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(30/Nov) | Prova com questões respondidas - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São José - SC - FEPESE - 2009 | ||
Conhecimentos Específicos
11 - A lógica dialética se opõe à lógica clássica aristotélica porque esta: a.( ) Aceita que seja possível simultaneamente negar e afirmar, pelas mesmas razões, uma mesma proposição. b.( ) Repudia os princípios lógicos percebidos pela intuição e anteriores a qualquer raciocínio. c.( ) Não tem leis ou regras que identifiquem um raciocínio considerado válido ou correto. d.( ) Não produz conclusões de tipo dedutivo ou indutivo. e.( X ) Não aceita que duas proposições contraditórias entre si sejam, ao mesmo tempo e pelas mesmas características, igualmente verdadeiras. 12 - Quanto à possibilidade do conhecimento, é correto afirmar: a.( X ) Kant discutiu e criticou o dogmatismo e advertiu sobre os limites e as possibilidades da Razão. b.( ) A experiência sensível é, para Descartes, a principal fonte de conhecimento. Por isso, o pensamento cartesiano também é chamado de empirismo. c.( ) O dogmatismo torna possível o conhecimento crítico a partir de Kant. d.( ) Locke defende que as ideias são inatas e repudia a experiência como fonte de conhecimento. e.( ) O ceticismo admite várias possibilidades de conhecimento, pois defende sempre que, de alguma forma, é possível conhecer a verdade. 13 - Sobre a função pedagógica da arte, sabemos que: a.( ) Para Hegel, a principal função pedagógica da arte está em propiciar o contato com imagens do belo natural. b.( ) Em Kant, a função da arte passa a ser a manifestação estética do Espírito. c.( ) Platão considerava fundamental a presença dos artistas na vida dos cidadãos da pólis. d.( X ) Na Poética, Aristóteles define que a principal função da tragédia é confrontar o espectador com o destino trágico dos personagens e produzir no público a catarse. e.( ) Desde Platão, a ideia de gosto é subjetiva e independente de características ou funções presentes nos objetos estéticos. 14 - O que é necessário para que exista uma conduta ética? a.( ) Juízos éticos pré-existentes à conduta, de forma que a sociedade seja regulada sem precisar recorrer à consciência moral dos indivíduos, sendo a responsabilidade ética uma aplicação da lei. b.( ) A aceitação de que a consciência moral é universal e um atributo natural dos seres e nessa naturalidade estão compreendidas as condutas boas e más. c.( X ) Consciência da diferença entre atitudes boas e más, segundo a avaliação das consequências para si e para os outros e responsabilidade para assumir tais conseqüências. d.( ) Juízos normativos que prescrevam as obrigações do sujeito moral e o que pode ser considerado sua responsabilidade, de modo que a conduta do sujeito não depende da atuação de sua consciência, mas da norma. e.( ) Procurar agir com a máxima liberdade de escolha, para evitar coações externas; para manter a própria liberdade, qualquer meio é justificável e legítimo. 15 - O racismo é uma ideologia social e política surgida no inicio do século XX, que pretendeu se passar por uma teoria científica produzida por: a.( ) uma concepção de ciência que não escondia as suas preferências ideológicas. b.( X ) uma concepção de ciência que não reconhecia a interferência de fatores culturais e subjetivos na atividade científica e que, por isso, se autointitulava neutra. c.( ) uma concepção de ciência que pretendia emancipar a sociedade da objetividade do conhecimento; por isso, se autointitulava positivista. d.( ) uma concepção de ciência que recusava a separação epistemológica entre sujeito e objeto. e.( ) uma concepção de ciência que não estava de acordo com os princípios do positivismo; por isso, se autointitulava cientificista. 16 - O método socrático apresenta-se: a.( ) em três fases dialéticas nas quais se sucedem a afirmação e a negação do que o sujeito sabe e, finalmente, segue-se um novo conhecimento chamado de síntese. b.