Você está em Pratique > Provas
Provas de concursos e vestibular
![]() |
(21/Jan) | Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Governo do Estado da Bahia - CESPE/UnB - 2011 | ||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
QUESTÃO 41 A mitologia grega, cujas principais fontes são a Teogonia, de Hesíodo, e a Ilíada e a Odisséia, de Homero, escritas no século VIII a.C., é constituída por um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas. A Teogonia é a mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a história dos deuses. As histórias de grandes feitos, heróis e grandes combates constituem as narrativas escritas por Homero, como a Guerra de Troia. As narrativas mitológicas dão, assim, importante testemunho de muitos elementos da cultura da Grécia Antiga. Internet: - www.brasilescola.com - (com adaptações). Acerca da mitologia grega, assinale a opção correta. A - Divulgava-se a mitologia grega por meio de obras escritas, como a Teogonia, de Hesíodo. B - Nas narrativas, os deuses são descritos com aparência semelhante à dos seres humanos, contudo, diferentemente dos humanos, são desprovidos de sentimentos. C - Nas narrativas mitológicas, não se inclui a ideia de verdade revelada. D - Na mitologia grega, pulveriza-se a explicação do mundo, vinculando-a aos humores dos deuses. QUESTÃO 42 O florescimento da filosofia ocorre a partir das realizações dos chamados filósofos pré-socráticos, como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaxímenes, entre outros. Essa nova maneira de pensar conflitava em muitos aspectos com a maneira de pensar expressa nos mitos ou nas narrativas mitológicas desenvolvidas na Grécia Arcaica por aedos como Hesíodo e Homero. Uma diferença entre a forma de pensamento da filosofia présocrática e a fundamentada nos mitos é A - a preocupação com a explicação dos fenômenos naturais. B - a visão animista com base na qual se explicam os fenômenos naturais. C - a preocupação dos pré-socráticos com questões éticas ou morais. D - a sistematização do conhecimento sobre o mundo mediante a busca de princípios sintéticos. QUESTÃO 43 Adam Smith observou que o trabalho incorporado em uma mercadoria ou o custo de sua produção correspondente aos salários pagos ao trabalhador era inferior ao trabalho comandado, ou seja, à quantidade de trabalho que uma mercadoria, uma vez vendida, poderia comandar ou comprar. Smith considerava que o lucro decorria das relações entre oferta e procura, sendo criado pelo próprio mercado. Para David Ricardo, o salário gravitava sempre em torno dos seus níveis naturais - isto é, de um mínimo de subsistência fisiológica. Caso, em decorrência da escassez de mão de obra, o salário aumentasse além do nível natural, os operários se reproduziriam de tal forma que a oferta excessiva de força de trabalho deprimiria de novo os salários ao nível natural. Para esse autor, o lucro acabava sendo simplesmente um resíduo - aquilo que sobrava como renda do empresário depois de pagos os salários de subsistência e as rendas da terra. A partir das idéias de seus predecessores, Karl Marx propôs novas ideias a respeito das relações entre trabalho e salário, especialmente, ao analisar a questão do lucro. Considerando o texto acima, é correto afirmar que Karl Marx A - nega a relação automática e naturalizante entre lucro e capital investido, insistindo no caráter fetichista da mercadoria. B - adota abordagem similar à de David Ricardo, ao assumir noções de trabalho da perspectiva biológica. C - admite, assim como Adam Smith e David Ricardo, que o valor do trabalho é uma grandeza concreta pela qual o operário vende sua força. D - assume que o salário como forma de remuneração do trabalho é injusto quando o empregador busca o lucro. QUESTÃO 46 Certos pensadores foram capazes de sintetizar grande parte do pensamento de um período em uma única frase. A época de Galileu Galilei foi marcada por inúmeras diatribes com a Igreja Católica e pelo surgimento de uma nova maneira de pensar. A frase "o livro da natureza está escrito em linguagem matemática" sintetiza A - o desprezo de Galileu por Deus e por qualquer explicação de caráter metafísico embasada em entidades supranaturais. B - a defesa do heliocentrismo, tese introduzida por Nicolau Copérnico. C - a superação da filosofia platônica com seu apreço excessivo