Você está em Pratique > Provas
Provas de concursos e vestibular
(01/Mar) | Vacaria - RS - FUNDATEC - 2021 | |||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
QUESTÃO 31 – Considerando a relação entre ética e moral, analise as assertivas abaixo: I. Ética e moral são termos desconexos etimologicamente; sendo que ética é derivado de "ethos" do Latim, enquanto Moral vem de "morus" de origem grega. Portanto, ambos os termos remetem propriamente ao costume de um povo. II. No senso comum, a ética apresenta significado positivo, enquanto a moral tem uma intepretação negativa. Sendo assim, acreditamos que, ao elogiar alguém que é generoso e justo, estamos evidenciando que ele agiu eticamente. III. Para Jean Piaget, a moral tem relação com um conjunto de regras e valores, tendo o objetivo de regular as pessoas. Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas I e III. E) Apenas II e III. QUESTÃO 32 – O filosofo Immanuel Kant, ao refletir sobre a Filosofia Moral, faz menção de que devemos "agir de maneira que nossa ação possa tornar-se universal". Ao fazer essa declaração, o filosofo está apresentando a ética como: A) A busca da harmonia individual, de alguma forma de felicidade. B) A busca da harmonia universal, da felicidade do cidadão participativo. C) Um agir coletivo visando um ethos universal. D) Uma ciência universal que revela o "ente" singular em uma intenção programada e eurocêntrica. E) Justiça, verdade universal, uma revelação do conhecimento prático, uma busca do belo em si e para si. QUESTÃO 33 – A desigualdade social vem crescendo em todo mundo. Apesar de ser uma discussão antiga, não há consenso entre os especialistas sobre qual sistema econômico gera mais desigualdade. Nessa perspectiva de debate, o filósofo Rousseau afirmou que existiam as desigualdades: A) Econômica e social. B) Física e natural. C) Física ou natural; moral e política. D) Social e natural. E) Política e contratual. QUESTÃO 34 – Considerando as orientações curriculares nacionais do ensino de filosofia, assinale a alternativa INCORRETA. A) Como disciplina, a filosofia deve propor uma formação que qualifica para a cidadania e para "o trabalho". B) A relação do educando com o conhecimento deve oferecer condições de aprendizagem que possibilitem a flexibilidade com as novas condições e a realidade do cotidiano. C) A prática do ensino de filosofia deve propor o conhecimento vivo, fornecendo instrumentos de perspectivas e possibilidades. D) O ensino de filosofia tem como finalidade tirar o educando do senso comum, oferendo a possibilidade do que é certo, ético, correto e verdadeiro; características específicas que nenhuma outra disciplina o faz. E) O ensino de filosofia não tem como finalidade apenas preparar o educando para o mundo do trabalho, para interesses midiáticos. Portanto, é uma formação que postula constituir o educando como sujeito do processo. QUESTÃO 35 – A filosofia ficou décadas fora do currículo escolar, porém, assim como todas as disciplinas, ela tem sua finidade e seu ethos, logo, quando a Lei nº 9.394/1996 afirma que, ao final do ensino médio, o estudante de filosofia e sociologia "deve dominar os conteúdos necessários para a cidadania", o documento está propondo que a disciplina tenha: A) Um viés ideológico de esquerda. B) Um paradigma de transformação social. C) Papel de construir um especialista do conteúdo. D) A função de ser diferente e com mais eficiência do que as outras disciplinas. E) A sua própria identidade como disciplina. QUESTÃO 36 – Considerando as orientações curriculares do ensino de filosofia, assinale a alternativa que representa uma tarefa do professor de filosofia. A) Cumprir com eficiência e perfeição o planejamento do conteúdo programático. B) Incluir valores éticos, estéticos e verdadeiros ao educando. C) Não doutrinar, não instigar valores, mas causar habilidades e competências para o raciocínio filosófico. D) Apresentar os textos originais dos filósofos, comparando e relacionando com as verdades atuais. E) Colocar os educandos no mundo do