sequência CORRETA da filosofia e de seus respectivos filósofos é:
A) 1/A - 2/B - 3/C;
B) 1/B - 2/C - 3/A;
C) 1/C - 2/A - 3/B;
D) 2/B - 3/A - 1/C;
E) 3/C - 2/A - 1/B.

29) "Ele valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com ele, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, ele dizia que deveriam buscar um trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens."
No texto acima, o termo ele pode ser substituído CORRETAMENTE por:
A) Sócrates;
B) Platão;
C) Aristóteles;
D) Thales;
E) Demócrito.

30) Segundo o helenista Jean-Pierre Vernant, nem milagre, nem orientalismo em suas extremidades, definem o surgimento da Filosofia. Isso porque claramente ela tem dívida com o Oriente em razão dos contatos com persas, egípcios, babilônicos, caldeus ? mas aquilo em que ela transformou esses conteúdos resulta em algo totalmente inovador no pensamento humano.
Sobre o nascimento da filosofia é CORRETO afirmar:
I. A chamada Cosmogonia (cosmos = mundo organizado, universo; gonia = gênese, origem) que foi a primeira tentativa de se explicar a realidade. Esta era baseada em mitos (narrativas) que criavam, a partir de imagens de deuses, de seres inanimados, animais, etc., a estrutura hierárquica e organizada do mundo.
II. A Filosofia surge como Cosmologia (lógos = razão, palavra, discurso, contar, calcular), ou seja, a compreensão de que o mundo é, sim, organizado, mas os fundamentos de suas explicações não são meramente seres antropomórficos, mas conceitos de nossa própria racionalidade.
III. No período mitológico, as alterações que ocorriam na natureza eram explicadas como atitudes tomadas pelos deuses, mas as pessoas que percebiam tal modificação passaram a questionar o que provocava tais alterações.
IV. Apesar de Sócrates ser um grande e destacado estudioso da filosofia, Tales de Mileto é o filósofo que originou tal arte. Assim é considerado, já que iniciou a filosofia ocidental, fundou a Escola Jônica e ainda formou discípulos como Anaxímenes e Anaximandro, esses acreditavam que havia apenas uma substância primordial que originava todas as outras coisas.
Estão CORRETAS as proposições:
A) Apenas a I e a III;
B) Apenas a II e a IV;
C) Apenas a III e a IV;
D) Apenas a I e a IV;
E) Todas estão corretas.

31) Vindos de toda a parte do mundo grego, os sofistas (mestres de sabedoria), dedicam-se a fazer conferências e a dar aulas nas várias cidades-estado, sem se fixarem em nenhuma. Atenas é todavia a cidade onde mais afluem, onde no século V a. C. adquirem um enorme prestígio. Aproveitam as ocasiões em que existe grandes aglomerações de cidadãos, para exibirem os seus dotes retóricos e saber, ensinando nomeadamente a arte da retórica. O seu ensino é, portanto, itinerante, mas também remunerado.
É INCORRETO afirmar sobre os sofistas:
A) Os sofistas defendem abertamente o valor formativo da cultura (Padeia), que não se resume à soma de noções, nem tão pouco ao processo da sua aquisição;
B) A sua educação visa a formação do homem como um ser concreto, membro de um povo e parte de um dado ambiente social;
C) A educação torna-se a segunda natureza do homem;
D) Os sofistas aproximam-se da tradição aristocrática, ligada à afirmação de fatores inatos;
E) Os sofistas manifestam frequentemente uma visão otimista do homem, segundo a qual este possui uma inclinação natural para o bem.

32) O Apogeu da Filosofia Grega, período que compreende o sec. V na Grécia - foi marcado por uma série de acontecimentos que contribuíram para fazer com que esse período marcasse toda a história Ocidental - O conceito de democracia tem sua origem nessa época.
É correto afirmar sobre Sócrates e suas idéias que marcaram a Formação da Nossa Moral Ocidental, EXCETO:
A) A Honestidade - A verdadeira força vem de não mentirmos, mesmo que sejamos prejudicados se contarmos a verdade;
B) O homem deve preocupar-se com aquilo que é mais sagrado para si, qual seja: O conhecimento de si mesmo. Daí a sua máxima: Gnothi Seanton - "Conhece-te a ti mesmo";
C) Areté: "Significa aquilo que torna uma coisa boa e perfeita naquilo que é, ou melhor ainda, significa aquela atividade, ou modo de ser que aperfeiçoa cada coisa, fazendo-a ser aquilo que deve ser";
D) outra idéia relevante, mas muito discutida também e, que encontramos no pensamento Socrático é a noção de Orgulho. Este obviamente no sentido da honra, que deve ser adquirida a partir do desenvolvimento das virtudes e faculdades;
E) Embora ele seja um dos pensadores gregos mais conhecidos, nunca escreveu nada, o que se sabe de sua vida, chegou a nós por Platão e Xenofontes - seus discípulos mais Ilustres.

33) "(...)As diversas coisas que existem, mesmo apresentando qualidades diferentes entre si, reduzem-se a variações quantitativas (mais raro, mais denso) desse único elemento. Atribuindo vida à matéria e identificando a divindade com o elemento primitivo gerador dos seres, os antigos jônios professavam o hilozoísmo e o panteísmo naturalista. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol." O texto se refere a:
A) Anaxímenes;
B) Tales de Mileto;
C) Anaximandro;
D) Heráclito;
E) Parmênides.

