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(02/Abr) | Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São Luiz - MA - FSADU - UFMA - 2007 | ||
Conhecimentos Específicos
31 - A neutralidade das ciências é um tema retomado e seriamente discutido na Escola de Frankfurt. Nasce, então, a teoria crítica, exposta no ensaio "Teoria Tradicional e Teoria Crítica". Marque a alternativa que contém o pesquisador frankfurtiano autor dessa obra. a) Walter Benjamin b) Max Horkheimer c) Herbert Marcuse d) Jürgen Habermas e) Felix Weil 32 - "Diante da educação feita através dos meios de comunicação de massa, pouco podem fazer as escolas e universidades. Quando muito, transmitir uma educação humanista, destinada às classes dirigentes. Porque o trabalhador vai receber a "cultura de massa", que é uma banalização e uma ridicularização da cultura popular". GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório - 11º ed. - São Paulo: Cortez, 2000, pág. 138. A leitura do texto apresenta a educação como transmissora de modelos sociais, difusora de idéias e formadora de cidadãos que reproduzirão a sociedade. Portanto, é CORRETO afirmar que a educação é: a) redentora. b) espontânea. c) dialética. d) transformadora. e) política. 33 - "Os povos revoltados devem ser amputados antes que infectem o Estado inteiro. O mal deve ser extirpado sempre a fim de que se mantenha o poder." Esse pensamento moderno, condutor de muitas ações políticas contemporâneas, pertence ao filósofo: a) Hobbes. b) Aristóteles. c) Maquiavel. d) Feuerbach. e) Nietzsche. 34 - Rousseau, um dos filósofos críticos de seu tempo, tratou, com muita pertinência, de questões sociais, políticas e educacionais. Destaca-se sua relevante contribuição, por ter promovido a "Revolução Copernicana" na educação, deixando como lição o otimismo pedagógico. Tomando por base essa assertiva, assinale a resposta CORRETA. a) Uma nova maneira de lidar com a natureza humana possibilitou-lhe, no processo da educação: a valorização da infância, a abertura de espaço para as individualidades, o sentimento de liberdade e o relacionamento interpessoal. b) Sua posição inovadora na política e o entendimento sobre Estado e soberania assinalam uma relação muito próxima com o propósito da educação. c) A espontaneidade, as emoções não predominam sobre a razão, sobre o pensamento elaborado do indivíduo em estado de natureza. d) A escola deve ser espaço de alegria, de prazer, todavia, pelas exigências quanto ao domínio intelectivo, não propicia a cooperação entre os alunos. e) A criança precisa ser considerada enquanto tal, desenvolver seus interesses, sua independência, porém, é vista como miniatura do adulto, não sendo reconhecida como centro do processo educativo. 35 - A história da humanidade nos mostra o quão entrelaçadas estão a filosofia e a ciência. Leia atentamente as afirmações que se seguem e, ao final, assinale a alternativa que indica o grupo CORRETO delas. I. Descartes, através de seu método para a prática da ciência, rejeita o pensamento acumulador na tradição. Portanto, o filósofo deve isolar-se para obter a pureza do pensamento advinda da razão. II. Na doutrina positivista, a ciência passa por três estados: o teológico, o metafísico e o positivo. III. A principal mensagem de Thomas Kuhn é a de que o trabalho científico é condicionado por paradigmas, e estes ditam o método e os procedimentos possíveis em um contexto histórico. IV. Para Aristóteles, o critério de verdade decisivo para a ciência é a confrontação do discurso com a experiência. a) I e II, apenas. b) I, II e III, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) II e IV, apenas. 36 - "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato dependem de decisões políticas." Bertold Brecht A partir da leitura do trecho acima, marque a opção que reflete o estado desse homem não politizado. a) Desolação e descrença. b) Alienação e indiferença. c) Insatisfação e acomodação. d) Preocupação e ingenuidade. e) Desamparo e incompreensão. 