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(25/Jan) | Professor de Filosofia - Goianésia do Pará - CONED - 2012 | ||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
QUESTÃO - 26 A conhecida teoria das ideias de Platão distingue quatro formas ou graus de conhecimento, que vão do grau inferior ao superior: crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual. Desta forma, conforme o filósofo grego Platão, está correto dizer que A) os dois primeiros graus formam o que ele chama de conhecimento inteligível, enquanto os dois últimos formam o conhecimento sensível B) a crença é nossa confiança no conhecimento sensorial: cremos que as coisas são tais como as percebemos em nossas sensações C) a opinião é nossa aceitação do que nos ensinaram sobre as coisas ou o que delas pensamos conforme nossas intuições intelectuais D) os dois primeiros graus de conhecimento nos oferecem as essências das coisas E) o raciocínio treina e exercita nosso pensamento para o mundo sensível QUESTÃO - 27 O filósofo inglês Francis Bacon elaborou uma teoria conhecida como a crítica dos ídolos (a palavra ídolo vem do grego eidolon e significa "imagem"). De acordo com Bacon, existem quatro tipos de ídolos ou de imagens que formam opiniões cristalizadas e preconceitos, que impedem o conhecimento da verdade. Assim é correto afirmar que os ídolos são A) ídolos do templo, ídolos da escola, ídolos do teatro e ídolos da igreja B) ídolos da caverna, ídolos do fórum, ídolos do cinema e ídolos da tribo C) ídolos da taverna, ídolos do templo, ídolos do teatro e ídolos da tribo D) ídolos da escola, ídolos do fórum, ídolos do cinema e ídolos da igreja E) ídolos da caverna, ídolos do fórum, ídolos do teatro e ídolos da tribo QUESTÃO - 28 Descartes, filósofo da Idade Moderna, localizava a origem do erro em duas atitudes que chamou de atitudes infantis ou preconceitos da infância. Está correto afirmar que tais posturas preconceituosas são A) prevenção e precipitação B) investigação e decepção C) pretensão e reflexão D) reflexão e ambição E) prevenção e reflexão QUESTÃO - 29 Jonh Locke é o iniciador da teoria do conhecimento propriamente dita porque se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos, a origem de nossas ideias e nossos discursos, a finalidade das teorias e as capacidades do sujeito cognoscente relacionadas com o objeto que ele pode conhecer. Assim, acerca da origem do conhecimento para Locke, está correto afirmar que A) toda e qualquer forma de conhecimento nos é dado pelo espírito B) todas as ideias e todos os princípios do conhecimento derivam da experiência sensível C) somente o intelecto elabora todo o material do conhecimento e, por esse motivo, pode-se dizer que não há nada em nosso entendimento que não tenha vindo propriamente da inteligência D) não se pode confiar seguramente nas percepções e sensações visto que estas são falhas e não permitem atingir a verdade E) o modelo perfeito de conhecimento verdadeiro é a matemática, que depende exclusivamente do uso da razão. Essa é, portanto, a fonte única e segura do conhecimento QUESTÃO - 30 O sujeito ético-moral é somente aquele que preencher os seguintes requisitos: A) ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si B) saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais C) não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir livremente D) dizer o que as coisas são, como são e por que são. Enunciar, pois, juízos de fato E) ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros QUESTÃO - 31 Embora a metafísica cristã seja uma reelaboração da metafísica grega, muitas das ideias gregas não poderiam ser aceitas pelo cristianismo. Deste modo, algumas diferenças acarretaram grandes mudanças na metafísica herdada dos gregos, entre elas pode-se afirmar que para eles 1. o mundo (sensível e inteligível) é eterno; para os cristãos, o mundo foi criado por Deus a partir do nada e terminará no dia do Juízo Final 2. Deus é pessoal, é trino e por isso é dotado de intelecto (onisciente) e de vontade (onipotente); para