pela construção lógica. D - a inversão entre religião e ciência com relação à prioridade sobre a enunciação da verdade. QUESTÃO 48 A defesa da imortalidade da alma em algumas das obras de Platão decorre A - do fato de a reencarnação ser necessária à sustentação da teoria platônica do conhecimento como recordação. B - do fato de todos nascerem, de acordo com o autor, como tabula rasa. C - da necessidade de se ver o ímpio pagando pelos seus atos, se não na vida atual, em outra. D - da crítica que o autor faz aos filósofos pré-socráticos por aderirem a análises do mundo natural, desconsiderando a dimensão espiritual. QUESTÃO 49 Kant desenvolve sua filosofia moral em torno do chamado imperativo categórico, segundo o qual uma ação deve ser considerada moralmente boa se for possível estendê-la a todas as pessoas sem que, com isso, a ação torne-se inconcebível ou impraticável. Considerando esse princípio, é correto identificar a moral kantiana a uma perspectiva A - formal, em que os elementos contextuais são irrelevantes. B - segundo a qual os resultados de uma ação determinam a moralidade dessa ação. C - formal, em que elementos contextuais devem ser levados em conta. D - segundo a qual as intenções dos agentes determinam a moralidade da ação. QUESTÃO 50 Um argumento lógico A - é considerado válido se sua conclusão for verdadeira. B - admite uma conclusão válida a partir de premissas inválidas. C - é considerado válido se a verdade da conclusão decorrer necessariamente da verdade das premissas. D - admite que se conclua uma falsidade de premissas verdadeiras, desde que o argumento seja válido. PROVA DISCURSIVA QUESTÃO 1 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece regras comuns para o funcionamento da educação básica, no nível fundamental e no médio. Uma dessas regras diz respeito à verificação do rendimento escolar dos estudantes, devendo-se observar, entre outros, o seguinte critério: "avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais", conforme dispõe a alínea "a" do inciso V do art. 24 da referida lei. Considerando o critério acima mencionado, redija um texto acerca do papel da avaliação da aprendizagem na organização do trabalho pedagógico. QUESTÃO 2 O período burguês da história está chamado a assentar as bases materiais de um novo mundo: a desenvolver, de um lado, o intercâmbio universal, que se baseia na dependência mútua do gênero humano, e os meios para realizar esse intercâmbio; e, de outro, desenvolver as forças produtivas do homem e transformar a produção material em um domínio científico sobre as forças da natureza. A indústria e o comércio burgueses vão criando essas condições materiais de um novo mundo do mesmo modo que as revoluções geológicas criaram a superfície da Terra. Karl Marx. Futuros resultados do domínio britânico na Índia (1853). In: Karl Marx e Friedrich Engels: textos. São Paulo: Edições Sociais, 1977, p. 297 (com adaptações). Considerando o texto acima e o contexto do desenvolvimento do capitalismo e das relações de trabalho, no século XIX, explique o que significa, na concepção de Marx e Engels, a "dependência mútua do gênero humano". QUESTÃO 3 No bullying, o assediante atormenta, humilha e deprecia a pessoa que é escolhida como alvo de seus ataques, considerada, por ele, por alguma razão, frágil, vulnerável ou inferior. Portanto, para caracterizar o assédio como bullying, deve haver uma relação de poder estabelecida entre o agressor e a vítima. Esta, por razões particulares, recebe a ação de forma passiva. Em geral, sente-se impotente, imobilizada e acaba desenvolvendo quadro de pânico, depressão ou distúrbios psicossomáticos, com prejuízo para a sua dignidade e autoestima. Internet: - www.integral.br - (com adaptações). Considerando o fragmento de texto acima e as ideias, no âmbito da filosofia moral, relacionadas a justiça, ação, intenção, responsabilidade, respeito, limites, dever e punição, discorra sobre o bullying à luz da filosofia prática kantiana, com base, necessariamente, nos seguintes conceitos: - leis objetivas; - fins; - ética. GABARITO: 41-D 42-D 43-A 46-D 48-A 49-A 50-C |
||||
Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Governo do Estado da Bahia - CESPE/UnB - 2011" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 10:40. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=94