37 - Em "A Ideologia Alemã", Marx e Engels afirmam que a classe dominante luta sempre para não perder seu status em relação à classe dominada. Para esta sociedade dividida em classes, permanecer como tal, a melhor forma de manutenção do poder é o(a): a) convencimento. b) solidariedade. c) insatisfação. d) descaso. e) esclarecimento. 38 - O Maranhão tem o Bumba-meu-boi que é uma das expressões culturais e manifestações populares mais belas do país, cujo espetáculo encanta pela profusão de cores, ritmos, sons e história do seu povo. Porém, o que hoje é motivo de orgulho, outrora era repulsivo, pois era vivenciado por quem era pobre e sem origem "nobre". Isto reflete, sobremaneira, o poder da a) resistência. b) fé. c) cultura. d) ignorância. e) ideologia. 39 - A arte como imitação da natureza corresponde ao pensamento característico do(s) período(s): a) Medieval e moderno. b) Moderno. c) Antigo. d) Medieval. e) Antigo e medieval. 40 - Observe atentamente as afirmações que se seguem e as relacione com os filósofos correspondentes na seqüência em que se colocam, assinalando a alternativa CORRETA: I. O indivíduo torna-se justo, corajoso e prudente à medida que assim agindo habitua-se ao que é eticamente justo, corajoso e prudente. II. Tudo é certo em saindo da mão do Autor das coisas; tudo degenera nas mãos do homem. III. O real é racional e o racional é real. IV. Ação livre é aquela em que o homem não depende das determinações do mundo sensível, mas das determinações de sua própria razão. a) I - Aristóteles, II - Rousseau, III - Hegel, IV - Kant. b) I - Kant, II - Aristóteles, III - Nietzsche, IV - Hegel. c) I - Aristóteles, II - Hegel, III - Rousseau, IV - Kant. d) I - Platão, II - Hegel, III - Aristóteles, IV - Rousseau. e) I - Descartes, II - Nietzsche, III - Platão, IV - Kant. 41 - Examinando o significado do raciocínio indutivo, podemos afirmar: a) Parte de uma lei universal, considerada válida para um determinado conjunto, aplicando-a aos dados particulares desse conjunto. b) É um argumento capaz de persuadir pelo efeito psicológico que causa e não pela sua correção lógica. c) Advém de casos particulares para alcançar uma verdade geral. d) A não utilização desse raciocínio pelas ciências experimentais é evidenciada. e) A certeza dada por esse raciocínio não depende da verificação empírica de casos particulares. 42 - Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que indica o objeto de estudo da lógica. a) Juízos de valor. b) As leis formais do pensamento. c) Razão e intuição. d) A forma e a matéria. e) Intuição e verdade. 43 - O homem enquanto ser moral se constitui gradativamente pessoa humana e vai construindo essa sua dimensão através da reta ação. Indique os pontos que devem ser levados em conta para o agir ético-moral. a) Atenção aos ditames da mídia e ao estabelecimento de critérios morais. b) Vivência de atitudes virtuosas e disposição para agir de forma costumeira e sem limites. c) Obediência às determinações sociopolíticas, sem o exercício da escolha consciente, levando a um agir casual. d) Construção de hábitos que "orientem" o agir humano cotidiano para um relacionar-se mais cômodo. e) Compreensão do sentido fundamental da liberdade, tomada de posição via consciência moral e o assumir da responsabilidade pelas ações praticadas. 44 - Foi na Idade Moderna que se fundamentaram teoricamente as diretrizes políticas as quais passaram a configurar o surgimento do Estado Nacional, estabelecendo as bases para as Teorias Políticas Contemporâneas. Assinale a opção que retrata as novas relações sociais e políticas presentes naquela época. a) As lutas populares - por liberdade e igualdade - são desencadeadas, criando um contrapoder social sem que se identifiquem avanços para efetivas mudanças democráticas. b) A influência da nova classe burguesa defende o poder político não mais herdado, entretanto, sem estar atento aos direitos e deveres dos cidadãos. c) O poder do Estado se exerce pela força: as leis são prescritas de forma verticalizada, a censura, a punição e as restrições revelam uma posição sociopolítica doutrinária. d) A política, encarada como categoria autônoma, partindo de uma postura realista, passa a sustentar a ordem racional e laica, para traçar novas linhas que orientariam as idéias liberais e a democracia sob nova ótica. e) A política da modernidade surge como contraponto ao poder teocrático da Idade Média manifestando posições divergentes que não levariam à estruturação de uma sociedade com maior participação nos cargos. 