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Provas de concursos e vestibular

 
(17/Jul) Professor de Filosofia - Armação Dos Búzios - RJ - FUNCAB - 2012
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questão 31
Resultante da tentativa de superar a Escola Tradicional excessivamente rígida, magistrocêntrica e voltada para a memorização de conteúdos, surgiu um movimento que teve, de certo modo, como precursores os pedagogos Feltre, Basedow e Pestalozzi, um movimento que defendia a educação ativista, com base na renovação da pesquisa pedagógica, na busca teórica dos fundamentos filosóficos e científicos de uma prática educativa mais eficaz. Havia também o empenho em desenvolver a individualidade, a autonomia, que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo. O movimento descrito diz respeito à:
A) Escola Montessoriana.
B) Escola Nova.
C) Escola de Frankfurt.
D) Educação Religiosa.
E) Pedagogia da Contrarreforma.

Questão 32
Por meio da minuciosa observação de seus filhos e, principalmente, de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, na qual propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano. Segundo Piaget, cada fase ou período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido.
"Um dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget é caracterizado pela superação do egocentrismo intelectual e social do período anterior e pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade de a criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes". O conceito diz respeito ao período:
A) sensório-motor.
B) pré-operatório.
C) das operações concretas.
D) das operações formais.
E) da juventude.

Questão 33
As escolas inclusivas são escolas para todos, implicando um sistema educacional que reconheça e atenda as diferenças individuais, respeitando as necessidades de qualquer aluno.
A melhoria da qualidade das ofertas de atendimento educacional é uma necessidade que se impõe, para garantir o direito público e subjetivo de cidadania. A esse respeito, pode-se afirmar que:
A) seriam ajudados exclusivamente os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização.
B) seriam beneficiados apenas os alunos com dificuldades de aprendizagem vinculadas a uma causa orgânica.
C) não apenas os alunos portadores de deficiência seriam ajudados, mas todos os alunos que, por inúmeras causas temporárias ou permanentes, apresentam dificuldades de aprendizagem.
D) seriam ajudados apenas os alunos que apresentam laudo médico.
E) seriam beneficiados exclusivamente os alunos com altas habilidades e/ou superdotação.

Questão 34
Para a Pedagogia Criticossocial dos Conteúdos, a escola pública cumpre sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos, como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais. O que importa é que os conhecimentos sistematizados sejam confrontados com as experiências socioculturais e a vida concreta dos alunos, como meio de aprendizagem e melhor solidez na assimilação dos conteúdos.
Do ponto de vista didático, o ensino consiste na mediação de:
A) alunos - professor - aprendizagem.
B) objetivos - alunos - professor.
C) conteúdos - objetivos - sala de aula.
D) objetivos - conteúdos - métodos.
E) professor - alunos - ambiente escolar.

Questão 35
Segundo o Art. 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), é dever do Estado garantir vaga na escola pública de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental mais próxima da residência de toda criança a partir do dia em que completar:
A) dois anos de idade.
B) três anos de idade.
C) quatro anos de idade.
D) cinco anos de idade.
E) seis anos de idade.

Questão 36
O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período - a cosmologia - é definido como um tipo de saber:
A) empírico.
B) dogmático.
C) especulativo.
D) cosmogônico.
E) metafísico.

Questão 37
Os primeiros filósofos do período socrático foram os sofistas, que vieram ao encontro de uma cultura adaptada à educação política das classes. NÃO estão associadas aos sofistas as ideias de:
A) humanismo e relativismo.
B) natureza (physis) e justiça (díke).
C) cultura (paidéia) e excelência (areté).
D) opinião (dóxa) e retórica (peithó).
E) convenção (nomos) e cidade política (polis).

Questão 38
O problema da contradição-mudança e identidade-permanência dos seres, posto por Heráclito e Parmênides, encontrou resposta na fase de apogeu da filosofia grega, com Platão e Aristóteles. É correto dizer que:
A) o mundo inteligível é parmenidiano e o mundo sensível é heraclitiano, para Platão.
B) a mudança afeta a identidade do ser, segundo Aristóteles.
C) essências e aparências estão juntas num único mundo, de acordo com Platão.
D) a realidade está dividida em dois mundos, o das aparências e o das essências, em Aristóteles.
E) o mundo sensível é composto de seres mutáveis e imutáveis, conforme Platão.

