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(11/Mai) | Professor de Filosofia - Instituto Fedral - RO - Grupo Makiyama - 2013 | ||
Conhecimentos Específicos
Questão 31 Em A Política, de Aristóteles, vemos como se formaram as cidades de forma congruente à hierarquização das famílias. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica como se iniciou a materialização da cidade-estado, ou a polis helênica, propriamente dita. A Com as famílias patriarcais, que submetiam suas mulheres à escravidão. B Pela formação natural, compondo-se de pessoas com interesses em comum. C Pela necessidade de afirmar a posição precedente do indivíduo em relação à cidade. D Enquanto forma de provar que o homem vive muito melhor sozinho do que em sociedade. E Enquanto imposição de um governo de estado, que agrupava famílias para melhor controlá-las. Questão 32 Marilena Chauí, em Convite à Filosofia, afirma que a filosofia entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causa das ações humanas e do próprio pensamento é um fato tipicamente grego. Nesse sentido, a autora atribui essa afirmação ao fato A das outras culturas não demonstrarem sabedoria e conhecimento da natureza e dos seres humanos relevantes. B da Filosofia ser um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos. C das descobertas gregas se sobreporem às outras civilizações, demonstrando o domínio conhecido na Grécia antiga. D de a cultura grega ter sido absorvida pelos romanos à época da sua dominação e, posteriormente, ter sido absorvida pelos povos bárbaros. E de ser a única cultura grafada em arquivos históricos, o que permite que as suas bases sejam consultadas para pesquisas até os dias atuais. Questão 33 Platão, ao narrar O Mito da Caverna, foi emblemático e se refere de forma associativa ao mito e a sua representatividade para descrever a relação entre a filosofia e o mundo. Nesse sentido, observe as duas colunas a seguir, e associe os itens da esquerda com os da direita de forma análoga segundo o pensamento de Platão: I Prisioneiro que se liberta e sai da caverna......1. A verdade II Luz exterior do sol....................................2. Verdadeira realidade III Mundo exterior........................................3. Dialética IV Instrumento que liberta o prisioneiro..........4. Filósofo V Visão do mundo real iluminado....................5. Filosofia Assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA entre as duas colunas, de cima para baixo. A I - 4 / II - 1 / III - 2 / IV - 3 / V - 5. B I - 1 / II - 4 / III - 5 / IV - 2 / V - 3. C I - 3 / II - 2 / III - 1 / IV - 5 / V - 4. D I - 2 / II - 5 / III - 3 / IV - 4 / V - 1. E I - 5 / II - 3 / III - 4 / IV - 1 / V - 2. Questão 34 Na Grécia Antiga, na era socrática, eram conhecidas duas atitudes filosóficas: a dos sofistas e a de Sócrates. Em contrapartida a Sócrates, qual era o objeto de preocupação dos sofistas? A As relações entre corpo e mente. B As descobertas científicas. C As verdades filosóficas. D As religiões. E As opiniões. Questão 35 "A teoria do conhecimento no seu todo realiza-se como reflexão do entendimento e baseia-se num pressuposto fundamental: o de que somos seres racionais conscientes. (...) Eu, pessoa, cidadão e sujeito constituem a consciência como subjetividade ativa, sede da razão e do pensamento, capaz de identidade consigo mesma, virtudes, direitos e verdade." (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1999. p. 117 e 119). Baseando-se no excerto citado, relacione os elementos formadores da consciência (eu, pessoa, cidadão e sujeito) ao seu respectivo significado: I Eu..............1. Compreende e interpreta sua situação e sua condição. II Pessoa.......2. Elabora conceitos, ideias, juízos e teorias. III Cidadão.....3. Centro de todos os estados psíquicos. IV Sujeito......4. Indivíduo situado no tecido das relações sociais. Assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA entre as duas colunas, de cima para baixo. A I - 4 / II - 1 / III - 2 / IV - 3 B I - 1 / II - 4 / III - 3 / IV - 2 C I - 4 / II - 2 / III - 1 / IV - 3 D I - 2 / II - 3 / III - 1 / IV - 4 E I - 3 / II - 1 / III - 4 / IV - 2 Questão 36 "Quando o fazemos (imaginamos) para criar outro mundo ao qual os outros seres humanos também podem ter acesso, a imaginação passa de sonho à obra de arte. Quando o fazemos para criar um outro mundo só nosso e ao qual ninguém mais pode ter acesso, a imaginação passa do sonho à loucura. Assim, a diferença entre sonho, arte e loucura é muito pequena e frágil: a imaginação aberta aos outros (arte) ou fechada aos outros (loucura)." (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1999. p. 117 e 119). Sabendo da distinção tênue entre as diferentes formas de imaginação, associe a modalidade de imaginação ao seu respectivo significado. I- Imaginação