Você está em Pratique > Provas
Provas de concursos e vestibular
![]() |
(18/Nov) | Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura de Várzea Paulista - SP - BIORIO - 2010 | ||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
41 - Em relação aos sofistas na Grécia Antiga, NÃO é correto afirmar que: (A) constituem uma categoria de educadores; (B) são especializados em usar a filosofia e a retórica como instrumento; (C) tinham como objetivo ensinar predominantemente a jovens da nobreza; (D) eram considerados por Platão como os únicos verdadeiros sábios; (E) tinham como prática cobrar pela educação que forneciam. 42 - O conteúdo da Filosofia, quando esta nasce, é precisamente o de uma cosmologia. A palavra cosmologia é composta de duas partes: "cosmos", que significa mundo ordenado e organizado, e "logia", que vem da palavra "logos", que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, é correto afirmar que a Filosofia nasce como: (A) conhecimento dos astros; (B) organização do mundo; (C) conhecimento racional da ordem do mundo; (D) amor aos poetas; (E) oposta ao conhecimento. 43 - Em relação ao que se chama de senso crítico da filosofia é correto afirmar que: (A) depende de argumentos de autoridade; (B) está sempre relacionado a uma religião; (C) se constitui de um aspecto negativo que rejeita os preconceitos e de um aspecto positivo que interroga o porquê de todas as coisas; (D) é impossível dada a amplitude do conhecimento filosófico; (E) não tem relação alguma com interrogações acerca de como são as coisas ou de porquê são assim as coisas. 44 - Em relação ao mito NÃO é correto afirmar que: (A) é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa; (B) pode dizer respeito à origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas e dos animais; (C) para os gregos era um discurso para ouvintes que recebiam a narrativa como verdadeira; (D) é uma narrativa baseada na autoridade e confiabilidade do narrador; (E) não pode ser uma narrativa feita em público. 45 - Considere o seguinte argumento. Todo homem é mortal Sócrates é homem Logo, Sócrates é mortal Com base no argumento acima e em seus conhecimentos assinale a única alternativa correta: (A) Sócrates é imortal; (B) Todo homem é Sócrates; (C) A conclusão do argumento é que Sócrates é mortal; (D) A premissa do argumento é que Sócrates é mortal; (E) Nesse argumento não há conclusão. 46 - Em relação à filosofia política todas as afirmações abaixo estão corretas EXCETO: (A) investiga a natureza do poder e da autoridade; (B) estuda os conceitos de lei, dominação, violência, formas de regimes políticos e suas fundamentações; (C) estuda o nascimento e formas do Estado; (D) analisa criticamente as ideologias; (E) estuda os diferentes significados dos conceitos de belo e de conhecimento e suas fundamentações. 47 - Todos os filósofos abaixo mencionados são sofistas EXCETO: (A) Protágoras; (B) Gorgias; (C) Hippias; (D) Aristóteles; (E) Cratylus. 48 - Em relação ao termo "mito" é correto afirmar que: (A) tem sua origem no termo grego "mythos"; (B) significa o mesmo que o termo português "imitar"; (C) significa o conjunto das religiões de uma sociedade ou cultura; (D) significa o conjunto de brincadeiras de uma sociedade; (E) significa o conjunto de rituais de uma religião. 49 - Avalie as afirmativas a seguir acerca dos argumentos. I - Um argumento dedutivo consiste em partir de uma caso particular para demonstrar que ele é semelhante a muitos casos. II - A dedução vai do geral ao particular ou do universal ao individual. III - O ponto de partida de uma dedução é ou uma ideia verdadeira ou uma teoria verdadeira. Assinale a alternativa correta: (A) apenas a afirmativa I está correta; (B) apenas a afirmativa II está correta; (C) apenas as afirmativas I e II estão corretas; (D) apenas as afirmativas II e III estão corretas; (E) todas as afirmativas estão corretas. 50 - Em relação à retórica é correto afirmar que: (A) define-se como a capacidade de ver e utilizar o que é mais provável; (B) aquele que a domina é sempre capaz de convencer em qualquer circunstância; (C) define-se como o conjunto de discurso eternamente verdadeiro; (D) aquele que a domina sabe os meios disponíveis para persuadir, embora não seja capaz de persuadir a todos em todas as circunstâncias; (E) define-se como o conjunto de regras para viver bem. 51 - Segundo uma certa concepção (inspirada em Platão), a tarefa de educar deve começar cedo, porque "o princípio de toda obra é o principal... porque então se forma e imprime o tipo que alguém quer disseminar em cada pessoa" (Platão. A República, II 377a-b). A partir dessa concepção NÃO se depreende que: (A) o conceito de infância envolvido é o de potencialidade, matéria-prima das utopias, dos sonhos dos educadores; (B) a infância é uma etapa da vida, a primeira, o começo, cujo sentido depende de sua projeção no futuro; (C) é impossível educar a criança desde a mais tenra idade; (D) a educação é necessária na medida em que as crianças não têm um ser definido: elas são possibilidade, potencialidade: serão o que forem educadas para ser; (E) o desenvolvimento do ser humano se dá em um tempo contínuo que envolve o passado, o presente e o futuro. 