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(27/Dez) | Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de Pacatuba - Ceará - Instituto Pró-Município - 2009 | ||
PROFESSOR DE FILOSOFIA
QUESTÃO 31 Interpretando o Mito da Caverna de Platão, qual o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A) A luz da verdade; B) A realidade; C) A Filosofia; D) As coisas que percebemos; E) A coragem. QUESTÃO 32 Como parte essencial da missão da Filosofia nas escolas, está a tarefa de desenvolver no estudante o senso crítico. Qual o resultado desse processo? A) Pensamento contemplativo sobre o mundo; B) Ampliação da consciência reflexiva; C) Conhecimento das reflexões filosóficas já desenvolvidas na história; D) Desenvolvimento do espírito de contestação; E) Surgimento de uma massa subversiva em relação à ordem constituída. QUESTÃO 33 A atitude filosófica inicia-se indagando "O que é?", "Como é?", "Por que é?", "Para que é?", dirigindo-se ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam. Estas são perguntas sobre: A) A essência, a significação, a origem e a finalidade de todas as coisas; B) O conhecer, o falar, o pensar e o agir, próprios dos seres humanos; C) A capacidade, a finalidade, o conceito e a origem do mundo; D) Os motivos, as razões, as causas e os interesses para pensarmos; E) O conteúdo, o sentido, a intenção e a finalidade do que pensamos. QUESTÃO 34 O mito é um sistema de explicação fantasioso do mundo, expresso em narrativas fabulosas referentes a deuses, forças da natureza e seres humanos. Em contrapartida, a Filosofia: A) Admite contradições, fabulações e coisas incompreensíveis; B) Narra a origem das coisas por meio de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças sobrenaturais; C) Apresenta princípios simbólicos que fornecem explicações para a realidade universal; D) Exige que a explicação seja coerente, lógica e racional; E) Tolera a imaginação como instrumento de interpretação para a realidade. QUESTÃO 35 O autoconhecimento do ser humano é um dos pontos fundamentais da filosofia socrática. Quais as duas grandes fases dos diálogos críticos a que Sócrates conduzia seus interlocutores, no desenvolvimento da sua filosofia? A) A análise e a síntese; B) A tese e a antítese; C) O discurso e a réplica; D) A argumentação e a controvérsia; E) A ironia e a maiêutica. QUESTÃO 36 Retomando a questão do ser, Aristóteles propõe uma nova interpretação afirmando que o movimento da realidade se resume na passagem da potência para o ato. Neste raciocínio, a potência representa: A) As possibilidades do ser; B) A manifestação atual do ser; C) O caráter estático e permanente do ser; D) Aquilo que já existe; E) Aquilo que determina a realidade de um ser. QUESTÃO 37 Durante a Idade Média a filosofia cristã se apresentou especialmente através da Patrística e da Escolástica. Buscando o resgate da filosofia de Platão e de Aristóteles, os principais representantes dessas correntes de pensamento são, respectivamente: A) Santo Ambrósio e Santo Anselmo; B) Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino; C) Heráclito e Parmênides; D) Zenão e Epicuro; E) Sêneca e Cícero. QUESTÃO 38 O saber científico não se opõe ao saber filosófico; no entanto, eles se diferenciam pelo enfoque. A Ciência interessa-se mais em resolver problemas específicos, delimitados, enquanto a Filosofia... A) Busca exercer controle sobre a Natureza; B) É um fluxo instável de opiniões; C) Elabora conhecimentos frequentemente fragmentados; D) Busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano; E) Tem crenças passageiras que serão negadas no futuro. QUESTÃO 39 O período pré-socrático é a fase inaugural da Filosofia grega, com destaque para os pensadores de Mileto: Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Sua preocupação básica era: A) Descobrir, com base na razão, a substância primordial de todos os seres; B) Apresentar a realidade como algo dinâmico; C) Compreender a realidade pela via da essência; D) Conciliar as concepções de Parmênides e de Heráclito; E) Desenvolver o atomismo. QUESTÃO 40 O período helenístico caracterizou-se por um processo de interação cultural entre a cultura grega clássica e a cultura dos povos orientais conquistados. Neste período destacaram-se duas novas escolas filosóficas: o estoicismo e o hedonismo. Nesse contexto, os estóicos defendiam: A) Que o ser humano devia buscar o prazer da vida; B) Que o prazer estava vinculado ao bem; C) Um espírito de completa austeridade moral e física; D) A realização de uma conduta virtuosa; E) O domínio das paixões. QUESTÃO 41 Na história da Filosofia distinguem-se duas grandes orientações da teoria do conhecimento: o racionalismo e o empirismo. Enquanto o empirismo apresenta a experiência sensível como a fonte de todo e qualquer conhecimento, o racionalismo defende que: A) O conhecimento verdadeiro é dado pelas ciências naturais; B) A experiência controla o trabalho da razão; C) As vivências são responsáveis pela