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Provas de concursos e vestibular

 
(28/Abr) Professor de Filosofia - Rondônia - FUNCAB - 2013
 
Questão 33
A concepção de desenvolvimento que deriva da corrente filosófica "Empirismo" e que se preocupa em explicar os comportamentos observáveis do sujeito é chamada de concepção:
A) ambientalista.
B) inatista.
C) cognitivista.
D) interacionista.
E) mediadora.

Questão 34
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:
A) subordinar a educação à sociedade, tendo como função a preparação de recursos humanos por meio da profissionalização.
B) valorizar a autoeducação, a experiência direta sobre o meio pela atividade e o ensino centrado no aluno e no grupo.
C) acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, através do qual o aluno deve atingir pelo seu próprio esforço, sua plena realização.
D) considerar a educação um processo interno, que parte das necessidades e dos interesses individuais.
E) focar no aprender a aprender, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente.

Questão 35
Segundo Gardner (1987, p.87), "Nós somos todos tão diferentes em grande parte porque possuímos diferentes combinações de inteligência." De acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, os indivíduos se diferem de acordo com o perfil particular de inteligência que apresentam durante a vida. Essa diferenciação:
A) se dá puramente por motivos genéticos.
B) é mensurada por testes de respostas curtas.
C) ocorre por razões genéticas e ambientais.
D) é mensurada pelo nível de QI do sujeito.
E) é determinada pela capacidade lógica.

Questão 36
O nascimento da Filosofia na Grécia antiga promoveu uma mudança radical no modo como os homens concebiam a si próprios e todas as outras coisas do universo, até então orientado, exclusivamente, pela tradição mítica. É correto afirmar que a Filosofia nascente:
A) anula a noção de causalidade encontrada no pensamento mítico.
B) é uma cosmogonia, narrativa espetacular sobre o nascimento e a organização do mundo.
C) surge já no período homérico, embora só alcance seu apogeu na Grécia arcaica.
D) concebe a criação de todas as coisas por um princípio natural e imutável, que se chama physis.
E) se baseia em verdades reveladas, que não necessitam de provas para serem aceitas.

Questão 37
Os saberes filosófico e científico apresentam aspectos comuns e singulares. Ambos, contudo, se distinguem do senso comum - conjunto de concepções, crenças e pré-noções que norteiam as pessoas na vida do cotidiano. É correto afirmar que a Filosofia e a Ciência:
A) abordam a realidade como um todo, sem fragmentá-la em conhecimentos particulares.
B) operam por meio de generalizações, já que reúnem, numa mesma ideia ou opinião, coisas e fatos semelhantes.
C) aspiram à objetividade do conhecimento, enquanto que o senso comum é frequentemente subjetivo.
D) constituem conhecimentos recebidos de modo espontâneo pela tradição.
E) têm como objetivo conhecer a estrutura causal do mundo, ao passo que o senso comum é pragmático.

Questão 38
No âmbito da Filosofia das ciências, é nítida a controvérsia entre o austríaco Karl Popper e o norte-americano Thomas Kuhn. Embora esses autores critiquem a ideia de evolução e progresso lineares da ciência, enxergam as mudanças e as descontinuidades científicas de forma distinta. É correto afirmar que:
A) de acordo com Kuhn, a teoria não pode ser falsificada ou refutada por fatos científicos.
B) para Kuhn, a reelaboração científica decorre da perda de coerência interna de uma teoria, e não da incapacidade desta de resolver novos problemas colocados.
C) segundo Popper, a "revolução científica" ou "crise de paradigma" - se dá com a refutação ou a falsificação de uma teoria.
D) na visão de Kuhn, a coerência interna de uma teoria é ameaçada apenas em parte por fatos científicos novos, já que não há mudanças totais de modelos teóricos.
E) segundo Popper, a solução para o problema da demarcação entre a verdadeira ciência e as suas imitações é que essas últimas são refutáveis ou falsificáveis, enquanto a primeira, não.

Questão 39
"A filosofia política grega começou com a reflexão sobre a tensão entre o reconhecimento de que a polis era, num sentido, natural e, em outro, uma coisa artificial" (MINOGUE, Kenneth. Política: uma brevíssima introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998, p. 23)
Essa tensão se deu, no contexto grego antigo, entre:
A) Platão e Aristóteles.
B) Sócrates e os sofistas.
C) Aristóteles e os sofistas.
D) os cosmologistas e os sofistas.
E) os próprios sofistas.