45 - No período da Idade Média em que a Escolástica se desenvolveu de maneira mais fecunda, identifica-se a filosofia aristotélico-tomista que utiliza, tanto as luzes da razão divina quanto as luzes da razão natural. Diante desta assertiva, assinale a alternativa que evidencia essa visão filosófica. a) A "Suma Teológica" de São Tomás de Aquino representa a mais alta expressão da possível conciliação entre a fé e a razão. b) O conteúdo das verdades da revelação divina é contrário às verdades oriundas da razão. c) Na Baixa Idade Média começam a haver mudanças fundamentais no campo da cultura, todavia, não se constata o desenvolvimento do gosto pelo racional. d) Crer para compreender é o lema que norteia a base doutrinária do dogma cristão ao longo do pensamento tomista. e) Diferentemente da Alta Idade Média, a filosofia cristã escolástica defende as verdades teológicas que predominam sobre a verdade intelectiva. 46 - A dimensão política do ser humano se constrói, constitui-se e alarga-se num longo processo de aprendizado, desde os pequenos espaços sociais até os mais complexos contextos. Sabendo-se que esse caminhar possibilita o grande desafio para o efetivo exercício da cidadania. Assinale a alternativa que ratifica esta assertiva. a) Compreender que a cidadania se conquista politicamente da forma plena, mesmo numa sociedade dividida em classes. b) Saber que existe uma política democrática que viabiliza mudanças econômicas, políticas, educacionais e acreditar nelas. c) Reconhecer o aparato estatal e a tradição política conservadora do país e, ainda assim ter expectativa de que aconteçam mudanças qualitativas na sociedade. d) Ter conhecimento legal e ser cônscio de que na sociedade democrática é assegurado o direito de todos à liberdade de pensamento, à manifestação de opinião, à associação, ao credo, de modo que a luta por esses direitos seja uma conseqüência da consciência de sua garantia. e) Ser indiferente às questões políticas que perpassam e estão inseridas em todos os âmbitos de desenvolvimento da sociedade, admitindo que só a política partidária influencia as ações politizadas. 47 - Aristóteles, filósofo da Idade Antiga, centrou sua atenção numa questão essencial do filosofar - o ser - partindo do real enquanto substância, para compreendê-lo, e daí formular entendimento sobre o conhecer e o agir. Indique a alternativa abaixo que revela o seu projeto filosófico. a) A essência do ser humano, ou de qualquer outro objeto do conhecimento, não é desvendada no próprio ser humano ou no objeto que esteja sendo investigado. b) O ser real é constituído de dois co-princípios que são indissociáveis, sendo que um expressa a potência para ser e o outro a atualização do ser. c) O mundo externo do sujeito é compreendido a partir do mundo racional, baseado em dois princípios. d) O ser verdadeiro é abstrato e não representa a realidade concreta do ser dual. e) As mutabilidades visíveis no cotidiano das coisas e da vida são perfeitamente conciliadas com a idéia de ser. 48 - "Habermas costuma ser descrito como "o último grande racionalista" (...) ele propõe, como nova perspectiva, outro conceito de razão: a razão dialógica, que brota do diálogo e da argumentação entre os agentes interessados numa determinada situação. (...) Para tanto, é necessária uma ação social que fortaleça as estruturas, capazes de promover as condições de liberdade e de não constrangimento imprescindíveis ao diálogo." COTRIM,Gilberto.Fudamentos de Filosofia - História e Grandes Temas. São Paulo. Ed. Saraiva, 2002. pág. 226. No trecho descrito acima, fica bem claro quando Habermas afirma: a) O novo paradigma da razão defende que os sujeitos do processo do conhecimento sejam situados historicamente, embora não tenham um relacionamento mais efetivo. b) A razão se desenvolve no mundo sociocultural e a verdade seria decorrente da adequação do pensamento à realidade. c) Razão e verdade estão intimamente relacionadas e seus conteúdos não entram num consenso discursivo. d) Cabe à razão instrumental levar ao alcance da razão emancipatória, para não ser sufocada pelo desenvolvimento do capitalismo. e) O entendimento da verdade é fruto da ação comunicativa - verdade intersubjetiva, resultando daí a compreensão da razão interpessoal, que é processual e nunca definitiva. 