Questão 39
A tradição agostiniana foi marcada pelo platonismo; e a tradição tomista, pelo aristotelismo. Embora partam de matrizes intelectuais distintas, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino possuem em comum a compreensão de que:
A) o conhecimento não pode ser derivado da apreensão sensível ou da experiência concreta.
B) o homem, depois da queda (Pecado Original), não perdeu a faculdade de fazer o bem, já que é um ser racional e dotado de livre arbítrio.
C) o corpo é o maior obstáculo à atividade da alma, o pensamento.
D) a cidade terrena ou dos homens pode ser perfeita, sem, contudo, chegar ao estado de perfeição da ordem divina.
E) a razão humana é a expressão imperfeita da razão divina.

Questão 40
Apesar de simplificar uma realidade mais complexa, a contraposição entre racionalismo e empirismo fixou-se nos esquemas tradicionais de Filosofia, é INCORRETO afirmar que:
A) a ideia de que a mente surge já com categorias pré-formadas está de acordo com os preceitos do racionalismo.
B) o verdadeiro conhecimento é uma espécie de intuição intelectual, de acordo com o racionalismo.
C) o empirismo nega a possibilidade de a razão ter acesso ao conhecimento, mesmo quando usa os materiais fornecidos pelos sentidos.
D) o racionalismo consiste na atitude de quem sustenta o conhecimento de verdades necessárias e a infalibilidade da razão.
E) o modelo empirista é antiespeculativo e antimetafísico.

Questão 41
O método criado por Karl Marx e Friedrich Engels para identificar as leis do desenvolvimento histórico é denominado de materialismo histórico e dialético.
Está de acordo com o materialismo de Marx e Engels a ideia de que:
A) a história é feita a partir da satisfação das necessidades humanas.
B) o homem precisa libertar-se da religião para adquirir direitos de cidadão.
C) as relações legais, as formas políticas e de pensamento são provenientes do desenvolvimento da razão humana.
D) o fato da produção das ideias e das representações incide sobre a vida material dos homens mais do que o inverso.
E) a consciência do homem é livre e autodeterminada, porém se acha reprimida por instituições políticas autocráticas.

Questão 42
Os membros da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer, enfatizam que a "industrial cultural" (cinema, televisão, música popular, rádio, jornais e revistas) havia se tornado padronizada e dominada pelo desejo de lucrar. De acordo com essa perspectiva é INCORRETO afirmar que:
A) as diferenças culturais foram niveladas nas sociedades de massa, onde os produtos culturais são voltados para amplo público.
B) os meios de comunicação de massa modernos não enfraquecem a possibilidade de pensamento crítico, já que propiciam muitas formas de informações.
C) a cultura é substituída pelo simples entretenimento.
D) a "indústria do lazer" era usada para incutir valores.
E) a crítica da cultura de massa está relacionada à defesa da alta cultura (música clássica, ópera, pintura).

Questão 43
Em sua Crítica da razão pura, Kant propõe uma teoria do conhecimento que é denominada de filosofia transcendental. NÃO está de acordo com as ideias defendidas na obra a afirmativa de que:
A) os juízos analíticos são a priori e os juízos sintéticos a posteriori.
B) a estrutura da razão é inata e universal, enquanto os conteúdos são empíricos e podem variar no tempo e no espaço.
C) a razão se limita a conhecer os fenômenos, dado que a realidade em si mesma é incognoscível.
D) o conhecimento em geral independe dos conteúdos fornecidos pela experiência, já que não proveem deles.
E) a razão é sempre subjetiva, e, como tal, pode alcançar o conhecimento verdadeiro e científico.

Questão 44
Entre os principais filósofos da ciência estão Gaston Bachelard, Karl Popper e Thomas Kuhn, que teorizaram sobre as mudanças científicas. É correto afirmar que:
A) a história do conhecimento científico comporta apenas descontinuidades, as quais Bachelard explica com base na expressão "obstáculo epistemológico".
B) a reelaboração científica, para Popper, decorre da anulação da verdade considerada numa teoria.
C) a ciência pode chegar a verdades definitivas e comprováveis, segundo Bachelard e Popper.
D) as ciências evoluem de maneira contínua, sem saltos ou crises de paradigmas, na visão de Kuhn.
E) a validade de uma teoria científica depende da sua capacidade de dizer a verdade, de acordo com Popper.

