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(01/Jul) | Professor de Filosofia - Município de Rio do Sul - SC - Intelectus - 2012 | ||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
21- Do ponto de vista das finalidades do Ensino Médio, estabelecidas no Artigo 35 da LDB, é INCORRETA a afirmativa: A) "A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos" (inciso I) B) "A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo" (inciso II) C) "O aprimoramento do educando, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico" (inciso III) D) "A desassimilação dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos" (inciso IV) 22- Segundo o Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim autor do trabalho "Ética e bem viver na educação e ensino de filosofia", (Universidade Regional de Blumenau - FURB) argumenta que a ética é apresentada nesse texto como meio referencial para a educação na medida em que contribui para o entendimento de qual é o ETHOS de cada pessoa no contexto da vida planetária. Moral e ética apesar de serem diferenciadas estão intimamente vinculadas à vida humana e por isso devem ser analisadas e debatidas quanto aos seus pressupostos e fundamentos que lhes dão visibilidade e as tornam compreensíveis. Assim se pode dizer que tanto a ética quanto a moral são vinculadas diretamente pela cultura que permeia o cotidiano das pessoas e esse texto propõe que sejam debatidas e refletidas a partir de quatro aspectos: A) Poder, saber, ser e viver B) Respeitar, venerar, subjugar e viver C) Cultuar, dominar, apoiar e viver D) Saber, venerar, respeitar e viver 23- Analisando ainda os quatro aspectos (da alternativa acima), apesar da subjetividade que lhes é natural, de certa forma indicam quatro possibilidades para conduzir essa reflexão, a qual se apoia em alguns aspectos que se considera relevantes nas interações sociais e vitais para viabilizar esse debate. Esses aspectos foram organizados a partir da ética social de Martinho Lutero enunciada na década de 1520 por ocasião da revolução luterana contra a Igreja Católica Romana e dos referenciais de libertação e autonomia propostos por Paulo Freire em sua obra na segunda metade do século XX. Assim NÃO temos que para a ética: A) A habilitação das novas gerações deve superar a geração existente, no que se refere às ações que visam o bem comum e a integridade da vida B) A leviandade deverá ser característica da sociedade moderna e não devemos esperar por soluções mágicas, fantasiosas e espetaculares C) As ações humanas devem se caracterizar como compromisso radical pela vida, rompendo com o que gera miséria e marginalização D) O ser humano tem a tarefa inadiável de cuidar do mundo, protegendo todos os ambientes e todos os seus integrantes com todas as suas forças 24- "A Sociedade, o Indivíduo e a Educação que Temos e Queremos". (Por Rodiney Marcelo Braga dos Santos - Colunista Brasil Escola) I. Nossa perspectiva em relação à sociedade é estarmos inserida em uma sociedade mundial que não necessita mais de fronteiras, na qual todas as pessoas possam se deslocar livremente e existir em qualquer lugar o direito de permanência universal. II. Na Comunidade Primitiva, relacionando-se com a terra, com a natureza entre si as pessoas se educavam e educavam as novas gerações; não havia escola. Na Antiguidade, com o aparecimento de uma classe social ociosa, surge uma educação diferenciada, surge a escola. Só tinham acesso à escola as classes sociais ociosas, a maioria que produzia continuava se educando no próprio processo de produção e da vida. III. É na sociedade moderna que se forma a ideia de educação para formar cidadãos, escolarização universal, gratuita e leiga, que deve ser estendida a todos; a escola passa a ser a forma predominante da educação. IV. A superação dessa sociedade visa à formulação de um projeto emancipatório que pretende construir uma nova sociedade que vá além do valor, do dinheiro, da mercadoria, do trabalho, do Estado e da política. Assinale a alternativa correta: A) Apenas as alternativas I e III estão corretas B) Todas as alternativas estão corretas C) Todas as alternativas estão incorretas D) Apenas as alternativas II e IV estão corretas 25- No período Clássico (Renascença e Modernidade), a Filosofia se confundiu com o estudo da sabedoria entendida como um perfeito conhecimento de tudo o que o homem pode saber para conduzir sua vida (moral), para conservar sua saúde (medicina) e criar todas as artes (mecânica). Hoje, no período que chamamos de contemporâneo ou pós-moderno, a Filosofia recebe várias acepções, dentre as quais a INCORRETA é: A) Uma correspondência do ser na linguagem B) Análise crítica dos métodos utilizados nas ciências C) Instrumento de crítica às formas dominantes de poder, bem como da tomada de conscientização do homem inserido no mundo do trabalho D) A aversão é a verdadeira característica do filósofo 26- A _________ ___________ possibilitou nova dimensão à técnica