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(02/Abr) | Professor de Filosofia - Laranjal Paulista - Instituição Soler - 2012 | ||
Conhecimentos Específicos
11. Com base nos princípios da consequência lógica. I - Diz-se que um fenômeno é consequente quando seu aparecimento segue regularmente o surgimento de um fenômeno anterior. II - A consequência é uma proposição que se segue de outra numa inferência e que exprime a consequência da primeira. III - Diz-se que uma pessoa usa a consequência lógica quando ela se revela coerente em seus pensamentos, palavras, atos e no conjunto de sua personalidade. IV - Proposição que decorre necessariamente de outra e que, uma vez admitidos os princípios ou as hipóteses, não podemos negar sem entrar em contradição. Assinale a alternativa correta: a) I, II e IV. b) Apenas a III. c) Apenas a IV. d) Todas as alternativas. 12. Segundo Aristóteles, a quantificação é uma das dez categorias caracterizada pela possibilidade de se medir ou contar algo, qual alternativa abaixo condiz com essa teoria? a) Em um sentido geral, o termo designa uma grandeza considerada mensurável apenas, abstraindo-se da qualidade. b) Dividir cada uma das possibilidades que se examinassem em tantas parcelas quantas possíveis e quantas necessárias fossem para melhor resolvê-las. c) Jamais acolher alguma coisa como verdadeira e finita que não conhecesse com o máximo de evidências. d) Para se alcançar com certeza criou a geometria analítica, na qual, convertem-se grandezas e propriedades geométricas em propriedades algébricas de quantidades. 13. Para Heidegger "a essência do ser-aí reside em sua existência, isto é, no fato de ultrapassar, de transcender, de ser originariamente ser-no-mundo". Assinale a alternativa que expressa o pensamento de "existência humana" do autor: a) O fim das ações humanas (individuais e coletivas) consiste na busca da felicidade através do exercício da virtude. b) A existência não é uma das divisões do ser humano e não se opõe a essência. c) Enquanto os entes (ser que existe) são fechados em seu universo circundante, o homem é, graças a linguagem, o ser. d) A essência precede a existência e a liberdade é a existência do homem. 14. Wittgenstein, chamado de "o pai da filosofia da linguagem", afirma que "o significado de uma palavra é dado pelo seu uso na linguagem" e que "o mesmo tipo de termo linguístico poderá ter significados diferentes em diferentes contextos". Nesse contexto de linguagem referente ao autor podemos afirmar: I - O processo de elucidação da linguagem, que não faz parte da prática filosófica, deve ser realizado levando-se em conta os princípios políticos e morais do indivíduo. II - A linguagem é vista como tendo uma estrutura lógica que reflete a estrutura lógica do real (teoria pictórica do significado) sendo a tarefa do filósofo estabelecer as condições dessa relação, determinando assim a possibilidade do significado. III - Pode haver uma multiplicidade de usos que fazemos de palavras e expressões, sem que haja nenhuma essência definidora de linguagem enquanto tal (jogo de linguagem). IV - A análise da linguagem deve ser vista como consideração dos usos, das formas de vida a que pertencem e dos contextos de comunicação em que se inserem. Assinale a alternativa correta: a) I, II e III. b) II, III e IV. c) Apenas a IV. d) Todas as alternativas. 15. Teoria que diz respeito à relação entre os signos e o real, isto é, os objetos significados; seus conceitos centrais são o próprio significado, a referência: a relação entre o signo e o objeto, e a verdade: a correspondência efetiva entre o signo e o objeto nessa relação; a relação de significação é interpretada de diferentes maneiras pelas várias correntes teóricas na linguística e na filosofia, que procuram explicar como se dá a referência de um signo a um objeto e em que condição se pode definir essa relação como verdadeira; temos nessa teoria, entre outros, os convencionalistas, construtivistas, naturalistas, e verificacionistas. Esta teoria se refere a: a) Predicação. b) Modalidades. c) Semântica. d) Pragmática. 16. "Quem são os verdadeiros filósofos? Aqueles que amam a verdade" (Platão). "A crença forte só prova a sua força, não há a verdade daquilo em que se crê" (Nietzsche). "Não há verdade primeira, só há erros primeiros" (Bachelard). Para a atitude crítica ou filosófica, a verdade nasce da decisão e da deliberação de encontrá-la, da consciência da ignorância, do espanto, da admiração e do desejo de saber. Nessa busca, a Filosofia é herdeira de três grandes concepções da verdade: a) Evidência - conservador - verificação. b) Dogmática - sintaxe - semântica. c) Prática-coerência - juízo-real - uso-valor. d) Ver-perceber - falar-dizer - crer-confiar. 17. Na acepção filosófica os sentidos são: a) Concepções da semântica como capacidade de questionar coisas, sentimentos, fatos e pessoas. b) Órgãos receptores que nos trazem impressões sobre os objetos externos (tato, olfato, paladar, visão e audição). c) Atos de percepção que formam mentalmente representações sobre objetos externos a partir de dados sensoriais. d) Princípios de substâncias sensoriais, segundo os quais "todos os fenômenos e experiências vão sendo adquiridas e armazenadas conforme contato com objetos e a variações dos mesmos". 18. Em filosofia, o conceito de "mundos possíveis" é usado para expressar: a) Princípios de permanência e transformação. b) Dependências e processos sociais (trabalho e facticidade). c) Modalidades (possibilidade, necessidade e contingência). d) Ideologia, identidade e utopia. 19. Podemos definir a noção de "necessidade lógica" como sendo: a) Obrigação expressa por um imperativo categórico. b) Determinação de um encadeamento causal, relação em que uma mesma causa determina sempre um mesmo efeito. c) O ser necessário é aquele que não depende de nenhuma outra causa ou condição de existir. d) Necessária à proposição cuja contraditória implica a contradição, seja em termos absolutos, seja dependendo de certos pressupostos do universo do discurso. 20. Sobre a validade lógica é correto afirmar que: a) Se estabelece em relação à sua coerência interna e à sua correspondência com as leis lógicas e os princípios dedutivos sem levar em conta a materialidade, isto é, o conteúdo dos juízos que o compõem. b) Esta relacionada por um lado àquilo que é bom, útil, positivo e, por outro lado, à de prescrição, ou seja, à de algo que deve ser realizado. c) Em seu sentido originário, o termo designa uma qualidade ou característica de algo, uma força ou poder de algo. d) É uma causa externa da possibilidade do conhecimento, embora seja, a realidade considerada em si mesma, independentemente da relação de outros conhecimentos. GABARITO: 11 - D 12 - A 13 - C 14 - B 15 - C 16 - D 17 - B 18 - C 19 - D 20 - A |
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Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Laranjal Paulista - Instituição Soler - 2012" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 03/07/2025 às 16:25. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=141