( ) como produção simultânea do conhecimento objetivo e subjetivo, através da união de opostos. c.( ) como sucessão de duas fases: a fase pré-socrática e a fase socrática, que são aplicadas para mostrar a passagem do relato mítico ao conhecimento filosófico. d.( ) pela aplicação de regras lógicas sobre a origem dos mitos e, consequentemente, pela comprovação de que a filosofia é imanente ao conhecimento mítico. e.( X ) em duas fases nas quais se aplicam sucessivamente a fase da ironia, pela qual o sujeito descobre que nada sabe, e a fase maiêutica, pela qual o sujeito descobre que ele próprio é capaz de produzir o conhecimento. 17 - É possível distinguir uma democracia pelos seus aspectos formais e substanciais. Isso significa que: a.( ) podemos distinguir o Estado de direito do Estado autoritário. b.( ) podemos definir o alcance social de uma democracia pelos órgãos e cargos representativos de que dispõe o Estado. c.( ) a existência da democracia formal é equivalente à existência da democracia substancial. d.( X ) podemos distinguir os meios institucionais de que dispõe o Estado das ações que realmente alcançam a sociedade. e.( ) a democracia substancial é sempre proporcional ao poder conferido aos órgãos e cargos representativos e, portanto, não serve para definir o seu alcance social. 18 - Em cada fase da história da filosofia ocorre a prevalência de um método filosófico. Assim, temos que o silogismo é um atributo do método de: a.( ) Galileu. b.( ) Espinosa. c.( X ) Aristóteles. d.( ) Bacon. e.( ) Descartes. 19 - A famosa frase "os fins justificam os meios" - geralmente creditada ao pensador italiano Nicolau Maquiavel - significa que: a.( ) O chefe político deve ser indiferente ao bem e ao mal causados pelo seu governo. b.( X ) Quem governa o Estado não deve seguir incondicionalmente as normas morais de conduta. c.( ) É necessário negar sem reservas as chamadas razões de Estado. d.( ) O realismo político deve ser combatido e evitado. e.( ) A relação entre moral e política nunca deve ser posta em causa pelo pensador político. 20 - Diderot e Rousseau defenderam Maquiavel das criticas à sua obra principal, O Príncipe (1513), afirmando que, na verdade, tratava-se de uma sátira sobre o poder e os poderosos. A que Diderot e Rousseau se referiam? a.( X ) Aos aspectos do discurso de Maquiavel que, ao invés de ensinar aos governantes, revelariam ao povo que, no próprio exercício do poder, está a essência do despotismo. b.( ) Ao fato de que Maquiavel teria defendido a necessidade do maquiavelismo, ou seja, de que no exercício do poder o governante deve abrir mão de qualquer principio ético. c.( ) Aos aspectos que, no discurso de Maquiavel, mostram a necessidade do bom governante de sempre consultar o povo. d.( ) À ideia de que nenhum governante pode ser virtuoso e afortunado sem ter uma conduta ética que preserve a coerência entre fins e meios. e.( ) Ao fato de que a maioria dos governantes usava alguma violência e eram, portanto, contrários ao que apregoava o mito criado por Maquiavel. 21 - Qual das alternativa a seguir define didaticamente o materialismo histórico e dialético? a.( ) Ideia que defende que o espírito é eterno e este determina a história humana, em suas várias fases de evolução. b.( X ) Teoria que se fundamenta nas mudanças históricas e estas consistem na produção de ações humanas em vários níveis de complexidade e de consciência. c.( ) Teoria que defende que o homem é produto das necessidades da matéria e são tais necessidades que determinam a história humana. d.( ) Teoria que se baseia na constatação de que as ações divinas e as dos grandes homens promovem o desenvolvimento do espírito que, por sua vez, cria as condições materiais necessárias para a história. e.( ) Ideia que apresenta o mundo como um conjunto complexo e orgânico, organizado e regido por leis próprias, sem sofrer as determinações do processo histórico. 