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(08/Fev) Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de Palmas - TO - Fundação Dom Cintra - 2010
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

41. Para Kant, no século XVIII, crítica tem a ver com:
A) ethos filosóficos, resultante de um jogo natural de uma certa classe de seres.
B) definição das estruturas universais do conhecimento legítimo.
C) reconhecimento dos limites de nossos conhecimentos.
D) qualidades universais pertencentes ao ser como tal.
E) misticismo panteísta, transcendente e superior .

42. David Hume apresenta as duas seguintes classes de percepções mentais:
A) as fortes e dominadas pelos pensamentos ou ideias e as mais fracas dominadas pelos sentidos, pelas impressões.
B) as ilimitadas devido à nossa liberdade e as limitadas pela negação da atividade do livre pensar.
C) as racionalizadoras das ações e as conduzidas pelo devaneio.
D) as vividas e experienciadas e as ilusórias.
E) as sensoriais e as extrassensoriais.

43. Para os filósofos da escola de Frankfurt, a crítica tem a função de:
A) desencadear um processo de acomodação diante das certezas e dos conflitos cognitivos de si mesmo.
B) reconhecer os fatos ou fenômenos puramente, sem a interpretação.
C) naturalizar o mundo, torná-lo menos complexo, mais óbvio.
D) consolidar a fé nas aparências, nas rotinas e nos dogmas.
E) levar os homens a uma ação reflexiva.

44. As características da verdade, presentes na obra de Hegel são:
A) atemporal, imutável e eterna, apesar do devir.
B) antiga, iluminista e identificadora das reflexões certas e erradas.
C) objetiva e filosófica, fruto da reflexão sobre os modos de pensar.
D) substancial e primordial ao mesmo nível dos pré-socráticos e dos eleatas.
E) subjetiva e contestadora da possibilidade de haver algo acima da razão humana.

45. A neutralidade das ciências é um tema retomado e seriamente discutido na Escola de Frankfurt. Nasce, então, a teoria crítica, exposta no ensaio "Teoria Tradicional e Teoria Crítica". A alternativa que identifica o pesquisador frankfurtiano autor dessa obra é.
A) Jürgen Habermas.
B) Herbert Marcuse.
C) Walter Benjamin.
D) Max Horkheimer.
E) Felix Weil.

46. Em "A Ideologia Alemã", Marx e Engels afirmam que a classe dominante luta sempre para não perder seu status em relação à classe dominada. Para esta sociedade dividida em classes permanecer como tal, a melhor forma de manutenção do poder é investir em:
A) convencimento.
B) esclarecimento.
C) solidariedade.
D) igualdade.
E) coragem.

47. Dentre as alternativas abaixo, aquela que indica o objeto de estudo da lógica é.
A) razão.
B) matéria.
C) intuição.
D) juízos de valor.
E) leis formais do pensamento.

48. No período da Idade Média em que a Escolástica se desenvolveu de maneira mais fecunda, identifica-se a filosofia aristotélicotomista que utiliza tanto as luzes da razão divina quanto as luzes da razão natural:
Esta visão filosófica está evidenciada, na seguinte alternativa.
A) A filosofia cristã escolástica defende as verdades teológicas que predominam sobre a verdade intelectiva, diferentemente da Alta Idade Média.
B) As mudanças fundamentais na cultura iniciam-se na Baixa Idade Média mas sem o desenvolvimento do gosto pelo racional.
C) A suma Teológica de Tomás de Aquino representa a mais alta expressão da possível conciliação entre a fé e a razão.
D) O lema que norteia a base doutrinária do dogma cristão ao longo do pensamento tomista.
E) O conteúdo das verdades da revelação divina é contrário às verdades oriundas da razão.

