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(08/Jun) Professor de Filosofia - Barueri - SP - SOLER - 2013
 
Conhecimentos Específicos

17. Assinale a alternativa correspondente.
Um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural que permite ao homem transcender sua experiência. Damos nome aos objetos e estes passam a existir em nossa consciência. Logo passamos a construir um sistema de signos para expressar ideias e representações. Isto é o que chamamos de:
a) Linguagem.
b) Abordagem.
c) Pensamento.
d) Teoria.

18. De acordo com Marilena Chauí, "a lógica ocupa-se com a linguagem formal ou com a linguagem simbólico-científico. Por ser um discurso ou uma linguagem que fala de outro discurso ou de outra linguagem, se diz que ela é uma":
a) Retrolinguagem.
b) Metalinguagem.
c) Disfunção linguística.
d) Ironia.

19. No século XVII dois pontos de vista metodológicos se destacaram na busca pelo conhecimento. Enquanto um partia do geral e universal para o particular, o outro partia do particular para o geral. A alternativa correspondente é:
a) Dedução e Indução.
b) Indução e Dedução.
c) Redução e Expansão.
d) Expansão e Redução.

20. A tríade: tese, antítese e síntese faz parte da:
a) Ideologia.
b) Dialética.
c) Sexualidade.
d) Ilustração.

21. Considerando que a intuição é um tipo de conhecimento imediato, podemos classifica-la em vários tipos. O conhecimento imediato que nos é dado pelos cinco sentidos, faz da intuição:
a) Racional.
b) Metafísica.
c) Sensível.
d) Mística.

22. A frase "ordem e progresso", na bandeira nacional, expressa uma síntese da filosofia de:
a) Descartes.
b) Kant.
c) Russel.
d) Comte.

23. Indique a alternativa que corresponda a escolástica
a) Inicia-se fim do Império Romano, no século III. Auxilia a exposição racional da doutrina religiosa.
b) Especulação filosófico-teológica que se desenvolve do século IX até o Renascimento. Predomina nas escolas que surgem durante o Renascimento.
c) Corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica.
d) Se não há um deus que possa ter concebido a essência do Homem, então não há nada a que possamos chamar natureza humana.

24. "Suponhamos os homens chegando àquele ponto em que os obstáculos prejudiciais à sua conservação no estado de natureza sobrepujam, pela sua resistência, as forças de que cada indivíduo dispõe para manter-se nesse estado. Então, esse estado primitivo já não pode subsistir, e o gênero humano, se não mudasse de vida, pereceria." (ROUSSEAU). O pensamento de Rousseau fez parte de um movimento fundamental na derrubada do Antigo Regime. Trata-se do:
a) Positivismo.
b) Marxismo.
c) Iluminismo.
d) Subjetivismo.

25. Dentre as inúmeras contribuições de Jean-Jaques Rosseau à Filosofia destaca-se sua defesa da legitimidade do poder enquanto expressão:
a) Da religiosidade
b) Da legalidade do absolutismo monárquico
c) Vontade da maioria, sendo considerado o pai da democracia moderna.
d) Do contrato social via regime totalitário.

Com base no texto a seguir responda as questões 26 e 27.
"Não há nada mais ordinariamente admitido do que a existência de certos princípios, tanto especulativos como práticos (pois referem-se aos dois), com os quais concordam universalmente todos os homens. À vista disso, argumentam que devem ser uniformes as impressões recebidas pelas almas dos homens em seus seres primordiais, que, transportadas por eles ao mundo, mostram-se tão necessárias e reais como o são quaisquer de suas faculdades inatas".
Locke

26. Texto acima John Locke critica faz uma crítica:
a) Aos que negam a existência de ideias inatas.
b) Aos que defendem existência de ideias inatas.
c) Ao negam o pensamento cartesiano.
d) Ao sistema político que abre espaço para classe burguesa.

27. Locke fez parte de grupo de filósofos conhecidos como:
a) Empiristas.
b) Racionalistas.
c) Patrística.
d) Existencialista.

28. Corresponde a lógica clássica:
a) Os chamados conectivos lógicos de negação, conjunção, disjunção, implicação e bicondicional, sobre os quantificadores existencial e universal e sobre o predicado de igualdade; e sobre algumas de suas extensões, como por exemplo, certos sistemas de teorias de conjuntos e certos cálculos de predicados de ordem superior.
b) O princípio da (não-) contradição é, num certo sentido, restringido. Pode-se mesmo dizer que, se a força desse princípio é restringida num sistema lógico.
c) A ideia de que qualquer verdade matemática é o resultado de uma construção intelectual baseada na intuição mental da série de números.
d) Investigação das proposições modais e as noções de possibilidade e necessidade intimamente relacionadas com tais proposições.

29. "O silêncio desses espaços infinitos me apavora"
Os pensamentos estraçalhados de Pascal
São a crise de uma consciência excepcional
No limiar de uma nova era
O místico Pascal
Contempla o céu estrelado numa vã espera de vozes
O céu calou-se
Estamos sós no infinito
Deus nos abandonou
"daquela estrela à outra
A noite se encarcera
Em turbinosa vazia desmesura
Daquela solidão de estrela
Àquela solidão de estrela"
(Leminski, 1985)
No texto o poeta Leminski, a citação de Pascal refere-se:
a) Ao vazio existencial das sociedades pós-modernas.
b) À revolução científica do século XVII, que mudou a visão de mundo.
c) A crise da Igreja com o advento do islamismo.
d) Ao medo das noites escuras.