reprodutora.......1- Presentifica o ausente por meio de imagens com forte tonalidade afetiva II- Imaginação evocadora.........2- Inventa o novo nas artes, nas ciências, nas técnicas e na Filosofia III- Imaginação irrealizadora......3- Torna ausente o presente e nos coloca vivendo numa outra realidade que é só nossa IV- Imaginação fabulosa............4- Toma suas imagens da percepção e da memória V- Imaginação criadora.............5- Cria os mitos pelos quais uma sociedade imagina sua própria origem Assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA entre as duas colunas, de cima para baixo. A I - 5 / II - 3 / III - 4 / IV - 2 / V - 1. B I - 3 / II - 2 / III - 5 / IV - 1 / V - 4. C I - 1 / II - 5 / III - 2 / IV - 4 / V - 3. D I - 4 / II - 1 / III - 3 / IV - 5 / V - 2. E I - 2 / II - 4 / III - 1 / IV - 3 / V - 5. Questão 37 "A ciência, tanto por sua necessidade de coroamento como por princípio, opõe-se absolutamente à opinião. Se, em determinada questão, ela legitimar a opinião, é por motivos diversos daqueles que dão origem à opinião; de modo que a opinião está, de direito, sempre errada." (BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008) Considerando o excerto acima, assinale a alternativa que justifica a afirmação de que a opinião está sempre errada. A A opinião é um pressuposto para a formação de um espírito científico. B A opinião designa os objetos pela utilidade, impedindo-nos de conhecê-los. C A opinião permite a formação de problemas, mas não a busca por respostas para esses mesmos problemas. D A opinião é a peça que permite a formação de um problema a ser solucionado cientificamente. E A opinião vem atrelada ao empirismo, o que a torna um elemento volátil às mudanças de comportamento. Questão 38 Bachelard, em seu livro A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento diz que nada prejudicou tanto o progresso do conhecimento científico quanto a falsa doutrina do geral, que dominou de Aristóteles a Bacon, inclusive, e que continua sendo, para muitos, uma doutrina fundamental do saber. Segundo Bachelard, o conhecimento geral se refere A ao conhecimento de várias áreas. B a um fracasso do empirismo inventivo. C à pesquisa ampla de um único assunto. D à generalidade de conhecimentos científicos. E ao exame cuidadoso de todas as seduções da facilidade. Questão 39 O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX. Bachelard afirma em seu livro A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento que o realismo pode, com razão, ser considerado a única filosofia inata. Baseando-se no exposto conforme Bachelard, analise as afirmações a seguir: I Um realista acredita ter o real a seu favor, o que lhe coloca em vantagem. II A certeza de um realista é oriunda de uma alegria avarenta. III O realista se enquadra em um complexo psicanalítico chamado Harpagon. IV Em detrimento às suas afirmações, um realista é perdulário com as suas ideias. Está CORRETO, segundo a perspectiva de Bachelard, apenas o exposto em: A I, II e IV B II, III e IV C I, III e IV D I, II e III E I, II, III e IV Questão 40 Bachelard, em seu livro A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento diz que o real é antes de tudo um alimento. Analogamente, podemos considerar como representativo da digestão do conhecimento do ser humano A a opinião sobre o real. B a interpretação do real. C o ceticismo acerca do real. D a tomada de posse do real. E a conjuntura que abrange o real. Questão 41 Leia o trecho abaixo: "Um conhecimento imediato é, por princípio, subjetivo. Ao considerar a realidade como um bem, ele oferece certezas prematuras que, em vez de ajudar, entravam o conhecimento objetivo." (BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008) Com base no excerto citado, analise as afirmações a seguir: I A grandeza é automaticamente objetiva. II O objeto científico sempre é, sob certos aspectos, um objeto novo. III Os objetos usuais assumem determinações quantitativas precisas. IV O conhecimento quantitativo não escapa, em princípio, aos perigos do conhecimento qualitativo. Está CORRETO apenas o que se afirma em: A I e II B II e III C III e IV D I e III E II e IV Questão 42 Urbano Zilles, em seu livro Filosofia e religião, afirma que a religião e a filosofia têm um objeto em comum, que é A a busca da verdade. B o conforto na salvação. C a remissão dos pecados. D a consolidação das crenças. E a procura da espiritualidade. Questão 43 Goethe afirma que a história é o combate entre a fé e a incredulidade. Partindo da desconfiança universal, Descartes adotou o procedimento conhecido por dúvida metódica, ou seja, de não aceitar nada que não ofereça garantia absoluta de verdade. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir: I A razão nunca começa do ponto zero. II A fé é a demonstração racional do empirismo. III A confiança ilimitada na razão é um ato racional. IV A própria pergunta pela razão e pela liberdade é condicionada. Está CORRETO apenas o que se afirma em: A I e II B II e III C III e IV D I e IV E I, II e III Questão 44 Baseando-se em Filosofia e religião de Urbano Zilles, estabeleça a correlação entre os conhecimentos fundamentais às suas respectivas sínteses e, posteriormente, assinale a alternativa que apresenta a correlação CORRETA, de cima para baixo. 1- Alma...........I- Síntese da vivência subjetiva 2- Universo.....II- Síntese final 3- Deus..........III- Síntese da vivência objetiva A 1 - III / 2 - II / 3 - I. B 1 - II / 2 - I / 3 - III. C 1 - I / 2 -III / 3 - II. D 1 - I / 2 - II / 3 - III. E 1 - II / 2 - III / 3 - I. Questão 45 "Somos buscadores da verdade, mas não somos seus possuidores". (Popper. Conhecimento objetivo, p. 100). Popper, ao fazer essa citação, referia-se à função do filósofo. Como é possível relacionar o significado da citação com o empirismo? A Há problemas genuinamente filosóficos que não se podem esclarecer por meio da ciência empírica. B As religiões foram fundamentadas pelo alicerce do empirismo, o que lhe dá a validade científica necessária. C O conhecimento empírico, por si só, já basta para se obter a verdade, o que exclui a religião como base científica. D O empirismo e a fé são equivalentes, pois baseiam-se em crenças passadas por conhecimentos entre gerações. E Existe uma clara visão de ciência alicerçada pelo empirismo que mantém a base filosófica das religiões, principalmente o cristianismo. Questão 46 Para Karl Marx, o que gera a religião e que ele classifica como falsa consciência é (são) A a busca pela verdade. B as estruturas econômicas. C a fragilidade do proletariado. D o poder da massa burguesa. E as relações horizontalizadas. Questão 47 Em seu livro Filosofia e religião, Urbano Zillar recupera o ponto de vista de Freud sobre a religião. Para Freud, a religião é um ponto de fuga das pessoas de A seu instinto sexual, reprimido socialmente. B seu mundo adulto, reportando-se ao mundo infantil. C sua incompreensão global dos fenômenos naturais. D sua responsabilidade em relação às outras pessoas. E seu instinto natural introvertido, que necessita compartilhar suas experiências. Questão 48 Descartes, em seu livro Princípios da Filosofia, no capítulo em que aborda o princípio do conhecimento humano, cita várias ações que caracterizam a atitude de pensar. Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO se enquadra no ato de pensar? A Sonhar. B Compreender. C Refletir. D Olhar. E Entender. Questão 49 Descartes, em seu livro Princípios da Filosofia, no capítulo em que aborda o princípio do conhecimento humano, afirma que existem coisas nas quais podemos confiar e coisas das quais devemos duvidar. Tendo em vista o ponto de vista de Descartes quanto às coisas sensíveis e às ações matemáticas, assinale a alternativa CORRETA. A Deve-se confiar nas coisas sensíveis e desconfiar das ações matemáticas. B Deve-se confiar nas ações matemáticas e desconfiar das coisas sensíveis. C Deve-se confiar tanto nas coisas sensíveis quanto nas ações matemáticas. D Deve-se desconfiar tanto das coisas sensíveis quanto das ações matemáticas. E Deve-se confiar nas ações matemáticas e nas coisas sensíveis, somente se ambas possuírem alguma ligação entre si. Questão 50 "Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática ou produtiva, mas um instrumento para as ciências". (CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 1995) Relacione as colunas entre as características da lógica, nomeadas por Aristóteles de Órganon, e o seu respectivo significado: I- Formal.......................1- Forma do pensamento universal, necessárias e imutáveis como a própria razão. II- Propedêutica..............2- Condição e fundamento necessário de todas as demonstrações III- Normativa.................3- Fornece princípios e leis que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro IV- Doutrina da Prova......4- Ferramenta necessária para iniciar uma investigação científica. V- Geral e / ou Temporal..5- Forma pura do pensamento expressa através da linguagem Assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA entre as colunas, de cima para baixo. A I - 1 / II - 2 / III - 4 / IV - 3 / V - 5 B I - 5 / II - 4 / III - 3 / IV - 2 / V - 1 C I - 3 / II - 1 / III - 2 / IV - 5 / V - 4 D I - 2 / II - 5 / III - 1 / IV - 4 / V - 3 E I - 4 / II - 3 / III - 5 / IV - 2 / V - 1 GABARITO: 31B 32B 33A 34D 35E 36D 37B 38B 39D 40D 41E 42A 43D 44C 45A 46B 47B 48D 49D 50B |
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Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Instituto Fedral - RO - Grupo Makiyama - 2013" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 03/07/2025 às 14:38. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=147