49 - "Cabe ao filósofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica, de modo a promover a passagem "de uma educação assistemática (...) para uma educação sistematizada (alçada no nível da consciência filosófica)". (...) O filósofo indaga a respeito do homem que se quer formar, quais os valores emergentes que se contrapõem a outros já decadentes e quais os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos utilizados. (...) A filosofia tem ainda tarefas bastante específicas que não podem ser desprezadas." ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo. Editora Moderna. 2000. p.108. A respeito desta assertiva e de seus desdobramentos, é CORRETO afirmar: a) A filosofia ajuda a pensar a educação do futuro, possibilita a desestruturação dos antigos modelos e mantém os atuais fazeres pedagógicos. b) A filosofia, mesmo analisando a preponderância de uma determinada ciência nos fenômenos pedagógicos, não consegue evitar que a educação se transforme em pseudo-educação. c) A educação sistemática recupera uma das suas funções mais importantes - que é a de não sucumbir à desrazão - entretanto, a filosofia colabora muito pouco nesse processo. d) A filosofia procede a análises antropológicas, axiológicas e epistemológicas, além de observar as dimensões ética e política que estão subjacentes ao processo de educação formal integral das pessoas. e) Somente a filosofia e as ciências biológicas poderão contribuir com os fundamentos do existir humano e a formação educacional do indivíduo, imbricados na realidade histórico-social. 50 - "...não há como aceitar a neutralidade da ciência, como se fosse possível a procura do "saber pelo saber". A ciência se encontra inextrincavelmente envolvida na moral e na política e o cientista tem uma responsabilidade social da qual não pode abdicar. Essas observações nos levam a refletir sobre a formação do cientista, que não deveria se restringir apenas aos conteúdos desse conhecimento às suas metodologias e práticas de pesquisa. Mais do que isso, é preciso que o futuro cientista tenha condições de examinar os pressupostos desse conhecimento e de sua atividade, de se perceber como pertencendo a uma comunidade, e de identificar os valores subjacentes à sua prática." ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 2003. pág. 161. A partir da leitura compreensiva do trecho acima e, considerando o papel da filosofia com relação à ciência e suas aplicações, observe as afirmações abaixo, marcando a alternativa que agrupa os itens que estão CORRETOS. I. A ciência, para se constituir e se desenvolver, está sustentada na razão, na objetividade... porém, comporta valores, escolhe meios e fins, portanto, elementos de natureza subjetiva também se fazem presentes. II. No progresso científico e tecnológico contemporâneo, constata-se o envolvimento das dimensões política, econômica e social, mas as implicações éticas do saber científico não são consideradas. III. As condições para a prática da ciência se constituem como um campo de plena objetividade, de rigor científico, de independência quanto às referências axiológicas. IV. A filosofia tem compromisso com a investigação dos fins e das prioridades a que a ciência se propõe, com a análise das condições em que se realizam as pesquisas e das conseqüências das técnicas utilizadas. a) I e III, apenas. b) II e IV, apenas. c) I e IV, apenas. d) III e IV, apenas. e) I e II, apenas. GABARITO: 31B - 32E - 33C - 34A - 35D - 36B - 37A - 38E - 39C - 40A - 41C - 42B - 43E - 44D - 45A - 46D - 47B - 48E - 49D - 50C |
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Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São Luiz - MA - FSADU - UFMA - 2007" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 21:33. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=72