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(28/Dez) | Professor de Filosofia - Capão do Leão - Pontua Concursos - 2012 | ||
25. Segundo Kant, o Imperativo Categórico pode ser definido como o imperativo que:
a) Sem se basear como condição, em qualquer outra intenção a atingir por um determinado comportamento, ordena imediatamente esse comportamento. b) Representa a necessidade prática de uma ação possível como meio de alcançar qualquer outra coisa que seja possível que se queira. c) Representa a necessidade prática da ação como meio de fomentar a felicidade. d) Ordena que as ações humanas tenham conteúdo moral, ou seja, que os homens sempre devam agir conforme ao dever. e) Todas as alternativas anteriores estão corretas. 26. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE, as lacunas abaixo: Segundo ______________, o contrato social que possibilitou a saída do homem do estado de natureza não é legítimo, mas uma burla na qual os homens jamais deveriam ter consentido, pois os pobres, que teriam a perder apenas a liberdade, concederam o único bem que possuíam, sem ganhar nada em troca. Ele rejeita a tese de __________, segundo a qual o contrato põe fim ao estado de guerra e garante a segurança, e também a tese de ____________, segundo a qual o contrato social garantiria o usufruto da propriedade privada. a) Hobbes - Rousseau - Locke b) Locke - Hobbes - Rousseau c) Rousseau - Locke - Hegel d) Rousseau - Hobbes - Locke e) Marx - Hobbes - Locke 27. Filósofo contemporâneo de Tales de Mileto, para o qual o princípio da Physis é o apeíron, cujo constante movimento origina uma série de pares opostos - água e fogo, frio e calor - os quais constituem o mundo. Essa descrição refere-se a: a) Anaxímenes. b) Pitágoras. c) Parmênides. d) Anaximandro. e) Anaxágoras. 28. Em sua obra intitulada "A República", Platão apresenta a alegoria da caverna, através da qual ele procura ilustrar os passos do que ele chama de "o amor ao conhecimento". Com relação a essa alegoria, analise os itens abaixo: I. Segundo a alegoria da caverna, o filósofo que chega à verdadeira realidade tem a missão de voltar à "caverna", mesmo que seja incompreendido pelos que ali estejam presos. II. As sombras na parede da caverna representam o mundo inteligível, a única realidade que pode ser percebida pelos homens acorrentados, enquanto que o mundo fora da caverna, visto pelo homem que consegue escapar, representa a verdadeira realidade: o mundo sensível. III. Para Platão, conhecer é conhecer o Bem, a Ideia Suprema que ilumina todas as outras ideias, tornando-as compreensíveis, da mesma maneira que a luz do sol ilumina toda a realidade na alegoria da caverna. Está(ão) CORRETO(S): a) Apenas o item III. b) Apenas os itens I e III. c) Apenas os itens II e III. d) Apenas o item II. e) Todos os itens. 29. Acerca da obra "O Príncipe" de Maquiavel, é CORRETO afirmar que: a) O objetivo supremo do governo é perpetuar-se no poder, não importando os meios para atingir esse fim. b) O realismo político de Maquiavel não leva em conta considerações sobre justiça e moral, ainda que não deixe de assinalar determinados valores morais, os quais são considerados pelo autor como meios eficazes para a manutenção do poder. c) Segundo o autor, o príncipe deve ser um homem de virtù, ou seja, aquele que, conhecendo as circunstâncias e, valendo-se da liberdade de que o homem dispõe, é capaz de arrebatá-las a seu favor. d) O autor considera que, quando for necessário fazer o mal, é melhor que o príncipe o faça "todo de uma vez", enquanto que o bem deve ser feito aos poucos, para atrair a gratidão dos súditos. e) Todas as afirmativas anteriores estão corretas. 30. Em sua busca à questão acerca de como se pode adquirir um conhecimento seguro do mundo, Descartes procura estabelecer um método universal, um método aplicável a todas as ciências. Fundamentado no rigor matemático, Descartes elabora seu método, composto de quatro regras, a saber: I. Evidência, na qual busca acolher como verdadeiro apenas o que se apresenta de forma absolutamente clara e que não se possa duvidar. II. Análise, a qual em presença de dificuldades de conhecimento preconiza um julgamento das evidências de forma global e indissolúvel, no intuito de elucidar os problemas. III. Síntese, que consiste em conduzir os pensamentos por ordem, do mais simples aos mais complexos. IV. Enumeração, que significa proceder tantas revisões quanto necessárias para considerar todos os elementos. Está(ão) CORRETO(S): a) Apenas os itens I e III. b) Apenas os itens II e IV. c) Apenas o item II. d) Apenas os itens I, III e IV. e) Todos os itens. GABARITO: 25A 26D 27D 28B 29E 30D |
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Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Capão do Leão - Pontua Concursos - 2012" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 03/07/2025 às 23:22. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=134