Questão 40
O positivismo, assim chamado por se limitar ao que é positivamente dado, evita todo tipo de especulação filosófica. É INCORRETO afirmar que a filosofia positivista:
A) descarta as explicações teleológicas (finalistas), consideradas não científicas.
B) considera a descrição de fenômenos sensoriais a forma mais elevada de conhecimento.
C) se baseia em noções de causalidade.
D) defende a superação absoluta das ilusões teológicas e metafísicas.
E) está associada, pelo menos na sua origem, à teoria evolucionista.

Questão 41
As indagações sobre as possibilidades de o homem conhecer o real de modo acertado e seguro deram origem a duas correntes filosóficas totalmente opostas: o racionalismo e o empirismo. Acerca delas, é correto afirmar que:
A) o racional ismo tem base no método hipotético-dedutivo e o empirismo no método indutivo.
B) o conhecimento empírico (sensível ou sensorial) é direto e imediato, não necessitando de provas ou demonstrações.
C) a razão é afetada pela experimentação sensível, de acordo com os racionalistas.
D) os pensamentos resultam direta e exclusivamente da experiência sensível, segundo os empiristas.
E) o racionalismo cartesiano não admite a possibilidade de conhecimento a priori ou inato.

Questão 42
O termo dialética assumiu significados distintos na história da Filosofia. Na Grécia antiga, onde teve origem, a dialética era a "arte do diálogo". Na etapa moderna, é o modo de pensar as contradições da realidade. É correto dizer que a dialética é:
A) em Aristóteles, a dedução feita a partir de premissas consideradas verdadeiras ou científicas.
B) em Kant, a alma do progresso científico e o único princípio através do qual se pode estabelecer a verdade.
C) em Hegel, o movimento da razão e do real, concebido como a sucessão contínua de uma realidade por outra nova, que aniquila totalmente a anterior.
D) em Platão, o instrumento que permite a superação do mundo sensível e o alcance da ordem da verdade.
E) em Karl Marx, o método do materialismo histórico que explica as mudanças sociais a partir das contradições do pensamento.

Questão 43
Aética, ou filosofia moral, é a reflexão teórica sobre os fundamentos dos valores morais que dão sentido à vida concreta dos homens. Entre as várias correntes da ética surgidas na tradição filosófica, é INCORRETO afirmar que:
A) para Platão, a prática do Bem, está condicionada à sua compreensão prévia.
B) segundo Aristóteles, a justiça é uma virtude moral ou política que consiste em tratar a todos como iguais, a despeito das diferenças.
C) de acordo com Jean Jacques Rousseau, a consciência moral e o sentimento do dever são inatos.
D) segundo o imperativo categórico kantiano, o agir moral é o agir racionalmente de acordo com o dever.
E) de acordo com os princípios de Jeremy Bentham, a ação só é correta na medida em possibilita a felicidade e diminui ou afasta o sofrimento.

Questão 44
O problema da liberdade humana é, tradicionalmente, um tema importante da Filosofia. A ideia ou o conceito de liberdade foi colocado por diferentes perspectivas teóricas. É correto afirmar que:
A) a liberdade, para os gregos antigos, só podia ser exercida na esfera privada ou doméstica, já que, na polis (esfera pública), os cidadãos estavam submetidos às leis da coletividade.
B) o livre-arbítrio não é facultado ao homem, que se tornou refém da maldade instalada no mundo pelo Pecado Original, segundo São Tomás de Aquino.
C) o homem está submetido a apetites e desejos ligados ao conatus (princípio natural de auto conservação), não podendo jamais ser livre, de acordo com Baruch Espinosa.
D) o homem é livre na medida em que age por escolha ou vontade individual, mesmo em desacordo com sua própria natureza racional.
E) a liberdade, para Hegel, coincide com a cultura, que permite ao homem dominar a natureza, dobrando-a à sua vontade.

Questão 45
O conceito de ideologia possui uma variedade de significados. O mais conhecido, entretanto, é o de Karl Marx. De acordo com o autor, é correto afirmar que a ideologia:
A) é um fenômeno de infraestrutura, já que se manifesta, principalmente, na base econômica da sociedade.
B) tem por objetivo ocultar ou disfarçar a divisão da sociedade em classes antagônicas e a dominação de uma sobre a outra.
C) serve para transformar a realidade social, na medida em que organiza e prepara o pensamento dos homens para a ação política revolucionária.
D) permite a construção da unidade social, pois agrupa os homens em torno de crenças e ideias comuns.
E) consiste em preconceitos, ideias tradicionais e prenoções inteiramente subjetivas que impedem o cientista de tratar o fato social como "coisa" científica.