34) "(...) põe como princípio universal uma substância indefinida, o ápeiron (ilimitado), isto é, quantitativamente infinita e qualitativamente indeterminada. Deste ápeiron (ilimitado) primitivo, dotado de vida e imortalidade, por um processo de separação ou "segregação" derivam os diferentes corpos. Supõe também a geração espontânea dos seres vivos e a transformação dos peixes em homens. Eterno, o ápeiron está em constante movimento, e disto resulta uma série de pares opostos - água e fogo, frio e calor, etc.
Que constituem o mundo. O ápeiron é assim algo abstrato, que não se fixa diretamente em nenhum elemento palpável da natureza."
Atribui-se a este filófoso a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do gnômon (relógio de sol) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega). Este filósofo é:
A) Anaxímenes;
B) Tales de Mileto;
C) Anaximandro;
D) Heráclito;
E) Parmênides.

35) Essa filosofia introduziu idéias desconhecidas para os filósofos greco-romanos. Com a criação do mundo, pecado original, Deus como trindade una, encarnação e morte de Deus, juízo final ou fim dos tempos e a ressurreição dos mortos. Teve também, que explicar porque o mal existe no mundo já que este foi criado por Deus que é só bondade e amor.
Trata-se da Filosofia:
A) Gregoriana;
B) Patrística;
C) Medieval;
D) Helenística;
E) Renascentista.

36) Seu estilo pessoal, quase confessional, mescla sentenças de cunho afirmativo-perceptivo de caráter universal e logo em seguida é justificada sua validade a partir da narrativa de sua experiência pessoal racional.
Vemos esse exemplo nesse trecho:
"As maiores almas são capazes dos maiores vícios, como também das maiores virtudes, e aqueles que só andam muito devagar podem avançar bem mais, se seguirem sempre pelo caminho reto, do que aqueles que correm e dele se afastam."
"Quanto a mim, nunca cheguei a supor que meu espírito fosse em nada mais perfeito do que os dos outros em geral. Muitas vezes cheguei mesmo a desejar ter o pensamento tão rápido, ou a imaginação tão nítida e diferente, ou a memória tão abrangente ou tão presente, quanto alguns outros."
Este filósofo é:
A) Immanuel Kant;
B) John Locke;
C) René Descartes;
D) Francis Bacon;
E) Umberto Eco.

37) Sobre a filosofia de Kant e a moral da razão prática, analise as proposições abaixo:
I. Kant demonstra que a razão pura é prática por si mesma, ou seja, ela dá a lei que alicerça a moralidade, a razão fornece as leis práticas que guiam a vontade.
II. Kant diz que leis práticas são princípios práticos objetivos, regras válidas para todo ser racional. Elas se diferenciam das máximas que são princípios práticos subjetivos, regras que o sujeito considera como válidas apenas para sua própria vontade.
III. Para Kant, se os desejos, os impulsos, impressões, ou qualquer objeto da faculdade de desejar forem condições para o princípio da regra prática, então o princípio será empírico, não será lei prática, não haverá unidade nem incondicionalidade do agir, e assim, não garantirá a autonomia.
IV. Kant demonstrou a possibilidade das ciências matemáticas e naturais e acabou chegando à negação de uma metafísica que se apóia na mesma objetividade e universalidade dessas ciências.
Estão CORRETAS as proposições:
A) Apenas a I e III;
B) Apenas a II e IV;
C) Apenas a II e III;
D) Apenas a I e IV;
E) Todas.

38) Na filosofia iluminista vários foram os que se destacaram.
Leia o texto abaixo, em seguida identifique qual o filósofo que se faz referência.
"Menciona a República como forma de governo, onde o poder é dividido por todos ou por uma parte da sociedade, de maneira que elegemos nossos governantes através do voto. É a razão que rege os povos na elaboração das leis e normas de um país. O principio ético da republica é a virtude, apenas ela poderia eliminar a corrupção."
O autor desse pensamento é:
A) John Locke;
B) Montesquieu;
C) Voltaire;
D) Rousseau;
E) Kant.

39) No ano de 1734, publicou uma de suas maiores obras, Cartas Filosóficas, em que defende a liberdade de ideologia, a tolerância religiosa, o combate ao fanatismo dogmático, a moral e os costumes da sociedade.
Ele também criticava severamente a política, defendendo a liberdade civil.
"É difícil libertar os tolos das amarras que eles veneram."
O texto acima refere-se a:
A) John Locke;
B) Montesquieu;
C) Voltaire;
D) Rousseau;
E) Kant.

40) "Ao longo de suas obras, __________________ elabora diversas interpretações da razão, tendo como ponto de partida: A ação moral, o trabalho cientifico, a sociedade segundo determinada ordem e o projeto sociohistorico em que cada sociedade se encontra.
Seu pensamento aparece como uma tentativa original e constante em superar e sintetizar duas correntes filosóficas fundamentais da modernidade o racionalismo e o empirismo."
O nome do filósofo que preenche CORRETAMENTE
a lacuna acima é:
A) John Locke;
B) Montesquieu;
C) Voltaire;
D) Rousseau;
E) Kant.

GABARITO:
21C - 31D
22D - 32D
23B - 33A
24E - 34A
25B - 35B
26A - 36C
27D - 37E
28C - 38B
29B - 39C
30E - 40E
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Nova Floresta - PB - 2012 - MettaC&C" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 04:24. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=120