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(08/Jun) | Professor de Filosofia - Barueri - SP - SOLER - 2013 | ||
Conhecimentos Específicos
17. Assinale a alternativa correspondente. Um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural que permite ao homem transcender sua experiência. Damos nome aos objetos e estes passam a existir em nossa consciência. Logo passamos a construir um sistema de signos para expressar ideias e representações. Isto é o que chamamos de: a) Linguagem. b) Abordagem. c) Pensamento. d) Teoria. 18. De acordo com Marilena Chauí, "a lógica ocupa-se com a linguagem formal ou com a linguagem simbólico-científico. Por ser um discurso ou uma linguagem que fala de outro discurso ou de outra linguagem, se diz que ela é uma": a) Retrolinguagem. b) Metalinguagem. c) Disfunção linguística. d) Ironia. 19. No século XVII dois pontos de vista metodológicos se destacaram na busca pelo conhecimento. Enquanto um partia do geral e universal para o particular, o outro partia do particular para o geral. A alternativa correspondente é: a) Dedução e Indução. b) Indução e Dedução. c) Redução e Expansão. d) Expansão e Redução. 20. A tríade: tese, antítese e síntese faz parte da: a) Ideologia. b) Dialética. c) Sexualidade. d) Ilustração. 21. Considerando que a intuição é um tipo de conhecimento imediato, podemos classifica-la em vários tipos. O conhecimento imediato que nos é dado pelos cinco sentidos, faz da intuição: a) Racional. b) Metafísica. c) Sensível. d) Mística. 22. A frase "ordem e progresso", na bandeira nacional, expressa uma síntese da filosofia de: a) Descartes. b) Kant. c) Russel. d) Comte. 23. Indique a alternativa que corresponda a escolástica a) Inicia-se fim do Império Romano, no século III. Auxilia a exposição racional da doutrina religiosa. b) Especulação filosófico-teológica que se desenvolve do século IX até o Renascimento. Predomina nas escolas que surgem durante o Renascimento. c) Corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. d) Se não há um deus que possa ter concebido a essência do Homem, então não há nada a que possamos chamar natureza humana. 24. "Suponhamos os homens chegando àquele ponto em que os obstáculos prejudiciais à sua conservação no estado de natureza sobrepujam, pela sua resistência, as forças de que cada indivíduo dispõe para manter-se nesse estado. Então, esse estado primitivo já não pode subsistir, e o gênero humano, se não mudasse de vida, pereceria." (ROUSSEAU). O pensamento de Rousseau fez parte de um movimento fundamental na derrubada do Antigo Regime. Trata-se do: a) Positivismo. b) Marxismo. c) Iluminismo. d) Subjetivismo. 25. Dentre as inúmeras contribuições de Jean-Jaques Rosseau à Filosofia destaca-se sua defesa da legitimidade do poder enquanto expressão: a) Da religiosidade b) Da legalidade do absolutismo monárquico c) Vontade da maioria, sendo considerado o pai da democracia moderna. d) Do contrato social via regime totalitário. Com base no texto a seguir responda as questões 26 e 27. "Não há nada mais ordinariamente admitido do que a existência de certos princípios, tanto especulativos como práticos (pois referem-se aos dois), com os quais concordam universalmente todos os homens. À vista disso, argumentam que devem ser uniformes as impressões recebidas pelas almas dos homens em seus seres primordiais, que, transportadas por eles ao mundo, mostram-se tão necessárias e reais como o são quaisquer de suas faculdades inatas". Locke 26. Texto acima John Locke critica faz uma crítica: a) Aos que negam a existência de ideias inatas. b) Aos que defendem existência de ideias inatas. c) Ao negam o pensamento cartesiano. d) Ao sistema político que abre espaço para classe burguesa. 27. Locke fez parte de grupo de filósofos conhecidos como: a) Empiristas. b) Racionalistas. c) Patrística. d) Existencialista. 28. Corresponde a lógica clássica: a) Os chamados conectivos lógicos de negação, conjunção, disjunção, implicação e bicondicional, sobre os quantificadores existencial e universal e sobre o predicado de igualdade; e sobre algumas de suas extensões, como por exemplo, certos sistemas de teorias de conjuntos e certos cálculos de predicados de ordem superior. b) O princípio da (não-) contradição é, num certo sentido, restringido. Pode-se mesmo dizer que, se a força desse princípio é restringida num sistema lógico. c) A ideia de que qualquer verdade matemática é o resultado de uma construção intelectual baseada na intuição mental da série de números. d) Investigação das proposições modais e as noções de possibilidade e necessidade intimamente relacionadas com tais proposições. 29. "O silêncio desses espaços infinitos me apavora" Os pensamentos estraçalhados de Pascal São a crise de uma consciência excepcional No limiar de uma nova era O místico Pascal Contempla o céu estrelado numa vã espera de vozes O céu calou-se Estamos sós no infinito Deus nos abandonou "daquela estrela à outra A noite se encarcera Em turbinosa vazia desmesura Daquela solidão de estrela Àquela solidão de estrela" (Leminski, 1985) No texto o poeta Leminski, a citação de Pascal refere-se: a) Ao vazio existencial das sociedades pós-modernas. b) À revolução científica do século XVII, que mudou a visão de mundo. c) A crise da Igreja com o advento do islamismo. d) Ao medo das noites escuras. 