conhecimento, postulando a torná-los como conhecedores da filosofia da mesma maneira que Sócrates o fez; ou seja, "acreditando que nada sabia". QUESTÃO 37 – O Brasil vem vivenciado uma prática política, a qual é uma extensão da sociedade civil em que tanto os políticos quanto os cidadãos acreditam que, para conseguir determinadas vantagens, é necessário utilizar de certos mecanismos legais e ilegais, não importando o caminho, mas o objetivo em que se quer chegar. Esse mecanismo vem de encontro ao pensamento de um dos maiores tratados sobre filosofia política, em que fica claro que não importa o caminho, mas o resultado a ser conquistado. Qual das alternativas abaixo representa esse contexto? A) A Política de Aristóteles, revelando que "o homem é um animal político por natureza". B) O Príncipe, de Maquiavel, em que "os fins justificam os meios". C) A dialética do senhor e o escravo, de Hegel, em "os meios justificam o fim". D) O Príncipe, de Maquiavel, em "os meios justificam a finalidade". E) O contrato social de Rousseau, que expressa que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe. QUESTÃO 38 – Considerando o debate na história da filosofia sobre o conceito de filosofia e a arte de filosofar, assinale a alternativa que representa a visão do filosofo alemão Immanuel Kant. A) A Filosofia nunca é, ela vai sendo. B) Dualidade entre alma e corpo pertencente ao mundo inteligível. C) É a contestação de uma ideia, apresentando um pensamento que refuta às evidências. D) Jamais é possível entender qualquer filosofia, mas sim a filosofar, praticando a capacidade da razão na obediência de seus conceitos absolutos. E) Como nada é permanente, tudo flui, tudo muda, portanto, a filosofia é a arte de compreender essa complexidade. QUESTÃO 39 – No Brasil atual tem se aguçado o debate sobre relações de gênero, racismo, cultura e democracia. Ora, esse debate é oportuno para o professor de filosofia debater em sala de aula, pois a filosofia sempre se preocupou sobre o que o "ser", o que é o homem e sua relação com o meio. Em outras palavras, definir o que é o homem independe de suas determinações "particulares". Para o filosofo Aristóteles, o que não faz parte do "ser" é apenas um "acidente"; logo, o debate em torno desse arcabouço filosófico define um conceito na história de filosofia de: A) Antropologia, a ciência que estuda a cultura e as verdades sobre o homem e sua relação com o meio. B) Filosofia da linguagem, que se encarrega de estudar a essência da natureza e as principais características dos fenômenos naturais. C) Metafísica ou ontologia, buscando as propriedades mais gerais do ser. D) Filosofia naturalista, a parte da filosofia que busca entender o processo que determina a existência dos organismos vivos, seu crescimento e funcionamento. E) Teoria do conhecimento, "ente" filosófico que debate a verdade e seu caminho para entender a essência do infinito, ou seja, aquilo que o filosofo Hegel chamou de "absoluto". QUESTÃO 40 – O aluno da Escola Municipal "Irmã Toffoli" perguntou ao professor de filosofia como poderia iniciar um processo filosófico, um filosofar que o levasse a um conhecimento verdadeiro e seguro. Respondendo ao educando, o professor fez a seguinte declaração: "Comece pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, depois pelos mais compostos". Essa declaração do professor remete a que pensamento filosófico na história da filosofia? A) À maiêutica socrática. B) A um dos princípios das quatro regras da filosofia de René Descartes. C) Ao "imprimir" de David Hume, no qual as experiências devem ser formuladas e aplicadas. D) Ao racionalismo da idade média, abrindo caminho para o conhecimento científico e seguro. E) À filosofia contemporânea que acredita na aplicabilidade da teoria das quatro causas do conhecimento. GABARITO: 31 E 32 A 33 C 34 D 35 E 36 C 37 B 38 D 39 C 40 B |
||||
Como referenciar: "Provas - Vacaria - RS - FUNDATEC - 2021" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 00:38. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=294