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Provas de concursos e vestibular

 
(28/Jun) Professor de Filosofia - Instituto Federal - Tocantins - Exatus - 2012
 
26 - Leia o texto:
Todos os filósofos empenhados na revolução científica dos séculos XVI e XVII desenvolveram reflexões sobre o problema do método. A questão nascia de uma consideração histórica: se mesmo as personalidades dotadas de enorme inteligência como Aristóteles haviam cometido erros às vezes grosseiros, como no caso da astronomia e da medicina, é evidente que o cientista não pode simplesmente confiar nas próprias habilidades intelectivas e deve ter um método que garanta a legitimidade dos resultados. Portanto, o pensamento científico deve se estruturar conforme processos próprios, diferentes daqueles usados na vida cotidiana. Bem distante da opinião comum é a ideia de Descartes de que a investigação científica deve ser absolutamente desinteressada ? ou seja, indiferente a qualquer utilidade ou interesse social.
(NICOLAU, Ubaldo. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna; [Maria Margherita De Luca]. São Paulo: Globo, 2005. p.220.).
Com base no texto e nos conhecimentos da obra Regras para a Direção do Espírito de René Descartes, é incorreto afirmar:
a) Sempre que descobrem alguma semelhança entre duas coisas, os homens têm o hábito de atribuir a ambas aquilo que constataram ser verdadeiro em uma ou em outra, mesmo quanto ao que elas têm de diferente.
b) O pensamento científico dever ser uno, para além do objeto que é aplicado.
c) A reflexão sobre o método da ciência é menos importante do que as específicas aplicações setoriais.
d) Todas as alternativas estão incorretas.

27 - Leia o texto:
Depois de ter duvidado de tudo, só uma coisa permanece não discutível: quem duvida pensa, é um ser pensante. Parece uma afirmação óbvia: cogito, ergo sum, penso (duvido), logo existo.
Mas a sua importância é extraordinária: apesar de aparentemente banal, trata-se de fato de uma ideia certa, a ponto de poder ser assumida como postulado inicial, para ulteriores e mais complexos raciocínios dedutivos.
(NICOLAU, Ubaldo. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna; [Maria Margherita De Luca]. São Paulo: Globo, 2005. p.227.).
Com base no texto e nos conhecimentos da obra Meditações Metafísicas de René Descartes, é incorreto afirmar:
a) No exercício metódico da dúvida deve-se duvidar até dos princípios científicos.
b) É possível duvidar de estar sonhando.
c) O fato de pensarmos permite afirmarmos somente como seres pensantes e indivíduos dotados de corpo.
d) A existência do corpo é colocada em dúvida assim como a percepção.

28 - Leia o texto:
Polemizando como a tradicional tese aristotélica, que via na sociedade o resultado de um instinto primordial, Hobbes sustenta que no gênero humano, diferentemente do animal, não existe sociabilidade instintiva. Entre os indivíduos não existe um amor natural, mas somente uma explosiva mistura de temor e necessidade recíprocos que, se não fosse disciplinada pelo Estado, originaria uma incontrolável sucessão de violências e excessos [...].
(NICOLAU, Ubaldo. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna; [Maria Margherita De Luca]. São Paulo: Globo, 2005. p.236.).
Com base no texto e nos conhecimentos da obra Leviatã de Thomas Hobbes, é correto afirmar:
a) O homem é um animal naturalmente social.
b) A agressividade humana depende de condições materiais.
c) Somente a sociedade humana conhece a guerra e distingue interesse público de interesse privado.
d) O pacto em que se baseia a sociedade humana é natural.

29 - Assinale a alternativa que contenha o filósofo que escreveu a obra Tratado Breve sobre Deus:
a) Gottfried Wilhelm Leibniz
b) Baruch Espinosa
c) Blaise Pascal
d) John Locke

30 - Assinale a alternativa que contém uma obra que não é do filósofo David Hume:
a) Ensaios Morais e Políticos.
b) História Natural da Religião.
c) Investigação sobre o Entendimento Humano.
d) Questões sobre a Enciclopédia.

31 - Não o nascimento de Cristo, mas a morte de Deus é o grande evento da história da humanidade. Nietzsche alude a um fato histórico preciso: a partir do Iluminismo, progressivamente se aprofundou a secularização da cultura européia; o homem tornou-se adulto e começou a viver sem mais necessidade de fábulas infantis [...] A necessidade de Deus já desapareceu da consciência do homem moderno. Deus está morto porque os homens o mataram [...].
(NICOLAU, Ubaldo. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna; [Maria Margherita De Luca]. São Paulo: Globo, 2005. p.414.).
Com base no texto e nos conhecimentos da obra A Gaia Ciência de Friedrich Nietzsche, é incorreto afirmar:
a) Matando Deus os homens substituem a Divindade.
b) A morte de Deus é um irresistível fato histórico. E mesmo matando Deus os homens não têm consciência disso.
c) A morte de Deus implica no crescimento de todas as Igrejas.
d) Todas as alternativas estão incorretas.