existência das idéias na razão; D) O valor e o sentido da atividade racional dependem da sensibilidade; E) A razão, tomada em si mesma, é o fundamento do conhecimento verdadeiro. QUESTÃO 42 O existencialismo é uma tendência filosófica que tem em comum a análise da existência humana, sendo o homem uma realidade aberta, inacabada, "lançada" no mundo. São representantes desse pensamento: A) Galileu, Bacon e Descartes; B) Locke, Hume e Kant; C) Marx, Engels e Lênin; D) Kierkegaard, Heidegger e Sartre; E) Rousseau, Voltaire e Montesquieu. QUESTÃO 43 René Descartes é considerado um dos pais da Filosofia Moderna. Afirmava que, para conhecermos a verdade, é preciso colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida. Aplicando a dúvida metódica, chegou à célebre conclusão: A) Duvido, logo, conheço; B) Penso, logo, existo; C) Penso, logo, conheço; D) Duvido, logo, existo; E) Penso, logo, sei. QUESTÃO 44 Karl Marx afirma que os elementos determinantes para a análise do processo histórico devem ser buscados nos modos de produção, e que as lutas de classes representam uma espécie de "motor" da história. Segundo ele, o fundamento do poder político aparece na expressão: A) Os homens transferiram ao Estado (Leviatã) seus poderes de governar a si próprio; B) A vontade particular deve se submeter à vontade geral, conforme o pacto social; C) O Estado é um instrumento de domínio de classe; D) A monarquia não tirânica é o regime social mais adequado à natureza das coisas; E) A organização social que corresponde à natureza humana é a de polis. QUESTÃO 45 A Ética é a parte da Filosofia que se ocupa com o valor do comportamento humano. Investiga o sentido que o homem imprime à sua conduta para ser verdadeiramente feliz. Nesse contexto, o Humanismo tem como fundamento: A) O respeito às leis naturais e eternas; B) A fé em Deus como essencial na definição dos valores éticos; C) Interligação ética entre a fé cristã e a prática social em favor dos oprimidos; D) A defesa de uma Ética subjetiva; E) Os valores éticos, objetivamente válidos, têm como base a própria natureza humana. QUESTÃO 46 Com o desenvolvimento do capitalismo, elabora-se um pensamento burguês, expresso no movimento cultural denominado Iluminismo. Os valores fundamentais defendidos por esta corrente filosófica, são: A) Igualdade jurídica, tolerância religiosa, liberdade e propriedade privada; B) Fraternidade, liberdade e igualdade; C) Propriedade coletiva, igualdade e fraternidade; D) Tolerância filosófica, liberdade e propriedade coletiva; E) Ideal cristão, monarquia e restrições jurídicas. QUESTÃO 47 O positivismo de Augusto Comte tem como característica geral a exaltação da ciência e a preocupação de defender as conquistas da Revolução Industrial. Segundo os positivistas, a evolução do conhecimento humano universal percorreu três estados distintos, na sequência a seguir: A) Teológico, metafísico e positivo; B) Filosófico, mitológico e científico; C) Abstrato, fictício e positivo; D) Científico, mitológico e filosófico; E) Positivo, teológico e abstrato. QUESTÃO 48 Numa interpretação marxista, a ideologia é um conjunto de representações sobre os seres humanos e suas relações, sobre as coisas, sobre o bem e o mal, etc. Sendo assim, a função primordial da ideologia é: A) Revelar a origem da sociedade; B) Afirmar as desigualdades sociais; C) Oferecer a imagem real da comunidade; D) Dissimular a presença da luta de classes; E) Reconhecer uma sociedade dividida em classes sociais antagônicas. QUESTÃO 49 O filósofo francês Michel Foucault caracterizou a atividade filosófica como uma espécie de "exercício de si, no pensamento", isto é, como um trabalho de pensar sobre si mesmo que faz com que cresçamos e nos modifiquemos. Nesse sentido, o ensino de Filosofia deverá significar: A) O conhecimento da história da Filosofia; B) Um resumo das principais características do pensamento de alguns filósofos; C) A leitura e compreensão de textos filosóficos; D) A possibilidade de pensar autonomamente; E) O debate centrado em temas filosóficos. QUESTÃO 50 Estética é a parte da Filosofia que procura investigar os fundamentos da arte e do belo; os diferentes tipos de arte; as relações da arte com a sociedade. Considerando a arte como a prática de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano, seu valor essencial é: A) A ênfase no fator utilidade, aplicação; B) O produto de condicionamentos históricos ou ideológicos; C) A ênfase no fator beleza; D) A percepção social pelo público; E) A capacidade de transmitir os sentimentos mais autênticos da natureza humana. GABARITO 31-C 32-B 33-A 34-D 35-E 36-A 37-B 38-D 39-A 40-C 41-E 42-D 43-B 44-C 45-E 46-A 47-A 48-D 49-D 50-E |
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Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de Pacatuba - Ceará - Instituto Pró-Município - 2009" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 05/07/2025 às 03:24. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=54