30. "É em todos os seus empreendimentos que cumpre à razão submeter-se à crítica, cuja liberdade ela não pode lesar com nenhuma interdição, sem prejudicar a si própria e sem atrair para si suspeitas prejudiciais." Kant. É correto afirmar que: a) Kant critica os racionalistas por elaborarem explicações e máximas morais a partir de condições a priori, sem examinar os limites desses usos da razão. b) Kant concorda com os racionalistas e considera o uso da razão pura o caminho único e possível para descoberta. c) Kant é precursor do empirismo alemão. d) Inserido na Revolução Industrial, Kant defende o pensamento técnico para melhorar a produção industrial. 31. O caminho filosófico inaugurado por Kant, ficou conhecido como: a) Concretismo. b) Racionalismo. c) Idealismo. d) Parnasianismo. 32. "(...) qualquer que seja a maneira como procuramos pensar, sempre nos movimentamos no âmbito da tradição. Ela impera quando nos liberta do pensamento que olha para trás e nos libera para um pensamento do futuro, que não é mais planificação. Mas, somente se nos voltarmos pensando para o já pensado, seremos convocados para o que está para ser pensado." No texto, Heidegger aborda o princípio da: a) Nacionalidade. b) Igualdade. c) Identidade. d) Sexualidade. 33. "(...) fenômeno pelo qual os homens criam ou produzem alguma coisa, dão independência a essa criatura como se ela existisse por si mesmo e em si mesma, deixam-se governar por ela como se ela tivesse poder em si e por si mesma, não se reconhecem na obra que criaram, fazendo-a um ser-outro, separado dos homens, superior a eles e com poder eles." (CHAUÍ) Tal fenômeno refere-se a: a) Alienação. b) Ideologia. c) Política. d) Cultura. 34. Indica uma situação ética: a) Conjunto de valores e regras socialmente definidos por cada cultura, sobre o bem e o mal e sobre o permitido e o proibido. b) A atitude reflexiva sobre as normas morais. Não sendo essencialmente normativa, visa refletir sobre as regras morais para garantir a solidariedade, o respeito e a preservação da vida. c) O impulso racional do ser humano de fazer valer seus desejos independentemente da origem. d) Fazer valer os direitos expressos na Constituição do Estado, uma vez que a mesma é um conjunto de normas que expressam incondicionalmente a vontade de todos. 35. Quando um autor sustenta que o conhecimento filosófico é exclusivamente aquele que se realiza através da intuição, chamamos a sua Filosofia de: a) Relativista. b) Memorialista. c) Intuicionista. d) Intencionalista. 36. É essencialmente num sentimento que se dá a experiência da falta. Esta é uma primeira dificuldade, na medida em que a filosofia, e mais especificamente a filosofia moral, pouco se deteve nos sentimentos enquanto afecções específicas, distintas das emoções e das paixões. (...) Num âmbito institucional que o autoriza, alguém que acusa alguém, segundo regras, transforma-o em inculpado. Paul Ricoeur Na obra "A memória, a história, o esquecimento", o filósofo Paul Ricoeur, conforme fragmento acima, o autor discute a difícil trajetória do: a) Sucesso. b) Silêncio. c) Perdão. d) Ego. 37. Segundo Russell, a descrição da verdade requer uma congruência entre a relação da crença e uma segunda relação chamada "um fato". No caso a crença "A acredita que B ama C" requer uma congruência entre os termos da crença (A, acreditar, B, amar, C, nessa ordem) com o fato que tem B, amar e C (nessa ordem) como seus termos. Isto é, os objetos relacionados dessa forma constituem uma "unidade complexa" que, quando relacionados na mesma ordem em que também estão na minha crença, constituem o "fato correspondente à crença". (http://www.ufscar.br/~semppgfil/wpntent/uploads/2012/05/renatopereira.pdf) Logo, uma crença é verdadeira quando corresponde a: a) Uma certa unidade complexa. b) Uma ingenuidade do crente. c) Um tempo de reflexão. d) Uma dialética da razão. 38. Na concepção Nietzsche, a verdade: a) É um ponto de vista. Não é possível uma definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. b) É a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos ou não. c) É a adequação entre aquilo que se dá na realidade e aquilo que se dá na mente, num sentido concreto. d) Toda verdade é falsa. 39. O elemento da linguagem que representa a quantificação é chamado de a) Quantificador. b) Moderador. c) Qualificador. d) Norteador. 40. Frege foi um importante estudioso com grandes contribuições para a filosofia e a lógica, visto que trabalhou termos relevantes nessas áreas. É correto afirmar que Frege deixou um trabalho voltado para: a) A hermenêutica social. b) Ciência da religião c) Ciência política. d) O sentido e a referência dos nomes próprios e das sentenças declarativas. GABARITO: 17A 18B 19A 20B 21C 22D 23B 24C 25C 26B 27A 28A 29B 30A 31C 32C 33A 34B 35C 36C 37A 38A 39A 40D |
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Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Barueri - SP - SOLER - 2013" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 03/07/2025 às 15:15. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=148