Questão 45
A Filosofia da Arte estuda as mudanças por que veio passando a arte desde a Antiguidade até os dias de hoje. Écorreto dizer que:
A) a separação entre arte e técnica resultou da distinção entre "artes da utilidade" (medicina, agricultura, arquitetura, culinária) e "artes da beleza" (belas-artes).
B) a arte é subjetiva e, assim, se distingui da ciência, que está baseada em preceitos, regras e normas, segundo Platão.
C) a esfera da arte compreende todo o conjunto de atividades práticas, de acordo com Aristóteles.
D) as artes manuais ou mecânicas foram equiparadas às artes liberais na perspectiva filosófica cristã durante a Idade Média.
E) a relação entre arte e técnica (distinção entre o belo e o útil) não se modificou no mundo contemporâneo.

Questão 46
Platão, Aristóteles e os sofistas desenvolveram concepções distintas acerca da política, é INCORRETO afirmar que:
A) a alma do indivíduo está ligada à vida política e social, para Platão.
B) a política tem origem no instinto social do homem, segundo Aristóteles.
C) as convenções entre os homens fundam a comunidade política, de acordo com os sofistas.
D) a tirania e o despotismo, segundo Aristóteles, não pertencem à modalidade da política, cujo fim é a felicidade comum.
E) a justiça na polis é entendida por Platão como a distribuição igualitária de direitos políticos a todos os cidadãos.

Questão 47
Thomas Hobbes e John Locke divergem a respeito dos termos do trinômio "estado de natureza", "contrato social" e "poder soberano". No entanto, Hobbes e Locke compartilham a ideia de que:
A) o "estado de natureza" é um estado de igualdade e liberdade entre os indivíduos e de "guerra de todos contra todos".
B) a propriedade privada é efeito do contrato social e do decreto do poder soberano.
C) o soberano desfruta de poder absoluto legítimo.
D) a soberania pertence àquele a quem foi transferido o direito natural de usar a força coercitiva.
E) a finalidade do poder soberano é a de garantir direitos naturais dos indivíduos, como a vida, a liberdade e a propriedade.

Questão 48
Assim como Thomas Hobbes e John Locke, Jean Jacques Rousseau é um filósofo contratualista - concebe a sociedade política como objeto do contrato social que transforma os indivíduos em cidadãos. É correto afirmar que o contrato sugerido por Rousseau:
A) visa à defesa da propriedade privada.
B) dá ao corpo político poder limitado sobre os membros da coletividade.
C) consiste no ato de alienação pelo qual cada um, unindo-se a todos, encontra sua liberdade na obediência à lei que deseja.
D) funda a república democrática representativa.
E) supõe a divisão da comunidade em grupos, facções e partidos.

Questão 49
As doutrinas políticas de G. W. F. Hegel e Karl Marx traçam o destino histórico da humanidade sem, contudo, convergirem acerca da origem e natureza do Estado, é INCORRETO dizer que:
A) o Estado é a instituição jurídica que visa à equidade e à segurança dos cidadãos,em Marx.
B) a soberania do Estado é depositária do interesse universal do todo social, em Hegel.
C) o Estado, na visão de Hegel, tem como papel o arbítrio dos conflitos da sociedade civil, que é também a esfera do mercado.
D) o "fim da história" é o momento da realização do Espírito Absoluto por meio da obra do Estado, em Hegel.
E) a sociedade civil, entendida como o conjunto das relações econômicas, funda o Estado, e não o contrário, na visão de Marx.

Questão 50
As ciências humanas surgiram depois que as ciências naturais estavam constituídas e já haviam definido a ideia de cientificidade, é INCORRETO afirmar que:
A) as ciências humanas, assim como as ciências naturais, para nascerem, tiveram que se libertar da esfera da metafísica.
B) o historicismo estuda os fatos humanos com base no método da observação-experimentação, usado nas ciências naturais.
C) as ciências naturais e as ciências humanas, no século XIX, tiveram como fonte científica comum a teoria evolucionista (darwinismo).
D) as ciências sociais (Antropologia e Sociologia), ao surgirem, apoiaram-se nas teorias naturais para os estudos dos fatos humanos.
E) a separação entre sujeito e objeto do conhecimento é a base da ideia de objetividade, tanto nas ciências naturais, como nas ciências humanas.

GABARITO:
31B
32C
33C
34D
35C
36C
37B
38A
39E
40C
41A
42B
43D
44B
45A
46E
47E
48C
49A
50B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Armação Dos Búzios - RJ - FUNCAB - 2012" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 03/07/2025 às 21:36. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=125