22 - Segundo o pensamento platônico, é correto afirmar: a.( ) chegamos aos conceitos por meio da experiência. b.( ) é impossível classificar os objetos em classes ou categorias. c.( X ) todo conhecimento é uma recordação. d.( ) a alma não consegue transmigrar de um corpo a outro após a morte. e.( ) o corpo favorece o conhecimento, na medida em que ele é puro e racional. 23 - Que filósofo moderno nos convocou ao exercício metódico da dúvida? a.( ) Rousseau. b.( ) Montesquieu. c.( ) Espinosa. d.( ) Hume. e.( X ) Descartes. 24 - Para Aristóteles, a filosofia nasce: a.( ) como resposta ao nosso desejo de imortalidade. b.( ) da necessidade de dominarmos o mundo exterior. c.( ) para nos livrarmos das paixões e das percepções sensíveis. d.( X ) do assombro que sentimos diante do mundo. e.( ) com a tarefa de suplantar as superstições e todas as formas de dominação. 25 - A teoria aristotélica do justo meio termo implica que: a.( X ) a excelência se encontra num certo ponto intermediário entre o excesso e a falta. b.( ) a justiça se esgota na moralidade. c.( ) os defeitos de um homem nunca podem ser transformados em bem. d.( ) a ética aristotélica se confunde com a sua metafísica. e.( ) não se pode aceitar que um mandamento moral seja condicional. 26 - Sobre a doutrina hedonista pode-se afirmar que: a.( ) o prazer estável, isto é, aquele que elimina a dor, é sempre inatingível. b.( ) o homem não pode entregar-se à atração que o prazer exerce sobre ele. c.( ) corresponde à doutrina contrária a de Epicuro. d.( ) só existem prazeres efêmeros. e.( X ) o prazer é o princípio de toda ação. 27 - Pensando na relação (grega) filosofia e medicina, é possível afirmar que: a.( ) a filosofia sempre procurava manter um distanciamento em relação à medicina. b.( ) na visão de Sócrates, os procedimentos científicos contradiziam o seu método filosófico. c.( ) tanto a filosofia quanto a ciência não acreditavam em algum tipo de remédio eficaz contra os males da vida. d.( X ) se a medicina se preocupava com a cura do corpo, à filosofia coube ser um consolo para a alma que sofria. e.( ) filosofia e medicina compartilhavam secretamente a mesma finalidade, ou seja, a aquisição passiva de informações. 28 - É comum afirmar que o principal objetivo da filosofia em sala de aula é fazer com que o aluno pense melhor, criticamente e por si próprio. Entretanto essa finalidade não poderá ser cumprida, se não: a.( ) apresentar a história da filosofia como uma sucessão coerente, linear e autoexplicativa. b.( ) conseguir que os alunos memorizem certas técnicas e habilidades necessárias ao desenvolvimento do seu pensamento filosófico. c.( X ) possibilitar que o aluno se envolva com os conceitos da filosofia, experimentando, a partir deles, um conflito, isto é, uma inquietação intelectual e emocional. d.( ) aplicar um livro didático particular, no intuito de manter um mesmo e único encadeamento metodológico. e.( ) crer numa predisposição natural do aluno para aprender filosofia e, conseqüentemente, para exercer voluntariamente a sua liberdade. 29 - Qual dos preceitos abaixo corresponde à moral kantiana? a.( X ) "Age de tal sorte que a regra da tua ação possa ser elevada ao grau de lei universal." b.( ) "Envergonha-te de ti mesmo." c.( ) "Torna-te o que és." d.( ) "Não sei o que sou e não sou o que sei." e.( ) "O homem só é quando escolhe." 30 - Sobre o ideário renascentista que "o homem vitruviano" de Leonardo Da Vinci representa, é correto afirmar que esse ideário é: a.( ) escolástico e teocentrista. b.( ) místico. c.( ) iluminista e espiritualista. d.( X ) humanista e clássico. e.( ) alegórico. |
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Como referenciar: "Provas - Prova com questões respondidas - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São José - SC - FEPESE - 2009" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 16:19. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=90