32 - Sobre os primeiros filósofos Gregos, denominados pré-socráticos, assinale a alternativa correta:
a) O campo de investigação filosófica dos pré-socráticos era o da ética.
b) Os pré-socráticos eram denominados também filósofos químicos ou espaciais.
c) Os dois principais conceitos fundamentais da filosofia pré-socrática eram a physis e arché.
d) Todas as alternativas estão corretas.

33 - Leia o texto a seguir:
O ponto central de toda a atuação de Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas. Para tanto, em suas conversas, Sócrates da à impressão de ele próprio querer aprender com seu interlocutor. Ao "ensinar", ele não assumia a posição de um professor tradicional. Ao contrário, ele dialogava, discutia.
(GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia; tradução João Azenha Jr. - São Paulo; Companhia das Letras, 1995. p.80.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a vida e o pensamento de Sócrates, é correto afirmar:
a) Sócrates foi o primeiro filósofo realmente nascido em Esparta. Quando tiveram início as Guerras Médicas, ele participou como hoplita (guerreiro) dos exércitos Espartanos.
b) Na procura da verdade, Sócrates desenvolveu o método da maiêutica, que significa dar à luz em grego.
c) Uma das características de Sócrates era não reconhecer a sua própria ignorância. Ele se achava o homem mais sábio do mundo grego.
d) Sócrates acreditava que primeiro temos que conhecer a natureza antes do próprio homem.

34 - Genericamente, pode-se dividir a filosofia medieval em dois grandes momentos. Assinale a alternativa que contenha estes momentos:
a) Patrística e a escolástica.
b) Ceticismo e Estoicismo.
c) Epicurismo e escolástica.
d) Helenística e pitagórica.

35 - Leia o texto:
A irracionalidade nem sempre é negativa e nem sempre as normas sociais são compatíveis com uma vida autenticamente cristã. Mesmo se a distinção é muitas vezes problemática, existem dois tipos de loucura: a primeira é a dos poderosos, daqueles que reduzem o Cristianismo à observância dos ritos; a segunda é a loucura dos cientistas e dos aventureiros que desafiam o desconhecido por amor ao conhecimento, é principalmente aquela dos verdadeiros Cristãos, que abandonam tudo às vezes chegam mesmo a transgredir os costumes sociais para imitar a loucura da cruz.
(NICOLAU, Ubaldo. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna; [Maria Margherita De Luca]. São Paulo: Globo, 2005. p.148.).
Com base no texto e nos conhecimentos da obra Elogio da Loucura de Erasmo de Rotterdam, é correto afirmar:
I - A escolha de Cristo de encarnar-se em um homem também poderia ser chamada de loucura. Cristo escolheu a loucura da cruz e cercou-se de "pobres de espírito", apóstolos idiotas e obtusos.
II - Muitas formas de misticismo também poderiam ser consideradas loucura. Frequentemente, o sábio parece louco ao ignorante, outras vezes, é o ignorante que parece louco ao sábio.
III - O ritualismo desprovido de fé torna-se verdadeiro.
IV - O místico realiza uma sistemática depreciação do que é material. Por isso, é considerado louco pelo homem do mundo.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e III são corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas II e III são corretas.

36 - Leia o texto:
SÓCRATES - Figura-te agora o estado da natureza humana, em relação à ciência e à ignorância, sob a forma alegórica que passo a fazer. Imagina os homens encerrados em morada subterrânea e cavernosa que dá entrada livre à luz em toda extensão. Aí, desde a infância, têm os homens o pescoço e as pernas presos de modo que permanecem imóveis e só vêem os objetos que lhes estão diante. Presos pelas cadeias, não podem voltar o rosto.
Atrás deles, a certa distância e altura, um fogo cuja luz os alumia; entre o fogo e os cativos imagina um caminho escarpado, ao longo do qual um pequeno muro parecido com os tabiques que os pelotiqueiros põem entre si e os espectadores para ocultar-lhes as molas dos bonecos maravilhosos que lhes exibem.
GLAUCO - Imagino tudo isso.
SÓCRATES - Supõe ainda homens que passam ao longo deste muro, com figuras e objetos que se elevam acima dele, figuras de homens e animais de toda a espécie, talhados em pedra ou madeira. Entre os que carregam tais objetos, uns se entretêm em conversa, outros guardam em silêncio (...).
("A República" de Platão. 6ª ed. Editora Atena, 1956, p. 287-291).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o a Alegoria da Caverna de Platão é correto afirmar:
I - As sombras da parede são ecos, percepções, reflexos de outras imagens que apresentam o mundo das aparências a realidade rotineira.
II - Os objetos carregados pela caverna representam as coisas do mundo metafísico, como construções e pessoas.
III - O sol representa a forma ideal de todo bem.
IV - O que está fora da caverna representa as formas ideais, a fantasia, os sonhos.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