reflexiva da filosofia. Tudo que pode ser motivo do pensamento científico recai desde que se integre na estrutura de uma teoria, sob o domínio da axiomática e, portanto, da matemática. É que toda a teoria, segundo ele, é edificada sobre os indemonstráveis (axiomas). A) axiomática hilbertiana B) axiomática hegeliana C) axiomática mística D) axiomática sistemática 27- Reflexões sobre o conhecimento científico (princípios, métodos, modelos, conceitos, etc). Questões compreendidas: O que é a verdade? As verdades científicas são infalíveis? Qual o papel do erro na ciência? Assinale a alternativa correta: A) Antropologia B) Ética C) Epistemologia D) Teoria do Conhecimento 28- Um dos filósofos mais influentes do século XX, o pensador britânico de origem austríaca acreditava que o conhecimento, em especial o conhecimento científico, decorre da experiência individual e, assim, não pode ser verificado por meio do raciocínio indutivo. A) Karl Popper B) Orígenes C) Nicolau Copérnico D) Karl Jaspers 29- É a denominação genérica dada a doutrinas que se caracterizam pela busca de um conhecimento de Deus e das coisas divinas a partir do aprofundamento da vida interior. Pretende obter tal conhecimento por via diferente daquela empregada pelos métodos racionalistas ou experimentais. Como sistema de pensamento sincrético reúne, com base no hinduísmo e budismo, todas as religiões, a filosofia e as ciências, mas sem desprezar as aspirações místicas que se estendem pelas ciências ocultas. A) Alienação B) Misticismo C) Agnosticismo D) Teosofia 30- Considerado durante muito tempo uma heresia cristã, possivelmente por sua influência sobre algumas delas, o _____________ foi uma religião que, pela coerência da doutrina e a rigidez das instituições, manteve firme unidade e identidade ao longo de sua história. Sua principal característica é a concepção dualista do mundo como fusão de espírito e matéria, que representam respectivamente o bem e o mal. A) Utilitarismo B) Maniqueísmo C) Hedonismo D) Atomismo 31- "Só sei que nada sei." Com essas palavras Sócrates reagiu ao pronunciamento do oráculo de Delfos, que o apontara como o mais sábio de todos os homens. O pensador foi o primeiro do grande trio de antigos filósofos gregos, a estabelecer, na Grécia antiga, os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. A) Platão B) Sócrates C) Aristóteles D) Sêneca 32- _____________ rompeu com o aparato conceitual da escolástica medieval para edificar seu próprio sistema, e por isso é considerado um dos fundadores da filosofia moderna. A) René Descartes B) Platão C) Aristóteles D) Demóstenes 33- Filosofia antiga (Séc. VII ao Séc. II a.C.): I. Compreende os períodos: pré-socrático, socrático ou clássico e helenístico. II. O fato marcante desse período foi a passagem do mundo tribal à polis (cidade-estado grega) determinando uma nova forma de pensar, antes predominantemente mítica. Essa transformação culmina com a figura do cidadão e do filósofo, em um mundo antes marcado pelos desígnios divinos. III. Procura de um princípio fundamental (arché) para todas as coisas existentes, de modo que, explicar a Natureza, a Filosofia explica também a origem e as mudanças dos seres humanos. IV. Confiança do homem como um ser racional, capaz de conhecer a si mesmo e, portanto, capaz de refletir. Assinale a alternativa correta: A) Apenas as alternativas I e III estão corretas B) Todas as alternativas estão corretas C) Apenas as alternativas I e IV estão corretas D) Apenas as alternativas II e IV estão corretas 34- Filosofia Medieval (séc. II a.C. ao Séc. XIV) I. Compreende a Patrística e a Escolástica. Predominou num período em que a Igreja Romana dominava a Europa, organizava Cruzadas à Terra Santa e criava, à volta das catedrais, as primeiras universidades e escolas. II. Processo de desligamento entre o pensamento filosófico e o pensamento mítico. III. Tarefa religiosa de evangelização e defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos. O objetivo era convencer os descrentes, tanto quanto possível, pela razão, para depois fazê-los aceitar a imensidão dos mistérios divinos acessíveis pela fé. IV. Possibilidade ou impossibilidade de atrair a sorte através da fé. Assinale a alternativa correta: A) Apenas as alternativas I e III estão corretas B) Apenas as alternativas II e III estão corretas C) Apenas as alternativas II e IV estão corretas D) Todas as alternativas estão corretas 35- Assinale abaixo a alternativa referente ao filosofo considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico. A) Karl Marx B) Aristóteles C) Arthur Schopenhauer D) Friedrich Nietzsche GABARITO: 21D 22A 23B 24B 25D 26A 27C 28A 29D 30B 31B 32A 33B 34A 35B |
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Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Município de Rio do Sul - SC - Intelectus - 2012" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 03/07/2025 às 23:41. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=123