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(19/Jan) | Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Serviço Social do Comércio - Sesc - Paraíba - 2009 | ||
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
11. Para os gregos mito é um discurso pronunciado, porque aquele que narra inspira confiança. Nesta época havia narradores do mito. Eles são chamados de: a) Contador de histórias b) Rapsodo c) Poeta d) Poeta-rapsodo e) Narrador 12. Escolha a alternativa que apresenta os quatros períodos da filosofia antiga na Grécia: a) Antigo, Medieval, Moderno e Helenístico. b) Clássico, Medieval, Moderno e Contemporâneo. c) Homérico, arcaico, clássico e Helenístico. d) Clássico, helenístico, Moderno e Medieval. e) Pré-socrático, Socrático, existencialista e hermenêutico. 14. Aristóteles afimou que: a) Lógica é a filosofia primeira e útima tratada na obra Ética a Nicômacos. b) A lógica foi escrita e classificada na obra metafísica. c) Lógica e teorética são sinônimos, o mesmo que obras comtemplativas. d) A lógica não é uma ciência teorética, nem prática, nem produtiva, mas im um instrumento para as ciências. e) A Lógica, registrada na obra Organon de Platão, é a ciência das ciências. 15. Escolha a alternativa que melhor define o objeto de estudo da lógica: a) A proposição, porque por meio da linguagem é possivel exprimir os juízos formulados pelo pensamento. b) A proposição como um instrumental desnecessário para o pesamento e para linguagem. c) A proposição como um juízo interno que julga os acontece e cala. d) A proposição porque o raciocínio lógico está na palavra dita e não dita. e) A proposição, com fundamento e demonstração de doutrina de prova sobre o que ainda está no pensamento. 18. Aristóteles distingue e classifica todos os saberes científicos, cuja totalidade é a filosofia. Leia e assinale a alternativa correta sobre o critério que o filósofo de Estagira utilizou: a) aleatório. b) ação e contemplação. c) classificou a filosofia como mais importante que a ciência. d) buscou critérios tecnológicos. e) classificou os saberes como teológicos, coisas divinas, científicos, coisas da experiência e filosofia, coisas primeiras. 19. Duas concepções filosóficas: para os racionalistas a razão é o fundamento do conhecimento verdadeiro e para os empiristas a experiência é a fonte de todo e qualquer conhecimento. Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome dos filósofos: a) Descartes e Locke respectivamente. b) Descartes e Kant respectivamente. c) Lock e Levinas respectivamente. d) Libniz e Popper respectivamente. e) Hegel e Marx respectivamente. 20. Das alternativas abaixo apenas uma completa a seguinte afirmação: A linguagem como objeto de estudo para o Empirismo a) não é cabível. b) está pautada no entendimento que há dois tipos de linguagem, a saber, motora e sensorial. c) interessa, mas em parte, pois eles estudaram profundamente a escrita intelectual. d) é pesquisada no sentido figurado dos termos. e) é pouco importante, diz Locke, porque não podemos materializá-la. 21. No início do século XX, Hurssel, em se tratando de Teoria do Conhecimento, touxe uma nova abordagem denominada: a) Fenomenologia b) Anamnese c) Metafísica d) Historicidade e) Ditadura 22. Marque a alternativa correta. A filosofia de Heidegger, filósofo do século XX distingue que o ôntico do ontológico. Isso significa a) que para Heidegger, há uma complexidade inexorável abordada com cuidado por ele no livro Ser e Tempo. b) que ôntico e ontológico são uma e a mesma coisa. c) que os entes são divindades, o ontológico são as coisas materiais. d) dizer que ôntico é diferente de ontológico, mas na teoria heideggeriana são idênticos. e) dizer que o ente, sua estrutura e essência é ser ôntico, enquanto que o estudo filosófico destes entes, no sentido do Ser como ontologia fundamental é ontológico. 23. Escolha a alternativa que melhor relaciona ética e política: a) Um direito, ao contrário de necessidades, carência e interesses particulares faz a atitude ética universal. b) Se em nossas ações há algum fim que desejamos, então a ética e a política estão intimamente ligadas. c) A mera declaração do direito à política e da postura ética garantem a igualdade. d) Aplicadas à nação são conceitos importantes para identidade entre o bem do indivíduo e o da cidade, e soberanamente uma tarefa mais importante e mais perfeita quando o homem conhece e salvaguarda o bem da nação. e) comparadas à química, são como água e óleo, nunca se misturam. 24. Assinale a alternativa correta sobre o termo política: a) comum é relacionar poder e dinheiro e na ciência é idealizar o impossível. b) uso generalizado refere-se à toda manifestação das eleições não vai além disso e específico à governo e Estado, o primeiro programas e projetos e o segundo instituição. c) a conduta duvidosa dos políticos e cientificamente a arte de enganar. d) o senso comum que entende política como processo eleitoral, diz que política é um "mal necessário" e que não existe ciência nisso. e) no uso geral concerne à vida em sociedade e no científico ao governo (programas e projetos) ao Estado (conjunto de instituições permanente que permitem a ação do governo). 