52 - Em relação ao argumento indutivo NÃO é correto afirmar que: (A) é um argumento que realiza um caminho exatamente contrário ao do argumento dedutivo; (B) através dele, a partir de casos particulares iguais ou semelhantes pode-se chegar a uma lei geral; (C) através dele, a partir de casos particulares iguais ou semelhantes pode-se extrair uma definição geral ou uma teoria geral que explica e subordina todos esses casos particulares; (D) através dele, a partir de princípios gerais conhecidos como verdadeiros, explicam-se instâncias particulares; (E) através dele podemos adquirir novos conhecimentos. 53 - O pensador que cunha a frase "o homem é a medida de todas as coisas" é: (A) Platão; (B) Nietzsche; (C) Kant; (D) Protágoras; (E) Marx. 54 - Avalie as afirmativas a seguir acerca do empirismo: I - Os defensores do empirismo afirmam que o conhecimento é adquirido por nós através da experiência. II - Os defensores do empirismo admitem que antes da experiência nossa mente é como uma "tábula rasa", onde nada foi gravado. III - Os defensores do empirismo defendem que conhecer é recordar a verdade que já existe em nós. Assinale a alternativa correta: (A) apenas a afirmativa I está correta; (B) apenas a afirmativa II está correta; (C) apenas a afirmativa III está correta; (D) apenas as afirmativas II e III estão corretas; (E) apenas as afirmativas I e II estão corretas. 55 - As doutrinas éticas que colocam a felicidade como bem supremo denominam-se: (A) cínicas; (B) eudemonistas; (C) egoístas; (D) consequencialistas; (E) consensuais. 56 - Em relação à educação na cidade perfeita exposta por Platão na República todas as afirmações abaixo estão corretas EXCETO: (A) a poesia, a pintura e a escultura são indispensáveis para formar os sábios da cidade; (B) a dança e a música são disciplinas fundamentais na formação do corpo e da alma, isto é, do caráter das crianças e dos adolescentes; (C) a gramática, a estratégia, a aritmética, a geometria e a astronomia são artes e seu ensino é considerado indispensável na formação dos guerreiros; (D) a arte da dialética é indispensável na formação dos filósofos; (E) a poesia, a pintura e a escultura não fazem parte da formação das crianças e dos adolescentes. 57 - Avalie as afirmativas a seguir. I - Segundo uma concepção determinista da realidade, o curso das coisas e de nossas vidas já está fixado, sem que nele possamos intervir. II - Segundo uma determinada concepção, a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. III - Segundo uma determinada concepção, liberdade se opõe ao que é condicionado externamente (necessidade) e ao que acontece sem escolha deliberada (contingência). Assinale a alternativa correta: (A) apenas a afirmativa I está correta; (B) apenas a afirmativa II está correta; (C) apenas a afirmativa III está correta; (D) apenas as afirmativas I e III estão corretas; (E) todas as afirmativas estão corretas. 58 - Em relação ao papel pedagógico das artes defendido por Aristóteles, na Arte poética, é correto afirmar que: (A) ensinar a arte gráfica torna a criança mais preparada para a leitura; (B) particularmente a tragédia tem a função de produzir a catarse, isto é, a purificação espiritual dos espectadores; (C) é impossível ensinar qualquer arte a uma criança; (D) o ensino da arte torna a criança e o adolescente mais criativos; (E) o ensino das artes dispersa a criança ocupando-a com banalidades no lugar de ocupá-la com a busca do conhecimento. 59 - Para a corrente filosófica conhecida como ceticismo: (A) o conhecimento de Deus é o mais fácil de ser obtido; (B) o conhecimento depende dos sentidos e da razão pura; (C) a razão humana é incapaz de conhecer a realidade e por isso deve renunciar à verdade; (D) a razão humana sem auxílio de qualquer outra faculdade conhece a verdade; (E) só se atinge o conhecimento através do lúdico. 60 - Em relação à Ética é correto afirmar que: (A) é o estudo da religião de cada povo; (B) é o estudo de como transformar o Estado; (C) é estudo dos valores morais (as virtudes), da relação entre vontade e paixão,vontade e razão; (D) é o estudo dos rituais religiosos de um povo; (E) é o estudo das revoluções sociais. GABARITO: 41 - D 42 - C 43 - A 44 - A 45 - B 46 - D 47 - D 48 - C 49 - E 50 - A 51 - B 52 - C 53 - C 54 - C 55 - B 56 - E 57 - D 58 - C 59 - E 60 - A |
||||
Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura de Várzea Paulista - SP - BIORIO - 2010" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 15:08. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=89