49. Aristóteles centrou sua atenção numa questão essencial do filosofar - o ser -, partindo do real enquanto substância, para compreendê-lo e daí, formular entendimento sobre o conhecer e o agir. Seu projeto filosófico está revelado em:
A) A essência do ser humano, ou de qualquer outro objeto do conhecimento, não é desvendada no próprio ser humano ou no objeto que esteja sendo investigado.
B) O ser real é constituído de dois coprincípios que são indissociáveis, sendo que um expressa a potência para ser e o outro, a atualização do ser.
C) O mundo externo do sujeito é compreendido a partir do mundo racional, baseado em dois princípios: o ser em potência e o ser em ato.
D) As mutabilidades visíveis no cotidiano das coisas e da vida são perfeitamente conciliadas com a ideia de ser.
E) O ser verdadeiro é abstrato e não representa a realidade concreta do ser dual.

50. John Locke afirma que o homem entra em sociedade com a finalidade de:
A) julgar, legislar e executar ações com os mesmos objetivos.
B) eliminar as disparidades nas relações humanas.
C) estruturar as relações econômicas.
D) criar o Poder Legislativo.
E) preservar a propriedade.

51. Em epistemologia, consideramos o rociocínio indutivo partindo de:
A) raciocínios dogmáticos das ciências experimentais.
B) de casos particulares para alcançar uma verdade geral.
C) argumento capaz de persuadir pelo efeito psicológico que causa.
D) lei universal, considerada válida para um determinado conjunto.
E) certeza da pesquisa e não dependendo da verificação de casos particulares.

52 . O homem nada mais é do que seu projeto; esta afirmativa está presente na obra de:
A) Sigmund Freud.
B) Michel Foucault.
C) Jean-Paul Sartre.
D) Martin Heidegger.
E) Jean-Jacques Rousseau.

53. A arte como mímesis da physis corresponde ao pensamento característico do período:
A) Antigo.
B) Moderno.
C) Medieval.
D) Pós-Moderno.
E) Contemporâneo.

54. Segundo Hegel, a "certeza sensível" é caracterizada como:
A) uma proposição lógica.
B) a evidência do Absoluto.
C) uma tomada verdadeira da realidade.
D) o conhecimento mais rico e o mais pobre.
E) a desconstrução do conhecimento científico.

55. "Assim toda a filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica, o tronco é a física, e os ramos que saem deste tronco são todas as outras ciências, que se reduzem às três principais, a saber: a medicina, a mecânica e a moral". Essa afirmativa é parte fundamental da obra de:
A) Aristóteles.
B) Pierre Levy.
C) René Descartes.
D) Tomás de Aquino.
E) Nicolla Machiavelli.

56. Para Antonio Gramsci, os dois seguintes filósofos foram os representantes de um pensamento que implicava "uma clara superação" da ideologia :
A) Hegel e Karl Marx.
B) Karl Marx e Friedrich Engels.
C) Immanuel Kant e David Hume.
D) John Stuart Mill e Karl Popper.
E) Jacques Derida e Giles Deleuze.

57. A sociedade contemporânea possibilitou a ampliação do consumo de obras de arte. Este movimento é denominado:
A) Consumismo Artístico.
B) Massificação Estética.
C) Cultura de Massa.
D) Indústria Cultural.
E) Arte Popular.

58. Para organizar a "transvaloração dos valores", Nietzsche faz a seguinte proposta:
A) superação da moral comum.
B) busca pela perfeição divina.
C) agir moral a partir de condicionantes religiosos.
D) afirmação da moral social e negação da moral individual.
E) organização dos atos morais a partir de imperativos categóricos.

59. A sugestão pragmática é que devemos substituir uma fundação meramente ética por nosso senso de comunidade. Esta sugestão é feita pelo seguinte filósofo:
A) Merleau-Ponty.
B) Richard Rorty.
C) Heidegger.
D) Davidson.
E) Derrida.

60. O eudemonismo de Aristóteles tem como objetivo fundamental:
A) o dever.
B) a justiça.
C) a verdade.
D) a felicidade.
E) o conhecimento.

GABARITO:
41 - C
42 - A
43 - E
44 - E
45 - D
46 - A
47 - E
48 - C
49 - B
50 - E
51 - B
52 - C
53 - A
54 - D
55 - C
56 - B
57 - D
58 - A
59 - B
60 - D
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de Palmas - TO - Fundação Dom Cintra - 2010" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 11:27. Disponível na Internet em http://www.sofilosofia.com.br/vi_prova.php?id=96