os cristãos, a divindade é uma força cósmica racional, impessoal 3. o homem é um ser natural, dotado de corpo e alma, esta possuindo uma parte superior e imortal que é o intelecto ou a razão; para os cristãos, o homem é um ser misto, natural por seu corpo, mas sobrenatural por sua alma imortal 4. o conhecimento é uma atividade do intelecto (o êxtase místico de que falavam os neoplatônicos não era algo misterioso ou irracional, mas a forma mais alta da intuição intelectual); para os cristãos, a razão humana é limitada e imperfeita, incapaz de, por si mesma e sozinha, alcançar a verdade, precisando ser socorrida e corrigida pela fé e pela revelação Estão corretas apenas as afirmativas: A) 1, 3 e 4 B) 1, 2 e 3 C) 2, 3 e 4 D) 3 e 4 E) 2 e 4 QUESTÃO - 32 Aristóteles, ao criar a Lógica, não a considerou como ciência (teórica, prática e produtiva), mas como um instrumento para as ciências. A palavra grega órganon - conjunto das obras lógicas aristotélicas - quer dizer "instrumento". Sendo assim, a lógica possui características bem distintas de outros métodos ou instrumentos, cujas peculiaridades da lógica podem ser identificadas 1. dialética: é adequada para os assuntos sobre os quais só existem opiniões e nos quais só cabe a persuasão. 2. formal: se ocupa com a forma pura e geral dos pensamentos, expressos por meio da linguagem; 3. propedêutica: é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica; 4. normativa: fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro; Estão corretas apenas as peculiaridades A) 1, 3 e 4 B) 1, 2 e 3 C) 2, 3 e 4 D) 3 e 4 E) 2 e 4 QUESTÃO - 33 A noção de estética, quando formulada e desenvolvida nos séculos XVIII e XIX, concebia as artes como belas-artes e pressupunha que 1. a arte é uma atividade humana dependente da política, visto que a sua finalidade é servir os grupos economicamente dominantes e dirigentes, isto é, aqueles que podem pagar pelas obras de arte 2. a arte é produto da experiência sensorial ou perceptiva (sensibilidade), da imaginação e da inspiração do artista como criador autônomo ou livre 3. a finalidade da arte é desinteressada (não utilitária) ou contemplativa. Em outras palavras, a obra de arte não está a serviço do culto, nem da prática moral das virtudes, assim como não está destinada a produzir objetos de uso e de consumo, e sim a propiciar a contemplação da beleza 4. o belo é diferente do bom e do verdadeiro. O bem é objeto da ética; a verdade, objeto da ciência e da metafísica; e a beleza, o objeto próprio da estética Estão corretas apenas as afirmativas A) 1, 3 e 4 B) 1, 2 e 3 C) 2, 3 e 4 D) 3 e 4 E) 2 e 4 QUESTÃO - 34 Quando examinamos as virtudes definidas pelo cristianismo, descobrimos que, embora as aristotélicas não sejam afastadas, deixam de ser as mais relevantes. O quadro cristão de virtudes e vícios pode ser assim resumido: 1. Virtudes cardeais: gula, avareza, preguiça, luxúria, cólera, inveja e orgulho 2. Pecados capitais: gula, avareza, preguiça, luxúria, cólera, inveja e orgulho 3. Virtudes morais: fé, esperança, caridade 4. Virtudes teologais: fé, esperança, caridade Estão corretas apenas as afirmativas: A) 1, 3 e 4 B) 1, 2 e 3 C) 2, 3 e 4 D) 3 e 4 E) 2 e 4 QUESTÃO - 35 Quais auxílios divinos sem, os quais, a vida ética - na Idade Média - seria impossível? 1. Aos humanos, cabe ignorar a vontade e a lei de Deus, cumprindo somente as leis humanas 2. Considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever 3. Por meio da revelação, somente aos reis e governantes Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo 4. Deve-se obedecer, obrigatoriamente e sem exceção, à lei divina revelada São corretas apenas os auxílios A) 1, 3 e 4 B) 1, 2 e 3 C) 2, 3 e 4 D) 3 e 4 E) 2 e 4 GABARITO 26B 27E 28A 29B 30B 31A 32C 33C 34E 35E |
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Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Goianésia do Pará - CONED - 2012" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 03/07/2025 às 21:58. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=135