Questão 46
Os filósofos Thomas Hobbes e John Locke, ambos ingleses, pertencem à mesma escola de pensamento, o jusnaturalismo ou teoria do direito natural. É correto afirmar que esses autores defendiam em comum:
A) a transmissão do poder dos indivíduos a um soberano ou governo, ao qual deveriam se submeter incondicionalmente.
B) a noção de que o poder político legítimo deriva de um contrato firmado entre indivíduos livres e iguais por natureza.
C) a indivisibilidade do poder político ou a soberania absoluta, condição indispensável para a manutenção da paz e da ordem.
D) a ideia do "estado de natureza" como um estado contínuo de guerra, no qual reinam a competição, a desconfiança e o medo.
E) a concepção de que os homens são portadores de direitos naturais imprescritíveis e inalienáveis, e que cabe ao Estado salvaguardá-los.

Questão 47
Karl Marx e Hegel apresentam teorias políticas e sociais antagônicas. Contudo, é correto afirmar que ambos:
A) defendem a ampliação da esfera do Estado, que é visto como condição de sociabilidade.
B) concebem o Estado como unidade perfeita que supera as contradições da sociedade civil.
C) percebem o Estado e as outras instituições sociais como manifestações do desenvolvimento da consciência ou espírito humano.
D) pensam o indivíduo como ser social, negando, assim, a anterioridade dos indivíduos à sociedade.
E) concebem o Estado como o reino da liberdade, que consiste na obediência às leis e na realização do dever coletivo.

Questão 48
A estética é um dos campos tradicionais da Filosofia e trata da arte, da questão da beleza e dos gostos.
Entre os filósofos, é correto afirmar que:
A) segundo John Locke, a qualidade do belo pertence às coisas em si mesmas, e, portanto, não depende da percepção ou dos sentidos de quem as contempla.
B) para Immanuel Kant, a beleza é uma ideia universal da razão, e, portanto, não guarda relação com a subjetividade do sujeito.
C) de acordo com Platão, a beleza não depende do gosto ou da opinião pessoal, já que é objetiva e universal.
D) segundo Aristóteles, a arte possui um fim em si mesma, que é o de propiciar ao público uma experiência estética por seus valores intrínsecos.
E) de acordo com David Hume, o gosto é totalmente intrínseco aos indivíduos, não tendo qualquer relação com os costumes de uma cultura.

Questão 49
A expressão "indústria cultural" foi cunhada por Theodor Adorno e Max Horkheimer na obra intitulada "Dialética do Esclarecimento". Essa expressão compreende a ideia de que:
A) as artes, antes restritas a uma minoria de pessoas, se democratizaram na era industrial através dos modernos meios de comunicação.
B) a cultura, transformada em mercadoria, se tornou restrita a um público com poder econômico para o consumo.
C) a produção em massa da arte leva as pessoas a se situarem na realidade e a pensarem criticamente sobre o mundo.
D) os bens culturais, agora fabricados em grande quantidade, podem ser escolhidos livremente no mercado pelos "consumidores".
E) a cultura é massificada no capitalismo para atender a um público ávido de entretenimento e diversão.

Questão 50
Historiadores da Filosofia no Brasil, como Silvio Romero e o padre Leonel Franca, apontavam a falta de originalidade do pensamento filosófico produzido no país, que importava ideias e doutrinas da Europa. Em relação à Filosofia no Brasil, é correto afirmar que:
A) o pensamento católico conservador brasileiro inspirou-se na doutrina tomista e foi introduzido no país pelos jesuítas.
B) o evolucionismo, tal como foi colocado no país, ajudou a enfraquecer as teorias racistas que apontavam a mestiçagem como fator explicativo do "atraso" brasileiro.
C) a doutrina positivista foi introduzida no país por Benjamin Constant, em fins do século XIX, e acolhida, sobretudo, pela elite agrária.
D) a filosofia marxista alcançou seu apogeu no país em meados dos anos 1930, com a chamada intentona comunista.
E) a fenomenologia existencial entrou em declínio no país durante os anos 1960.

GABARITO:
33A
34C
35C
36D
37E
38A
39C
40B
41A
42D
43C
44E
45B
46B
47D
48C
49E
50A
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Rondônia - FUNCAB - 2013" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 03/07/2025 às 16:06. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=145