25. No discurso político capitalista encontra-se a defesa da democracia. Com base nessa afirmação, marque a alternativa correta: a) A democracia é um regime prático e objetivo para governar um país socialista. b) Com a democracia em sua plena realização o objetivo é favorecimento particulares e escusos. c) A garantia do exercício da tão sonhada cidadania está na democracia, sobretudo da forma como está sendo feita atualmente, isto é, buscando favorecer o interesse de poucos. d) A Democracia pode ser vista como ideologia pelo prisma da ideia de cidadania organizada, a festa da democracia está no processo eleitoral sério que foi idealizado como meio legítimo para a escolha dos representantes, no âmbito municipal, governamental e federal, dos países capitalistas. e) A democracia como regime formal é acima de qualquer suspeita. 26. Estética é uma disciplina da filosofia, foram muitos os filósofos que trataram sobre este assunto. Merleau Ponty no ensaio A dúvida de Cézanne afirma: "revela o fundo da natureza inumana sobre a qual se instala o homem [...] a paisagem aparece sem vento, a água do lago sem movimento, os objetos transidos hesitando como na origem da terra". Assinale a reflexão correta à luz do filósofo: a) Para Merleau Ponty a obra de Cézanne é morta, sem vida, inexpressiva. b) Cézanne é um artista cujas obras não suscitam reflexões, porque a imagem é parada. c) A obra de arte fixa e torna acessível o mundo em que vivemos e que percebemos sem nos darmos conta dele e de nós mesmos nele. d) Arte, diz o filósofo, não é assunto para filósofos e sim para artistas. e) Arte é representar a realidade, Cézanne não consegue fazer isso, afirma M. Ponty. 27. Arte é um termo que usamos atualmente e nem nos damos conta de sua origem. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado desse termo: a) Arte e artesanato no significado original têm significados diferentes e opostos. b) A palavra arte vem do latim "ars", que corresponde no grego "téckhne" e o significado originário é "toda atividade humana submetida a regras em vista da fabricação de alguma coisa e produção de uma obra". c) O termo arte (no latim ars e no grego téckné) é atribuído àquelas pessoas que fazem réplicas de peças, esculturas e pinturas. d) Na história da filosofia a arte foi esquecida porque filosofia e arte são áreas opostas. e) O artesanato é um termo usado para pessoas que fazem arte. Arte quer dizer atividade humana nas situações inusitadas, por isso o ditado popular "fulano de tal é um artista". 28. Na contemporaneidade a linguagem é objeto de estudo da filosofia. De acordo com a Teoria dos Atos de Fala temos: a) atos de fala locucionários, ilocucionários e perlocucionários. b) atos de fala locução, locução adverbial e locução prepositiva. c) atos de fala, de gesto e de pensamento. d) falas artísticas, figuradas e técnicas. e) as linguagens metafóricas e metonímicas. 29. Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394), em seu Artigo 36, Inciso IV regulamenta: "serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio". Isso significa que o suporte legal: a) faculta disciplinas da área de humanas na sala de aula do Ensino Médio. b) torna obrigatórias as disciplinas de Filosofia e Sociologia, favorecendo um processo educacional mais humanizado. c) faculta disciplinas da área de humanas no Ensino Fundamental. d) Favorece a filosofia e sociologia com toda a carga teórica e específica para crianças, jovens e adultos nas mais diferentes etapas da formação escolar. e) favorece um pequeno grupo de pessoas, acarretando a ampliação dos gastos, ampliando a folha com pagamentos com professores destas áreas. 30. Leia a afirmação abaixo, depois assinale a alternativa correta: O planejamento didático de uma aula de filosofia no Ensino Médio é pauta de muitas discussões, uma delas acontece entre pedagogos e filósofos. Os primeiros defendem a necessidade de se inserir recursos que dinamizem a aula e os filósofos falam da necessidade de trabalhar o raciocínio crítico sem cair no radicalismo. a) O ensino de filosofia, devido ao seu recente retorno para as salas de aula do ensino médio, encontra-se em construção. Isso é um ponto de discussão e debates entre especialistas, tais como os filósofos e pedagogos, a fim de sugerir metodologias inovadoras, criativas e eficazes. b) Ensinar filosofia no ensino médio é simples e as discussões sobre este assunto são infundadas. c) Planejamento didático para ensinar filosofia? Filosofia se ensina filosofando, e filosofar é dizer o que se pensa sem parâmetros, falar livremente o quiser e bem entender. d) O debate entre pedagogos e filósofos é promissor, a teoria filosófica é facilmente enquadrada na metodologia da pedagogia. e) A aula de filosofia, em qualquer nível de ensino, é o espaço para debates sobre a filosofia pura, teorias profundas desenvolvidas nos 2.500 do legado filosófico, dizem filósofos e pedagogos. Gabarito: 11 - D 12 - C 14 - D 15 - A 18 - B 19 - A 20 - B 21 - A 22 - E 23 - D 24 - E 25 - D 26 - C 27 - B 28 - A 29 - B 30 - A |
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Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Serviço Social do Comércio - Sesc - Paraíba - 2009" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 05/07/2025 às 04:51. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=56