30. "É em todos os seus empreendimentos que cumpre à razão submeter-se à crítica, cuja liberdade ela não pode lesar com nenhuma interdição, sem prejudicar a si própria e sem atrair para si suspeitas prejudiciais." Kant. É correto afirmar que:
a) Kant critica os racionalistas por elaborarem explicações e máximas morais a partir de condições a priori, sem examinar os limites desses usos da razão.
b) Kant concorda com os racionalistas e considera o uso da razão pura o caminho único e possível para descoberta.
c) Kant é precursor do empirismo alemão.
d) Inserido na Revolução Industrial, Kant defende o pensamento técnico para melhorar a produção industrial.

31. O caminho filosófico inaugurado por Kant, ficou conhecido como:
a) Concretismo.
b) Racionalismo.
c) Idealismo.
d) Parnasianismo.

32. "(...) qualquer que seja a maneira como procuramos pensar, sempre nos movimentamos no âmbito da tradição. Ela impera quando nos liberta do pensamento que olha para trás e nos libera para um pensamento do futuro, que não é mais planificação. Mas, somente se nos voltarmos pensando para o já pensado, seremos convocados para o que está para ser pensado." No texto, Heidegger aborda o princípio da:
a) Nacionalidade.
b) Igualdade.
c) Identidade.
d) Sexualidade.

33. "(...) fenômeno pelo qual os homens criam ou produzem alguma coisa, dão independência a essa criatura como se ela existisse por si mesmo e em si mesma, deixam-se governar por ela como se ela tivesse poder em si e por si mesma, não se reconhecem na obra que criaram, fazendo-a um ser-outro, separado dos homens, superior a eles e com poder eles."
(CHAUÍ) Tal fenômeno refere-se a:
a) Alienação.
b) Ideologia.
c) Política.
d) Cultura.

34. Indica uma situação ética:
a) Conjunto de valores e regras socialmente definidos por cada cultura, sobre o bem e o mal e sobre o permitido e o proibido.
b) A atitude reflexiva sobre as normas morais. Não sendo essencialmente normativa, visa refletir sobre as regras morais para garantir a solidariedade, o respeito e a preservação da vida.
c) O impulso racional do ser humano de fazer valer seus desejos independentemente da origem.
d) Fazer valer os direitos expressos na Constituição do Estado, uma vez que a mesma é um conjunto de normas que expressam incondicionalmente a vontade de todos.

35. Quando um autor sustenta que o conhecimento filosófico é exclusivamente aquele que se realiza através da intuição, chamamos a sua Filosofia de:
a) Relativista.
b) Memorialista.
c) Intuicionista.
d) Intencionalista.

36. É essencialmente num sentimento que se dá a experiência da falta. Esta é uma primeira dificuldade, na medida em que a filosofia, e mais especificamente a filosofia moral, pouco se deteve nos sentimentos enquanto afecções específicas, distintas das emoções e das paixões. (...) Num âmbito institucional que o autoriza, alguém que acusa alguém, segundo regras, transforma-o em inculpado.
Paul Ricoeur
Na obra "A memória, a história, o esquecimento", o filósofo Paul Ricoeur, conforme fragmento acima, o autor discute a difícil trajetória do:
a) Sucesso.
b) Silêncio.
c) Perdão.
d) Ego.

37. Segundo Russell, a descrição da verdade requer uma congruência entre a relação da crença e uma segunda relação chamada "um fato". No caso a crença "A acredita que B ama C" requer uma congruência entre os termos da crença (A, acreditar, B, amar, C, nessa ordem) com o fato que tem B, amar e C (nessa ordem) como seus termos. Isto é, os objetos relacionados dessa forma constituem uma "unidade complexa" que, quando relacionados na mesma ordem em que também estão na minha crença, constituem o "fato correspondente à crença".
(http://www.ufscar.br/~semppgfil/wpntent/uploads/2012/05/renatopereira.pdf)
Logo, uma crença é verdadeira quando corresponde a:
a) Uma certa unidade complexa.
b) Uma ingenuidade do crente.
c) Um tempo de reflexão.
d) Uma dialética da razão.

38. Na concepção Nietzsche, a verdade:
a) É um ponto de vista. Não é possível uma definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira.
b) É a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos ou não.
c) É a adequação entre aquilo que se dá na realidade e aquilo que se dá na mente, num sentido concreto.
d) Toda verdade é falsa.

39. O elemento da linguagem que representa a quantificação é chamado de
a) Quantificador.
b) Moderador.
c) Qualificador.
d) Norteador.

40. Frege foi um importante estudioso com grandes contribuições para a filosofia e a lógica, visto que trabalhou termos relevantes nessas áreas. É correto afirmar que Frege deixou um trabalho voltado para:
a) A hermenêutica social.
b) Ciência da religião
c) Ciência política.
d) O sentido e a referência dos nomes próprios e das sentenças declarativas.

GABARITO:

17A
18B
19A
20B
21C
22D
23B
24C
25C
26B
27A
28A
29B
30A
31C
32C
33A
34B
35C
36C
37A
38A
39A
40D
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Barueri - SP - SOLER - 2013" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 03/07/2025 às 15:15. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=148