37 - Sobre as estruturas de um mito é incorreto afirmar:
a) Mito é uma verdade para a civilização que o desenvolveu.
b) Na condição de uma explicação, o mito sempre se refere a uma coisa verdadeira, real e existente, apesar de, em si, ser fantasioso e fabulativo.
c) Mito é uma forma de explicação pré-racional e pré-científico.
d) O Mito é manifestado de forma totalmente racional ajudando a explicar o surgimento da filosofia.

38 - Sobre os conceitos de Filosofia é incorreto afirmar:
a) Filosofia é um questionamento. O ser, os valores, as nossas ações, a capacidade de conhecimento e as possibilidades de atingir ou não uma verdade fazem parte destas indagações.
b) A palavra filosofia vem do grego e significa amor à sabedoria. Por isso temos que gostar de indagar, refletir e satisfazer nossa curiosidade.
c) A filosofia tem a mesma função que as ciências. Ela tem utilidade prática. Por meio dela, se aprende a pensar sobre as questões que as ciências abordam.
d) A Filosofia não quer atingir um conhecimento certo, indubitável, válido para todas as épocas e todos os lugares.

39 - As Moiras gregas eram três irmãs chamadas Cloto, Láquesis e Átropos, consideradas Deusas e que determinavam o destino dos mortais, especialmente a duração da vida de cada pessoa e seu quinhão de atribulações e sofrimentos. Elas viviam no Céu, numa caverna ao pé do lago cuja água branca jorrava da mesma caverna: clara imagem do luar. O nome delas, a palavra moira, significa "parte". Alguns diziam serem filhas do Deus Caos, de Érebo ou ainda de Têmis e Zeus. Outros diziam serem as filhas de Nix (a noite). As Moiras eram representadas como três anciãs que teciam, em forma de fio, o viver dos homens. Também eram tidas como as Deusas fiandeiras da vida, as que regulavam o destino de cada um [...].
(Disponível em: < http://www.recantodasletras.com.br redacoes/3106792 > Acesso em: 14 maio. 2012.).
Sobre o exercício da Liberdade em Jean-Paul Sartre é correto afirmar:
a) O homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si mesmo; e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado ao mundo, é responsável por tudo o que faz.
b) Só nos momentos em que não exercemos a liberdade é que somos plenamente nós mesmos. Assim será o indivíduo autêntico, autônomo, determinado.
c) O ser humano não pode ser livre, pois, somos seres totalmente determinados. Não podemos fazer tudo o que queremos a hora que temos vontade.
d) Todas as afirmativas estão incorretas.

40 - Leia o texto:
Não cogitarei aqui das repúblicas porque delas tratei longamente em outra oportunidade. Voltarei minha atenção somente para os principados, irei delineando os princípios descritos e discutirei como devem ser eles governados e mantidos. Digo, pois, que para a preservação dos Estados hereditários e afeiçoados à linhagem de seu príncipe, as dificuldades são assaz menores que nos novos, pois é bastante não preterir os costumes dos antepassados e, depois, contemporizar com os acontecimentos fortuitos, de forma que, se tal príncipe for dotado de ordinária capacidade sempre se manterá no poder, a menos que uma extraordinária e excessiva força dele venha a privá-lo; e, uma vez dele destituído, ainda que temível seja o usurpador, volta a conquistá-lo.
(Disponível em: < http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/principe.pdf> Acesso em: 14 maio. 2012.).
Com base no texto acima é possível afirmar o seu escritor. Assinale a alternativa que contenha o nome do filósofo que o elaborou:
a) David Hume.
b) René Descartes.
c) John Locke.
d) Maquiavel.

GABARITO:
26C
27C
28C
29B
30D
31C
32C
33B
34A
35B
36C
37D
38C
39A
40D
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Instituto Federal - Tocantins - Exatus - 2012" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 03:51. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=122